
Na hora de reportar emergências de trânsito, solicitações relacionadas ao transporte público coletivo ou à sinalização viária, é importante que todos os dados básicos sejam preenchidos. É por meio deles que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) identifica a ocorrência e consegue dar o andamento necessário.
Para se ter uma ideia, no período de janeiro a 16 de junho de 2025, quase 27% (14) de 52 protocolos do transporte relacionados à bilhetagem e tarifas, não puderam ser respondidos ou encaminhados por falta de dados essenciais, como prefixo do veículo, sentido da linha, data, horário, etc. Em 2023, esse índice foi de quase 14% e em 2024 alcançou quase 15%. Na soma dos períodos, foram 276 protocolos recebidos entre 2023 e 2025, sendo que em 46 (17%) deles faltavam dados e informações essenciais.
O índice médio de 15% de solicitações inconsistentes também é observado pela área de fiscalização do transporte público coletivo: são recebidas cerca de 900 solicitações por mês relacionadas à operação das linhas, atendimento nos pontos de parada e terminais, etc.
Embora não haja um levantamento consolidado, o mesmo acontece com pedidos de sinalização de trânsito (reforço em sinalização de solo, placas, semaforização, redutores de velocidade). Muitos deles são recebidos pela Emdec sem o endereço completo (nome da rua, bairro, número / altura), o que inviabiliza o agendamento de vistorias técnicas e até a análise da solicitação.
Essas situações fizeram com que a Emdec ampliasse o número de campos obrigatórios nas solicitações. Ainda assim, nem sempre estes dados são preenchidos com informações completas e exatas.
Para exemplificar a importância de utilizar corretamente os canais, das 3.269 solicitações para fiscalização de estacionamento irregular recebidas entre 14 de abril e 16 de junho, apenas 19 (menos de 1%) não puderam ser vistoriadas pelas equipes de campo por falta de informações básicas quanto ao endereço indicado. Estas situações, em geral, por envolverem locais pontuais, chegam para a Emdec com informações mais precisas e completas.
Fale com a Emdec
A Emdec conta com diversos canais de atendimento à população, pelos quais é possível formalizar solicitações relacionados à operação do transporte público coletivo; emergências, fiscalização ou sinalização de trânsito; multas; Zona Azul Digital; obras e eventos; PAI-Serviço; vagas exclusivas; Pátio Municipal; etc.
Confira quais são as informações essenciais na hora de formalizar as solicitações:
- Emergências de trânsito, sinalização viária, estacionamento irregular, uso indevido de vagas exclusivas: endereço completo (nome da rua, número / altura, bairro).
- Transporte público coletivo (operação das linhas municipais): data e horário da ocorrência, sentido, prefixo do veículo.
As solicitações podem ser reportadas pelo telefone 118; Fale Conosco Emdec Web (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível na Google Play e na App Store; WhatsApp (19 3731-2910), que também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD; e chatbot, disponível na página inicial www.emdec.com.br.