Oito pessoas que contribuíram de forma relevante com as ações do Sistema de Proteção e Defesa Civil em Campinas foram homenageadas nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, em cerimônia na Sala Azul, com a entrega da medalha da Defesa Civil de 2024. A condecoração é realizada anualmente e foi instituída por decreto de 2012.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da entrega das honrarias e ressaltou que é uma honra participar da entrega que faz justiça com quem ajuda a Defesa Civil de Campinas. “Parabenizo a todos os homenageados que fazem um esforço para deixar a cidade preparada para enfrentar as catástrofes que infelizmente estão cada vez mais frequentes”, destacou o prefeito Dário Saadi.
Entre os homenageados estão pessoas de áreas como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), além de servidores da própria Defesa Civil de Campinas. Uma delas foi a Tenente Coronel Cláudia Andrea Bemi, diretora de Proteção e Defesa Civil do Estado. A honraria foi concedida pelo seu trabalho no aparelhamento da Defesa Civil do Estado que entregou mais de 600 viaturas no Estado.
O Tenente Coronel Kleber Moura, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, também foi homenageado e ressaltou a parceria com a Prefeitura. "Esse ano foi atípico no atendimento dos incêndios florestais, mas graças às parcerias com a Prefeitura, Defesa Civil e forças de segurança municipais e estaduais nós conseguimos fazer um bom atendimento”, disse.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também destacou a importância dessa integração para o sucesso das ações do sistema de proteção e Defesa Civil e da importância do papel de cada homenageado. "Trata-se de um reconhecimento, um agradecimento público a todos que efetivamente colaboraram com a Defesa Civil. Tivemos um ano muito difícil, com muitas emergências e o apoio que tivemos foi fundamental para vencer esses desafios", disse Sidnei Furtado.
Também foi homenageado o capitão da reserva da PM, Wagner Martins Araújo, responsável por ministrar aulas de pilotagem de drones a servidores de Campinas e do estado. O curso da Prefeitura, com apoio do Instituto Federal de Rio Claro e da Agemcamp, já teve nove edições e formou 231 servidores para operação de drones em ações de Defesa Civil, Segurança Pública e Saúde.
“Aquilo que eu aprendi, compartilho. Comecei esse trabalho em Rio Claro quando vi a necessidade desse tipo de tecnologia a ser utilizada em benefício dos órgãos públicos. Grandes ações podem ser realizadas a partir de uma visão aérea, e isso facilita, preserva vidas, diminui a exposição do operacional”, contou.
Reconhecimento às pratas da casa
Acompanhada da família, a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde, Priscilla Brandão Bacci Pegoraro, disse que se sentiu honrada por receber a medalha. Priscilla participou da executiva do comitê de enfrentamento da Covid que registrou 230 reuniões presenciais. Atualmente auxilia na coordenação do Comitê das Arboviroses e do Centro de Resiliência de Campinas, tendo papel na articulação entre a Saúde e os demais setores. “Nosso trabalho intersetorial é bastante complexo, exige coordenação e articulação estratégica porque é a resposta da administração pública para situações desafiadoras e de emergências”, disse Priscilla.
Marcelo Tortorelli Moraes, técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, atuou na missão humanitária de Campinas na cidade de Canoas (RS) e destacou que a premiação foi inesperada. “É ótimo podermos nos sentir úteis, ajudar alguém. Para mim é uma grande honra, agradeço muito. Hoje em dia conheço muito a Defesa Civil. São os heróis de todo dia e ser homenageado é muito legal, ainda mais por eles”, contou.
Com 72 anos de vida e 34 dedicados ao serviço público municipal, Antônio Diogo de Freitas Filho, da Defesa Civil, também foi homenageado. Metade de sua carreira na Prefeitura foi dedicada à Defesa Civil. Para quem está entrando agora seu conselho é gostar do que faz. Sua única tristeza é ter que se aposentar ao completar 75 anos. “É um trabalho que sempre gostei, pretendo ficar mais esses três anos”, finalizou.
Homenageados:
- Vice-prefeito, Wanderley de Almeida: recebeu a honraria pelo apoio nas ações de Proteção e Defesa Civil em Campinas.
- Ex-vereador Francisco Sellin: pelo apoio dado no início da estruturação da Defesa Civil de Campinas.
- Priscilla Brandão Bacci Pegoraro – Assessora Técnica do Devisa
- Antônio Diogo De Freitas Filho- Servidor da Defesa Civil de Campinas
- Tenente Coronel Kleber Moura - Comandante do 7º Grupamento De Bombeiros De Campinas - autoridade do Governo do Estado, também foi Coordenador Regional de Defesa Civil da Região de Rio Claro.
- Tenente Coronel Cláudia Andrea Bemi - diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado
- Marcelo Tortorelli Moraes, Técnico em Mobilidade Urbana da Emdec
- Wagner Martins Araújo, Capitão da Reserva da PM
*Crédito da primeira foto: Rogério Capela