Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Seis estádios lotados: educação para o trânsito alcança 126 mil pessoas

Notícias

ver todas
Seis estádios lotados: educação para o trânsito alcança 126 mil pessoas

Três estádios do Brinco de Ouro e três estádios Moisés Lucarelli - todos lotados. Essa imagem ilustraria, aproximadamente, a quantidade de pessoas impactadas direta e indiretamente por ações educativas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ao longo de 2024. No total, 126 mil pessoas foram orientadas sobre comportamentos seguros na mobilidade urbana, em 337 ações realizadas no período.

As abordagens educativas incluíram ações voltadas a diferentes públicos e faixas etárias, desde crianças até idosos; e nos mais diversos ambientes, como escolas, bares e vias da metrópole. Isso porque, segundo Débora Damasco, gerente de Educação para Mobilidade Urbana na Emdec, este é um dos caminhos estratégicos para tornar as ruas mais seguras e salvar vidas no trânsito.

“Cada uma dessas iniciativas é um passo importante para a construção de uma cidade mais segura, acessível e inclusiva. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que todos entendam a importância de um trânsito seguro”, ressalta Débora.

Os esforços na área incluem ações e programas permanentes, a exemplo dos levados às escolas, como o “Teatro de Fantoches”, que ensina sobre segurança no trânsito de forma lúdica para alunos da Educação Infantil. Também o “Minicircuito de Trânsito”, com tapete simulando uma cidade, e o “A gente aprende, Agente ensina”, com agentes da mobilidade urbana ensinando sobre segurança viária, ambos para crianças do Ensino Fundamental; entre outros voltados ao público escolar.
 
Também são contabilizadas grandes campanhas, como o “Maio Amarelo”, movimento de conscientização pela segurança viária que impactou 6,4 mil pessoas em 2024, com o tema central “Paz no trânsito começa por você”.

Outra campanha que marcou a agenda educativa no trânsito campineiro ao longo do último ano foi a “#Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida”. Desta vez, o foco das ações recaiu sobre o principal fator de risco em sinistros (acidentes) registrados na cidade: a velocidade.

Entre as demais ações realizadas pelas ruas da cidade, as já populares blitze educativas voltadas a motociclistas, realizadas com parceiros diversos, distribuíram 2,5 mil antenas corta-pipa para proteger os condutores de sinistros envolvendo linhas cortantes e com cerol.

Minicidade da Emdec tem agenda aberta para crianças
 
Outra iniciativa da área é oferta de visitas agendadas previamente para crianças de 5 a 11 anos na Minicidade da Emdec, espaço educativo mantido na sede da empresa, na Vila Industrial. O local simula, em escala reduzida, rua, ciclofaixa, calçadas, faixa de pedestres, e abrigo de ônibus – tudo para os pequenos experimentarem a circulação na cidade. Para aliar a diversão ao aprendizado, a agentes da mobilidade urbana que atuam na Educação acompanham e orientam os visitantes.

É possível programar a visita pelo site da Emdec (seção “Educação”, opção “Visita Educativa”) ou aplicativo da Emdec, disponível para sistemas Android e iOS (botão “Visita Educativa”). É preciso agendar com antecedência de 72 horas. A programação tem duração de 30 minutos e cada responsável pode levar até quatro crianças.

O sistema permite visualizar e agendar datas e horários pelos próximos 15 dias. Há disponibilidade às terças e sextas-feiras, entre 9h e 16h. Por se tratar de um espaço aberto, em caso de chuvas fortes, as equipes da Emdec entram em contato para reagendar as visitas programadas.

Ações de 2025 já podem ser solicitadas
 
Escolas, empresas e demais instituições que tenham interesse em abraçar a causa da mobilidade urbana segura em 2025, promovendo ações educativas em parceria com a Emdec, já podem entrar em contato com a empresa. É possível enviar e-mail para o endereço educacao@emdec.com.br ou mensagem para o WhatsApp da Educação: 19 3772-4293.

Autor: Danielle Cristine Última alteração em 09 de Janeiro de 2025 às 11:48



Veja mais

 Estação BRT Alberto Sarmento tem portas de vidro vandalizadas

 Trecho de avenida na Vila Palmeiras terá sentido único

 Plataformas do Terminal Mercado começam a receber complemento das coberturas

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Botafogo

 Quatro linhas terão alterações de itinerário nesta semana; saiba quais

 Cruzamento da Mirandópolis x Senador Lacerda Franco recebe novos semáforos

 Três vias da região do Bonfim terão sentido único

 Benjamin Constant terá bloqueio total para pavimentação de ponto de ônibus

 Administração define valor previsto para o subsídio do transporte em 2025

 Cerimônia dá posse aos membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana

 Emdec mapeia bolsões dedicados às motos na região central; veja locais

 Emdec implanta 6,7 mil placas e 328 rampas em 2024

 Conselho Municipal de Mobilidade Urbana toma posse nesta quinta (9/1)

 Linha 194 circulará com trajeto provisório no Jardim Fernanda

 Portal e app da Emdec terão oscilação nesta quarta (8)

 Em 2024, 127 operações integradas identificaram 4,8 mil infrações de trânsito

 Cruzamento da Rosa Belloto x Araguaçu recebe novos semáforos

 Zona Azul na rua Bernardino de Campos começa na segunda (06/01)

 Minicidade da Emdec: visitas educativas disponíveis a partir de terça (07/01)

 Sistema 80/20: terminais Central e Mercado têm pagamento diferenciado da tarifa

 Cinco vidas salvas: óbitos em vias urbanas caem 7% em 2024

 Agentes da Mobilidade Urbana: muito além da fiscalização

 Linha BRT12 oferece agilidade na conexão com o Centro

 Tarifa do transporte público terá reajuste, abaixo da inflação acumulada, a partir de janeiro

 Prefeitura de Campinas vai colocar informação sobre alagamentos no Waze

 Trajeto da linha 360 será ampliado no Jardim Proença

 Jovens predominam entre as mortes no trânsito causadas pelo álcool

 Do trânsito de Campinas aos resgates no RS: “super drone” da Emdec virou referência

 Prefeitura mobiliza equipes e secretarias para atender ocorrências de chuva

 Prefeitura de Campinas interdita acesso para a ponte da Estrada do Mirim

 Emdec mantém serviços essenciais e realiza Operação Lagoa no primeiro dia do ano

 Emdec ativa faixa reversiva no Bosque e fecha pista interna da av. Heitor Penteado (Taquaral)

 Semáforos inteligentes quase dobraram em Campinas

 Corredores exclusivos agilizam deslocamento das linhas BRT

 Mais de 50 pessoas participam da última audiência pública sobre o transporte coletivo

 Trecho da rua Sampainho terá bloqueio viário na segunda (23/12)

 Linhas 234, 317 e 353 terão trajetos ampliados, a partir de segunda (23/12)

 Rua Bernardino de Campos terá Zona Azul Digital, a partir de 6 de janeiro

 Emdec mantém serviços essenciais e de emergência no Natal

 Regiões do Alto Taquaral e Vila Nogueira terão bloqueios no final de semana

 Transporte coletivo: audiência pública reúne 35 pessoas no Jardim Morumbi

 Cruzamento da avenida Monte Castelo recebe novos semáforos

 43 pessoas da região dos Amarais participam da nona audiência sobre a concessão do transporte

 Passarela na JBD: 800 pedestres já foram orientados

 Vida Nova, Distrito do Ouro Verde, recebe oitava audiência pública da concessão do transporte

 Trecho da rua Sampainho terá bloqueio viário nesta quarta-feira (18 de dezembro)

 Trajeto da linha 364 será ampliado no Jardim das Andorinhas

 Concessão do transporte coletivo: audiência em Sousas reúne cerca de 50 pessoas

 John Boyd: Ação educativa instrui pedestres sobre nova travessia

 Avenida Iguatemi recebe semáforos para travessia de pedestres



Página 1 de 218

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia