Mais de 50 pessoas participam da última audiência pública sobre o transporte coletivo
Fechando uma série de 11 audiências públicas, iniciada no dia 9 de dezembro, foi realizado o último encontro com a população para discutir a concessão do transporte coletivo de Campinas. A reunião ocorreu na noite de sexta-feira, 20 de dezembro, no Campus Campinas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Satélite Íris. Também houve transmissão ao vivo do evento, pelos perfis da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no Instagram e Facebook.
A oportunidade permitiu que 54 participantes conferissem uma apresentação preparada pela equipe técnica da Emdec, que apontou as bases do novo edital de licitação para a concessão do transporte coletivo.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, explicaram o conteúdo, ponto a ponto. Também participaram da mesa a presidente da Emdec em exercício, Giselle Normanha, e o diretor da Secretaria de Transportes, Rafael Bonardo.
Vinicius salientou a importância da participação popular no processo. "Entendemos que somente com esse processo de licitação é que vamos melhorar a qualidade do transporte público", disse. "Para avançar, nós precisamos de vocês, fazendo sugestões, críticas construtivas e trazendo ideias."
Entre as principais mudanças, foram abordadas a revisão da frota elétrica, com pelo menos 60 ônibus “zero poluição” até o sexto ano; a incorporação do sistema PAI-Serviço; e a adoção de um Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem) com participação da Emdec.
Mais uma vez, o espaço permitiu que dúvidas e sugestões fossem registradas pelos participantes: dez realizaram manifestações orais; e, também, houve diversas manifestações por escrito. Entre eles, jovens e moradores dos Distritos do Ouro Verde e do Campo Grande.
Professor do IFSP, instituição que recebeu o evento, Eberval Oliveira Castro também acompanhou a audiência e aproveitou a oportunidade de se manifestar. "Eu acredito que vai dar certo. E o primeiro passo é esse que vocês estão fazendo: ouvir a população. Vir aqui conversar com a gente é de um valor imenso", agradeceu.
Encontros mobilizaram a população em diferentes pontos da metrópole
Totalizando aproximadamente 520 participantes, os encontros foram distribuídos em 11 regiões da cidade: Centro, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Belo/Jardim Fernanda, Swift, Londres, Sousas, Vida Nova, Amarais, Jardim Morumbi e Satélite Íris.
A partir do diálogo promovido, as sugestões pertinentes recebidas durante as audiências serão incorporadas nas próximas etapas do processo de licitação. Também comporão os próximos passos do processo a disponibilização da minuta de edital para consulta pública, criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.
Todas as informações sobre a concessão estão disponíveis em www.emdec.com.br/novotransporte. O conteúdo que foi apresentado nas audiências também pode ser acessado no hotsite.