Com 2,20 metros de altura, uma estrutura em formato de laço amarelo chama a atenção de quem passa pela Prefeitura Municipal de Campinas, Teatro Castro Mendes, Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, e os Terminais Central e Campo Grande. E há uma razão por trás da instalação: a iniciativa integra o Maio Amarelo, movimento intersetorial que alerta a população sobre a quantidade de mortos e feridos no trânsito. Em Campinas, a campanha é organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria Municipal de Transportes.
Um sexto laço está instalado na sede da Emdec, na Vila Industrial, para engajar e conscientizar, também, os colaboradores da empresa. “A instalação do laço pela cidade é uma forma de lembrar as pessoas, em seus trajetos diários, que sempre é tempo de repensar atitudes no trânsito. São pequenas mudanças de comportamento que podem ter um impacto imenso, salvando vidas no trânsito de Campinas”, explica a gerente de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec, Débora Damasco.
O símbolo do movimento também pode ser visto nos ônibus do transporte público coletivo de Campinas, desde o dia 1º de maio. Adesivos com laços amarelos foram aplicados no para-brisas de toda a frota operada pelas empresas concessionárias, em parceria da Emdec e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). São 902 veículos e 233 linhas, além das 55 vans do PAI-Serviço.
De acordo com o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, lançado na abertura do Maio Amarelo pela Emdec, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), 155 pessoas morreram em vias urbanas e rodovias, número 2,5% menor do que os 159 óbitos computados em 2023.
Teatro Castro Mendes também é palco de parceria com a Sinfônica
Além do laço gigante na entrada do Teatro Castro Mendes, o local foi palco de ação de conscientização inédita no último sábado, dia 10. Pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica Municipal abraça o Maio Amarelo, levando a mensagem de conscientização ao público durante os três concertos de maio – dois deles no Castro Mendes e um na Sociedade Hípica Campineira.
No sábado, foi a estreia da programação, com um concerto especial de Dia das Mães. Na chegada ao teatro, o público recebeu material educativo da campanha, distribuído por uma equipe de Educação e Desenvolvimento da Emdec. Os músicos também usaram o laço amarelo, e um convite ao apoio e à conscientização foi feito aos presentes, no início do concerto, pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
O fim de semana também marcou o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, celebrado no dia 11 de maio, em todo o Brasil.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa preservar a vida no trânsito, por meio de ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/maioamarelo.