
O adesivo permite consultar, pelo smartphone, se os veículos do transporte público coletivo, escolar, táxi, fretamento e transporte executivo foram aprovados nas inspeções mecânica e ambiental obrigatórias para as categorias. A inovação foi disponibilizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) como forma de ampliar a transparência e prestar contas sobre a qualidade da frota que atende a população.
O adesivo contendo o QR Code tem cores diferenciadas para cada modal. Além dos ônibus, estão recebendo os adesivos, gradativamente, veículos da frota de táxi, escolares, fretados e executivos, no ato da inspeção realizada na sede da Emdec, na Vila Industrial.
A consulta retorna com as seguintes situações: “aprovado” na inspeção, “fora de operação” (reprovado ou em fase de correção da irregularidade apontada) e “em processo de cadastro”. O QR Code também dá acesso a dados do veículo, modalidade em que opera, número de cadastro na Emdec e data de validade da inspeção.
“Nos procedimentos de inspeção da frota, mais de 800 itens são verificados, especialmente na parte mecânica. Com essa inovação, a população se torna aliada do Poder Público na fiscalização da frota de ônibus, mas de todos os veículos que prestam serviços na cidade: táxis, vans escolares, fretados”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Como gerar o QR Code
O procedimento é feito totalmente on-line, em uma das páginas do Portal do Transportador, disponível neste link. A funcionalidade é vinculada ao SiMTransp (Sistema de Gestão de Modais de Transporte). Pelo Portal do Transportador, também é possível agendar a inspeção veicular.
A geração do código deve ser feita pelos novos permissionários, na fase de inscrição ou reinscrição do cadastro do transportador. Ao acessar o link, além do documento com o QR Code, o transportador recebe instruções para a impressão do adesivo e, também, sobre a área indicada para a aplicação.
Como funciona a inspeção veicular
Na inspeção mecânica, realizada pela Emdec, são verificados mais de 840 itens dos veículos, nas categorias identificação; equipamentos obrigatórios e proibidos; iluminação e sinalização; freios, direção, suspensão, pneus e rodas; chassi e carroceria; e componentes complementares. Já a inspeção ambiental verifica se os níveis de emissão de gases poluentes atendem aos parâmetros da legislação.
Atualmente, estão aptos a prestar o serviço de transporte em Campinas (regulares): 732 permissionários de táxi e 728 veículos; 551 transportadores escolares e 1.133 vans; 171 permissionários do transporte fretado; e três empresas do transporte executivo, que contam com 18 veículos.