Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura recebe audiência pública da concessão do transporte, nesta segunda (09/12)

Notícias

ver todas
Prefeitura recebe audiência pública da concessão do transporte, nesta segunda (09/12)

Mais de 600 pessoas participaram do ciclo de audiências públicas realizado em 2022
  
A primeira das 11 audiências públicas que vão discutir a nova concessão do transporte público coletivo será realizada nesta segunda-feira, 9 de dezembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, entre 18h30 e 21h. O encontro também será transmitido nas páginas da Emdec no Youtube e no Facebook.
Trata-se de uma oportunidade para que a população conheça o que prevê a proposta atual do edital da licitação e apresente sugestões. Os encontros são abertos para toda a população, conselhos municipais, associações de classe e entidades públicas e privadas do município. Os participantes poderão submeter perguntas, que serão lidas e respondidas ao final das audiências.
Entre os pontos contemplados no processo atual estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.
A série de encontros com a população será a primeira etapa do processo atual, que foi reiniciado após ausência de propostas na modelagem apresentada em 2023. O processo está sendo conduzido pela Administração municipal, por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial, formado por técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e das secretarias de Transportes, Finanças, Justiça e Administração.
Próximos encontros  
Outras 10 audiências públicas serão realizadas nas regiões de Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Belo / Jardim Fernanda, Jardim Cura D’ars / Swift, Jardim Londres, Sousas, Vida Nova, Amarais, Jardim Morumbi e Satélite Íris, nos horários das 18h30 às 21h ou das 9h às 11h.
  
Confira o cronograma:
  • 09/12 | CENTRO – 18h30 às 21h | Salão Vermelho – Paço Municipal (Av. Anchieta, 200).
  • 10/12 | BARÃO GERALDO – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel (R. Ângelo Vicentim, 601).
  • 11/12 | PADRE ANCHIETA – 18h30 às 21h | Espaço Cultural Maria Monteiro e Biblioteca Cora Coralina (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº).         
  • 12/12 | CAMPO BELO / JARDIM FERNANDA – 18h30 às 21h | Escola Professor “Dr. Paul Eugene Charbonneau” (R. José Romualdo de Oliveira, 111). 
  • 13/12 | JARDIM CURA D’ARS – 18h30 às 21h | Universidade São Francisco – Unidade Swift (R. Waldemar César da Silveira, 105). 
  • 14/12 | JARDIM LONDRES – 9h às 11h | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171).
  • 16/12 | SOUSAS – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja de Sant’Ana (R. Siqueira Campos, 90).
  • 17/12 | VIDA NOVA – 18h30 às 21h | EMEJA Nísia Floresta Brasileira Augusta (R. Salvador Salmora, s/nº).
  • 18/12 | AMARAIS – 18h30 às 21h | SEST-SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).
  • 19/12 | JARDIM MORUMBI – 18h30 às 21h | Faculdade Anhanguera / Unidade Ouro Verde (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160 – Bloco A).     
  • 20/12 | SATÉLITE ÍRIS – 18h30 às 21h | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Campinas (R. Heitor Lacerda Guedes, 1.000).
O que prevê o novo edital
A frota elétrica prevista é 60 ônibus no total, sendo 10 veículos incorporados por ano (cinco por lote), ou seja, crescimento escalonado entre o primeiro e o sexto ano. Além desses 60, previstos na nova licitação, ainda há a possibilidade de ampliar a frota eletrificada, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o financiamento para aquisição de outros 256 ônibus elétricos.
O Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem) terá o Poder Público como partícipe, de maneira mista, junto com as operadoras e Emdec. O PAI-Serviço foi incorporado à concessão e haverá a reestruturação do serviço prestado, visando a melhoria da qualidade, com novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos (sistemas de monitoramento e de gestão de programação de passageiros mais avançados).
Também houve a atualização de todos os índices financeiros que impactam nos custos do sistema de transporte público coletivo – insumos e mão de obra, por exemplo; além da demanda de passageiros. Os valores serão apresentados nas audiências, com as demais informações detalhadas.
Após as audiências públicas, as próximas etapas do processo de licitação serão a incorporação das sugestões, disponibilização da minuta de edital para consulta pública, criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.
As alterações no processo anterior foram propostas após diversas oportunidades de participação popular e análise do edital, contratos e anexos técnicos pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial. O grupo conta ainda com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O processo vem sendo construído a partir de apontamentos feitos pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Características da concessão
Entre as premissas mantidas no processo atual da concessão estão a operação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido); ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas.
Todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. A remuneração dos serviços prestados será atrelada ao desempenho operacional e qualidade.
A concessão do transporte público será realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. O critério de julgamento será o menor valor da tarifa de remuneração. A operação será dividida em dois lotes, com três áreas operacionais em cada um deles: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste).
Histórico
Na atual gestão municipal, a primeira publicação do edital para a concessão do transporte coletivo convencional ocorreu em dezembro de 2022. A consolidação foi precedida por uma série de etapas de participação popular, que incluiu a realização de 11 audiências (entre abril e maio de 2022) e uma sessão pública, com a participação de mais de 600 pessoas; e a disponibilização da minuta de edital para consulta pública por um período de 90 dias (entre agosto e novembro de 2022), atendendo recomendação do Ministério Púbico.
Em julho de 2023, o novo edital e anexos foram publicados no Diário Oficial. A sessão de abertura dos envelopes com propostas ocorreu em 20 de setembro de 2023, mas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta. A Administração municipal decidiu abrir, em outubro de 2023, a segunda consulta pública para receber sugestões que pudessem contribuir com o processo. 
  
SERVIÇO
1ª Audiência Pública – Nova Concessão do Transporte Público
09/12 (Segunda-feira) | 18h30 às 21h
Salão Vermelho do Paço Municipal
Avenida Anchieta, nº 200
Mais informações: www.emdec.com.br/novotransporte
Autor: Ângela Silva Última alteração em 09 de Dezembro de 2024 às 18:39



Veja mais

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários aos finais de semana

 ‘Abrigo Amigo’ alcança 50 unidades, 2,5 mil acionamentos e sete ocorrências

 Tampinhas de Amor: árvore natalina reúne doações e recebe visitação

 Mais de 102 mil infrações por avanço de semáforo foram registradas em 2025

 Emdec interdita pista interna da Moraes Salles a partir das 22h desta quarta (10): obra da Sanasa

 Emdec realiza bloqueios viários para montagem de Vila Natalina na Praça Arautos da Paz

 Colaboradores da Emdec ajudam 250 famílias atendidas pelo Instituto Amor e Vida

 Comitiva de Osasco visita a Emdec e o novo CCO

 ‘Operação pela Vida’: recusar teste de bafômetro é infração de trânsito

 Últimos dias para eleger Motorista Nota 10; saiba como participar

 Emdec interdita pista interna da av. Moraes Salles a partir das 22h desta terça; veja desvios

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Terceiro leilão de 2025 do Pátio da Emdec terá 384 lotes

 Avenida José Amgarten recebe câmeras para inibir condutas de risco

 Trecho da Norte-Sul terá bloqueio neste domingo e segunda-feira, dias 7 e 8 de dezembro

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec



Página 1 de 233

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia