Três estádios do Brinco de Ouro e três estádios Moisés Lucarelli - todos lotados. Essa imagem ilustraria, aproximadamente, a quantidade de pessoas impactadas direta e indiretamente por ações educativas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ao longo de 2024. No total, 126 mil pessoas foram orientadas sobre comportamentos seguros na mobilidade urbana, em 337 ações realizadas no período.
As abordagens educativas incluíram ações voltadas a diferentes públicos e faixas etárias, desde crianças até idosos; e nos mais diversos ambientes, como escolas, bares e vias da metrópole. Isso porque, segundo Débora Damasco, gerente de Educação para Mobilidade Urbana na Emdec, este é um dos caminhos estratégicos para tornar as ruas mais seguras e salvar vidas no trânsito.
“Cada uma dessas iniciativas é um passo importante para a construção de uma cidade mais segura, acessível e inclusiva. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que todos entendam a importância de um trânsito seguro”, ressalta Débora.
Os esforços na área incluem ações e programas permanentes, a exemplo dos levados às escolas, como o “Teatro de Fantoches”, que ensina sobre segurança no trânsito de forma lúdica para alunos da Educação Infantil. Também o “Minicircuito de Trânsito”, com tapete simulando uma cidade, e o “A gente aprende, Agente ensina”, com agentes da mobilidade urbana ensinando sobre segurança viária, ambos para crianças do Ensino Fundamental; entre outros voltados ao público escolar.
Também são contabilizadas grandes campanhas, como o “Maio Amarelo”, movimento de conscientização pela segurança viária que impactou 6,4 mil pessoas em 2024, com o tema central “Paz no trânsito começa por você”.
Outra campanha que marcou a agenda educativa no trânsito campineiro ao longo do último ano foi a “#Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida”. Desta vez, o foco das ações recaiu sobre o principal fator de risco em sinistros (acidentes) registrados na cidade: a velocidade.
Entre as demais ações realizadas pelas ruas da cidade, as já populares blitze educativas voltadas a motociclistas, realizadas com parceiros diversos, distribuíram 2,5 mil antenas corta-pipa para proteger os condutores de sinistros envolvendo linhas cortantes e com cerol.
Minicidade da Emdec tem agenda aberta para crianças
Outra iniciativa da área é oferta de visitas agendadas previamente para crianças de 5 a 11 anos na Minicidade da Emdec, espaço educativo mantido na sede da empresa, na Vila Industrial. O local simula, em escala reduzida, rua, ciclofaixa, calçadas, faixa de pedestres, e abrigo de ônibus – tudo para os pequenos experimentarem a circulação na cidade. Para aliar a diversão ao aprendizado, a agentes da mobilidade urbana que atuam na Educação acompanham e orientam os visitantes.
É possível programar a visita pelo site da Emdec (seção “Educação”, opção “Visita Educativa”) ou aplicativo da Emdec, disponível para sistemas Android e iOS (botão “Visita Educativa”). É preciso agendar com antecedência de 72 horas. A programação tem duração de 30 minutos e cada responsável pode levar até quatro crianças.
O sistema permite visualizar e agendar datas e horários pelos próximos 15 dias. Há disponibilidade às terças e sextas-feiras, entre 9h e 16h. Por se tratar de um espaço aberto, em caso de chuvas fortes, as equipes da Emdec entram em contato para reagendar as visitas programadas.
Ações de 2025 já podem ser solicitadas
Escolas, empresas e demais instituições que tenham interesse em abraçar a causa da mobilidade urbana segura em 2025, promovendo ações educativas em parceria com a Emdec, já podem entrar em contato com a empresa. É possível enviar e-mail para o endereço educacao@emdec.com.br ou mensagem para o WhatsApp da Educação: 19 3772-4293.