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Com oito sinistros em 2025, Amoreiras x Faria Lima terá fiscalização remota, a partir de 09/06


 
Com oito sinistros (acidentes) computados somente neste ano e 11 em 2024, o cruzamento das avenidas Amoreiras e Prefeito Faria Lima será fiscalizado remotamente, em tempo real, por videomonitoramento. A câmera foi instalada junto à Estação BRT Mário Gatti e começa a funcionar nesta segunda (09/06), a partir das 6h. Placas (sinalização vertical) foram instaladas nas aproximações para informar sobre o videomonitoramento.
A medida mira na ampliação da segurança viária e na prevenção de sinistros. O local foi escolhido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) por registrar situações recorrentes de conversão proibida, uso indevido de faixas exclusivas e avanço semafórico. O trecho integra o Corredor BRT Ouro Verde, próximo à Estação BRT Mário Gatti e, portanto, conta com a presença de usuários do transporte público.
Situações recorrentes de motoristas que vêm da Prefeito Faria Lima para acessar a Amoreiras e praticam, em sequência, avanço semafórico, conversão proibida e uso indevido de faixas exclusivas, foram registradas na fase de operação assistida. As autuações começam somente a partir de segunda (09/06).
O local monitorado conta com diversos polos geradores de tráfego que geram travessias de pedestres, entre eles o Hospital Municipal Mário Gatti, o Sesi Amoreiras, a instituição Patrulheiros Campinas e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD.
 
19 sinistros computados entre 2024 e 2025
O cruzamento das avenidas Amoreiras e Prefeito Faria Lima computou, entre 2024 e 2025, 19 sinistros (acidentes) não fatais. Foram 11 ocorrências em 2024: sete com vítimas feridas e quatro sem vítimas. E outras oito ocorrências entre janeiro e maio de 2025: três com vítimas feridas e cinco sem vítimas. Os dados são da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de acidentes registrados no município.
Fiscalização remota é feita na Central da Emdec
A câmera tem raio de visão de 360 graus e é operada remotamente por cinco profissionais da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que se revezam em turnos. O equipamento flagra o comportamento de risco e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração.
Além das infrações mencionadas, também são fiscalizadas parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa. O sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações, etc.
Atualmente, estão ativos 10 pontos de fiscalização por videomonitoramento. Confira a relação:
1. Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Campos Sales.
2. Av. Francisco Glicério x R. Conceição.
3. Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Moraes Salles.
4. Av. Dr. Moraes Salles x R. José Paulino.
5. Av. Dr. Moraes Salles x R. Irmã Serafina.
6. Av. Dr. Alberto Sarmento / Av. Lix da Cunha.
7. R. Dr. Pereira Lima x Av. Gal. Euclides De Figueiredo / Rodoviária.
Total: 4.955 infrações identificadas entre janeiro e maio de 2025.
8. Av.  das Amoreiras x r. Laranjal Paulista (Centro – bairro) e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (bairro – Centro) / Corredor BRT Ouro Verde.
Ativado em 02/12: 1.385 infrações identificadas entre dezembro de 2024 e maio de 2025.
9. Av. Senador Saraiva x Av. Benjamin Constant.
10. Av. Francisco Glicério x Av. Aquidabã.
Ativados em 22/05: 48 infrações identificadas até o dia 31 de maio (45 de uso indevido da faixa exclusiva e três de uso irregular de vaga de estacionamento de curta duração).
Legislação
A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas, em meados de 2017. A fiscalização remota está embasada na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que poderão ser autuados “condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”. Ela está alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Autor: Ângela Silva Última alteração em 06 de Junho de 2025 às 16:16



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