A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito e transporte para viabilizar a realização da Cantata “Natal, um grito de paz”, na segunda-feira, dia 25 de novembro. O entorno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que fica na avenida Brasil, no Jardim Guanabara, terá bloqueios viários. A cantata natalina ocorre nas escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul, a partir das 20h.
Durante a operação da Emdec, a avenida Brasil será bloqueada no trecho entre as vias Frei Manuel da Ressurreição e Camargo Pimentel. As vias que dão acesso a este ponto da Avenida Brasil também serão interditadas – Rua Frei Antônio de Pádua, no trecho entre as vias Dom Pedro I e Dona Rosa de Gusmão; e Rua Dr. Barbosa da Cunha, a partir do cruzamento com a Rua Dona Rosa de Gusmão.
Os bloqueios têm início às 19h; e se estendem até o final do evento, previsto para em torno das 22h. As ações que antecedem os bloqueios viários começaram na madrugada, com reserva de vagas em trechos das vias Frei Manuel da Ressurreição e Camargo Pimentel. A medida viabiliza uma faixa de rolamento extra para a fluidez do trânsito durante o evento.
Desvios
A Emdec programou desvios para garantir a fluidez do trânsito na região. Os motoristas que vêm do Centro pela Avenida Brasil e desejam acessar as regiões do Taquaral ou Jardim Chapadão, devem desviar pelas vias Camargo Pimentel, Dona Rosa de Gusmão e Frei Manuel da Ressurreição, acessando, na sequência, o trecho liberado da Avenida Brasil (sentido bairro).
Os ônibus do transporte público coletivo realizam desvio, no sentido Centro – bairro, pelas vias Camargo Pimentel, Pereira Tangerino e Frei Manuel da Ressurreição.
Já quem deseja acessar o Centro deverá desviar pelas vias Frei Manuel da Ressurreição, Dom Pedro I e Camargo Pimentel, acessando o sentido Centro da Avenida Brasil. O mesmo desvio é válido para o transporte coletivo.
Transporte
Os desvios afetam sete linhas do transporte público coletivo, que circulam na região do evento: 310 (Vila Olímpia), 312 (Vila Esperança), 313 (CDHU / Amarais), 316 (Parque Cidade), 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), 318 (Jardim Mirassol) e 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi). Durante o período de duração dos bloqueios, o ponto de ônibus que fica em frente à universidade não terá atendimento. Os usuários deverão utilizar as paradas próximas.
Onze agentes da Mobilidade Urbana estarão posicionados nos principais cruzamentos da região, monitorando o trânsito e orientando a população até o encerramento da cantata. A Emdec também implantou faixas informativas para orientar sobre os bloqueios.