
Mais do que fazer atividade física e passear, quem foi ao Parque Portugal na manhã deste sábado, 17 de maio, pôde aprender sobre comportamento seguro no trânsito e acessar alguns dos principais serviços da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
Em estações montadas no portão 7 da Lagoa, crianças puderam conferir a Minicidade do Trânsito. No circuito, que reproduz uma via urbana, elas aprendem, brincando, noções de respeito às regras de trânsito e de uma boa convivência entre todos os atores da mobilidade urbana: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Quem é maior de idade teve a oportunidade de reforçar as regras para o bom uso dos patinetes elétricos compartilhados. A empresa Jet, operadora dos equipamentos, levou para o Emdec pra Gente a sua "Escola de Direção Segura". Quem participou foi orientado sobre as regras de uso.
Outra atividade que chamou a atenção foi a simulação de ponto cego. Nesse exercício, o pedestre, ciclista ou motociclista é convidado a se colocar na posição de motorista para que entender o risco de sinistro que é se posicionar onde quem conduz não pode enxergar.
Yukiko e Renato Watanabe, mãe e filho, aproveitaram para a chance e assumiram a direção da van usada na ação. Yukiko conta que já brigou muitas vezes no trânsito, porque se sentia desrespeitada. "Brigava com caminhoneiro, perueiro e agora entendo que eles podiam não estar me vendo". O filho concorda e acrescenta: "A gente tem que ter consciência. Achamos que estamos vendo tudo e não estamos. Às vezes um segundo de distração já é suficiente pra causar um problemão."
Prestação de serviços
A manhã foi momento também de prestação de serviço ao cidadão. Na tenda da Emdec, servidores estavam a postos para emitir credenciais de vagas exclusivas; consultar ou abrir protocolos. Ainda era possível acessar informações sobre multas de trânsito e indicação de condutor, linhas de ônibus municipais, BRT ou PAI-Serviço.
O aposentado Percy Corbitt aproveitou para pegar informações sobre como conseguir o Bilhete Único Idoso. "Fazia tempo que eu e minha esposa queríamos tirar o cartão e não sabíamos como. Hoje viemos aqui no Taquaral e tivemos a sorte de encontrar essa informação."
A gerente de Educação para a Mobilidade Urbana, Débora Damasco, conta que esse é o grande objetivo do Emdec pra Gente. "Com esse evento, nós temos a oportunidade de nos aproximarmos do cidadão, ouvir suas necessidades, sugestões e ajudá-lo a acessar os diversos serviços que a Emdec oferece. E aproveitamos para trazer experiências, como o ponto cego e a escola de direção de patinetes, que promovem a segurança no trânsito. Afinal, como diz o slogan desse Maio Amarelo, Mobilidade humana, Responsabilidade humana."
Cuidados com a saúde
Essa edição do Emdec pra Gente teve como parceiras as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social. Na tenda dedicada à prevenção de hipertensão, os cidadãos contaram com serviços como aferição da pressão arterial, glicemia e risco cardiovascular e triagem de distúrbios do sono. Houve ainda atualização da carteira de vacinação