Terminal Santa Lúcia contará com BRT12 e quatro alimentadoras, a partir desta sexta (29/11)
Com o atendimento da linha BRT12 (Santa Lúcia) e de quatro alimentadoras, o Terminal BRT Santa Lúcia passa a operar integralmente, a partir desta sexta-feira, 29 de novembro. Entram em funcionamento as plataformas BRT (piso alto), as catracas eletrônicas e uma Central de Controle Operacional (CCO). Com isso, o espaço será acessado exclusivamente por quem usa o transporte público, por meio do Bilhete Único ou QR Code, o que resulta em mais conforto e segurança.
A nova operação programada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estimula a adesão às linhas BRT, que conectam os passageiros ao Centro com mais agilidade, pelos corredores exclusivos. Fica mantido o atendimento das linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova) e os passageiros terão a opção de utilizar a BRT12 (Santa Lúcia), que agora partirá do Santa Lúcia, passa a atender a Estação BRT Piracicaba e segue passando pelo Terminal Campos Elíseos.
As linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha) serão substituídas pelas alimentadoras 158 e 143, que ligarão os respetivos bairros até o Santa Lúcia. Elas deixam, portanto, de acessar o terminal Campos Elíseos e o Centro para alimentar as três linhas BRT, com integração gratuita.
“Os usuários das linhas atuais ganharão tempo, realizando agora a integração com as linhas BRT, principalmente com a BRT12, que circula com mais agilidade pelo Corredor Perimetral. Além disso, terão a opção de parar no Corredor Central”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Confira a nova operação das linhas (partidas e intervalos em dias úteis e horários de pico):
As linhas convencionais – 116, 118, 119, 125, 131, 132, 134 e 136 – mantêm o atendimento às plataformas BRS (piso baixo), localizadas nas laterais do terminal, com embarque e desembarque pela direita, onde também vão parar as novas alimentadoras. Em função do fechamento e pagamento da tarifa desembarcado, a linha 133 (Vida Nova), que é operada por cooperativa, deixa de atender ao Terminal Santa Lúcia.
Bilheterias, CCO e novas travessias
O Terminal BRT Santa Lúcia fica na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda, e conta com área de 12,3 mil metros quadrados. O acesso deverá ser feito somente pelas catracas eletrônicas, que ficam na altura da rua Alberto Melo da Costa (sentido bairro – Centro) e anterior à rua Armando Rocha Brito Junior (Centro – bairro).
Desde a última segunda-feira (25/11), dois novos postos de atendimento estão funcionando no terminal, operados pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). O atendimento ocorre das 6h às 23h.
A Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, entra em funcionamento para abrigar as equipes operacionais da Emdec. Conta com áreas dedicadas aos agentes da mobilidade urbana que fiscalizam a operação das linhas e orientam usuários, às equipes de limpeza e de segurança patrimonial, com sanitários, vestiários e refeitório.
A Emdec renovou a comunicação visual no espaço e realizou melhorias complementares: ampliação da acessibilidade, reforma nos portões e gradis, repintura dos bancos de concreto, instalação de bebedouros, paraciclos e lixeiras. Também vem reforçando, desde setembro, a segurança na circulação de pedestres no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Foram sinalizadas novas travessias e houve a instalação de semáforos com botoeiras, rampas, piso tátil e gradis para direcionar a circulação segura.
Até quarta-feira (04/12), incluindo neste final de semana, educadores e agentes da mobilidade urbana distribuem folhetos para orientar usuários sobre a nova operação do terminal e a correta utilização das travessias dentro e no entorno do espaço. Faixas informativas foram fixadas no entorno do terminal com as mesmas orientações.
O Corredor BRT Ouro Verde conta com quatro terminais: Campos Elíseos (que entrou em operação em janeiro deste ano), Santa Lúcia, Ouro Verde e Vida Nova. As próximas etapas envolvem a operação total dos dois últimos, após a finalização das obras.