Vias mais seguras para pedestres e condutores, sinalizadas e acessíveis. Esse é o resultado das ações de reforço da sinalização viária realizadas de forma permanente pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Ao lado das frentes de engenharia de tráfego e campanhas educativas, a sinalização das vias busca, principalmente, minimizar sinistros (acidentes) e salvar vidas no trânsito.
Ao longo de 2024, foram contabilizados 197,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo). Essa frente inclui, por exemplo, reforço da pintura de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE) e de vagas rápidas ou especiais. Também foram implantadas 6.725 novas placas (sinalização vertical) e 328 rampas de acessibilidade foram executadas.
A requalificação da sinalização de solo contemplou 10 bairros inteiros e outros 32 parcialmente. Entre os bairros que tiveram a sinalização totalmente revitalizada nos últimos 12 meses estão o Jardim Ouro Preto, Jardim Santana, Parque Xangrilá, Jardim Jatibaia, Campina Verde, Santa Rosa, Parque Valença, Residencial Sirius, Vila Rica e Jardim Santa Mônica.
Antes de implantar a sinalização nas ruas, a Emdec executa projetos que determinam as necessidades de cada região. No último ano, foram 546 projetos de sinalização elaborados. Nessa etapa, são avaliadas as características das vias, fluxo de pessoas e veículos e apontadas as medidas de reforço da segurança viária, que podem incluir a semaforização de cruzamentos, por exemplo.
Em outra frente, a Emdec também revitaliza placas retiradas das ruas, que apresentam deterioração por ação do tempo ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias. Foram 2,5 mil placas recuperadas ao longo de 2024. O trabalho é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge, na Vila Industrial. Entre as principais vantagens dessa frente estão o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade.
Quase 30 novos semáforos organizam fluxos viários
Entre janeiro e dezembro de 2024, 28 novos semáforos foram ligados em diversas regiões da cidade, tais como Campos Elíseos, Nova Europa, Jardim Marajó e Residencial São José, Jardim Chapadão, Taquaral, Jardim Morumbi, São Marcos, Vila Teixeira e Jardim Rossin. Em parte dos pontos contemplados, foram instaladas botoeiras para as travessias de pedestres. A Emdec também ampliou a segurança, com novos semáforos, no entorno dos terminais e estações dos Corredores BRT, tais como Terminal BRT Santa Lúcia e as estações Capivari e São José.
Os semáforos promovem mais segurança para condutores e pedestres e minimizam os conflitos de tráfego nos diferentes deslocamentos. Além das novas instalações, 56 cruzamentos tiveram os tempos semafóricos reprogramados.
Aliando tecnologia em benefício da fluidez viária, a Emdec também ativou 35 novos semáforos inteligentes na cidade, alcançando o total de 72 equipamentos desse tipo. Eles possuem câmeras que identificam o fluxo de veículos. O sistema regula o tempo de permanência na fase verde, com base na demanda veicular, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.
Como solicitar reforço de sinalização
Para solicitar a adequada sinalização de trânsito e implantação de equipamentos de segurança viária, a população pode utilizar os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118;
site;
aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na
página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. A Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido.