Com a estratégia de fiscalizar para coibir comportamentos de risco no trânsito e a direção perigosa, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu 127 operações integradas entre janeiro e dezembro de 2024, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), as Polícias Civil e Militar (PM) e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP). As blitze identificaram, nesse período, 4,8 mil infrações de trânsito e resultaram em 1,3 mil remoções ao Pátio Municipal.
O balanço indica a predominância dos motociclistas entre os que mais apresentaram condutas de risco nas abordagens. Ao longo de 2024, quase 79% das infrações foram cometidas por motociclistas – 3,8 mil.
Essa tendência também foi observada nas 13 blitze integradas promovidas no mês de dezembro. Entre as 466 infrações identificadas, mais de 65% foram aplicadas a motociclistas. Foram 143 veículos removidos ao Pátio no último mês – 96 motos, 45 carros e dois veículos classificados em outras categorias.
Os dados mais recentes monitorados pela Emdec indicam que 30 motociclistas morreram em vias urbanas de Campinas até novembro deste ano – 47% do total de 64 óbitos.
Receberam as 13 operações integradas realizadas no último mês, o Túnel Joá Penteado e as vias Washington Luiz, Cônego Antônio Roccato, Dr. Heitor Penteado, Enzo Ferrari, Dr. Manoel Afonso Ferreira, Ferreira Penteado, Albino José Barbosa de Oliveira, Aladino Selmi, Dermival Bernardes Siqueira, Prefeito Magalhães Teixeira e Waldemar Paschoal.
Escapamentos irregulares motivaram 10% das infrações de dezembro
Veículos que apresentaram escapamentos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, incluindo as chamadas motos “barulhentas”, respondem por 10,5% das infrações identificadas no último mês. Confira o ranking das 10 principais infrações identificadas nas blitze de dezembro:
As operações conjuntas envolvendo a Emdec, a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram intensificadas a partir da Lei Nº 14.599, de junho de 2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
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