Aproximando os jovens da realidade vivida por quem atua na linha de frente dos hospitais, em atendimento às vítimas do trânsito de Campinas, cerca de 40 alunos do Ensino Médio estiveram no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp nesta terça-feira, dia 13 de maio, em ação do Maio Amarelo. Os estudantes da Escola Estadual Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto, no Jardim Novo Campos Elíseos, participaram do “P.A.R.T.Y.” (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude).
Na ação, o grupo foi orientado por estudantes de Medicina, da Liga do Trauma da Unicamp, e agentes da mobilidade urbana, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Fator de risco mais presente nas mortes registradas no trânsito de Campinas, em 2024, a combinação de álcool e direção foi o tema central da conversa. No ano passado, segundo dados da Emdec, 50 pessoas perderam a vida na metrópole, devido a este comportamento.
Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de visitar a ala de Trauma do HC, onde são atendidas vítimas que sofrem sinistros (acidentes) de trânsito pela cidade.
“Esta é uma forma de fazer os jovens viverem uma experiência mais próxima da realidade, vendo de perto os efeitos que a escolha de beber e dirigir pode causar”, explica Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania, da Emdec. “Com isso, buscamos ampliar o repertório deles, para que possam fazer melhores escolhas na circulação pela cidade”.
Agenda
No dia 19, outra edição do P.A.R.T.Y será realizada – desta vez, conscientizando calouros do curso de Medicina da Unicamp.
Além das edições realizadas durante o Maio Amarelo, o programa educativo é promovido de forma permanente, por meio de parceria entre a Emdec e a Unicamp. Apenas neste primeiro semestre de 2025, mais de dez edições serão realizadas.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa preservar a vida no trânsito, por meio de ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/maioamarelo.