Nesta quinta-feira, 5 dezembro, um “Workshop de Alinhamento Estratégico” reúne, em Campinas, gestores públicos do município e representantes de diversos setores relacionados à eletrificação do transporte. O encontro, que acontece na UniMetrocamp Wyden, na Vila Industrial, até as 17h30, é realizado em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Secretaria de Transportes, Prefeitura Municipal, World Resources Institute (WRI Brasil) e a iniciativa TUMI E-Bus Mission.
Vivenciados por diversas cidades ao redor do globo, os desafios que compõem um processo de transição para uma frota do transporte público com energia limpa são o centro do debate.
Durante a abertura do evento, o secretário de Transportes, Fernando de Caires, lembrou que diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Salvador e Curitiba, já têm iniciativas que caminham neste sentido. “O veículo elétrico, de uma maneira geral, é uma realidade que temos e já está posta. É uma questão de tempo quando as cidades vão, efetivamente, virar a chave”, avaliou. Também participou da abertura a chefe de Gabinete da Emdec, Giselle Normanha, representando a presidência da empresa.
Magdala Arioli, gerente de descarbonização do transporte do WRI Brasil, lembrou que Campinas já conta com o Plano Local de Ação Climática (PLAC), lançado em 2024, que envolveu diversos órgãos e secretarias. “A gente fala que, para atuar nesta agenda climática, tem que ter esta governança multinível”, defendeu, lembrando que o PLAC planeja horizontes até 2050. “Essa atuação para eletrificar o transporte coletivo e usar outras tecnologias de baixo carbono vai contribuir muito para atingir essa meta”.
Participam do workshop representantes de organizações como Ankai Brasil, CHINT Global, Cooperatas, Livoltek Hexing, Nors Truck and Buses SP, TEVX Higer, Volkswagen e WEG. Além deles, estão presentes gestores e técnicos da Emdec, da Prefeitura e do WRI Brasil.
Campinas integra missão internacional por transporte menos poluente
Desde 2021, Campinas iniciou diálogo com a iniciativa TUMI E-Bus Mission, uma coalizão internacional com a participação do World Resources Institute (WRI). Hoje, o programa apoia 20 cidades em todo o mundo para que sejam líderes em ônibus elétricos, dando assessoria técnica especializada para uma transição nos transportes, rumo a uma mobilidade urbana mais limpa.
Campinas é a única cidade brasileira sem ser capital a participar da iniciativa. Além da metrópole, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba têm o apoio do programa para o planejamento desta transisão no transporte público. As experiências também são compartilhadas com outras 19 cidades brasileiras, que participam de uma rede de encontros de formação e intercâmbio de conhecimento.
André Aranha, assessor executivo da Presidência da Emdec, que atua como ponto focal da missão TUMI na empresa, compartilhou que diversas pesquisas foram realizadas em Campinas desde então, sobre a priorização de linhas elétricas, impactos ambientais na saúde e economia, mapeamento de sistemas e potenciais pontos de recarga, entre outros temas. “Essa iniciativa tem contribuído para esta virada de chave que estamos preparando para o futuro”, resumiu.