Uma demonstração do que é o mercado de trabalho, diretamente na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, 21 alunos do Ensino Médio Técnico em Administração da Escola Estadual Newton Pimenta Neves tiveram a oportunidade de visitar a Emdec, e conhecer de perto como é a estrutura administrativa e operacional da empresa.
Todas as atividades ocorreram na sede da Emdec, na Vila Industrial. Os alunos puderam ver o Prédio do Relógio e fazer uma ambientação na empresa, a partir de uma apresentação sobre Governança Corporativa e Atendimento ao Público.
Os estudantes puderam visitar diversas áreas da empresa, como o Atendimento ao Público, a Central de Monitoramento de Operações, as Divisões de Educação para Mobilidade e de Desenvolvimento Institucional, e a Diretoria Administrativa Financeira, onde ouviram um pouco sobre como funcionam as atividades de cada área. A visita foi finalizada na área de Divisão de Serviços Corporativos, que gere a manutenção e serviços terceirizados.
Os responsáveis pedagógicos pelo curso explicaram como a visita será útil na formação dos futuros profissionais. “Acho muito importante para eles terem uma noção de realidade empresarial. Foi muito interessante a palestra de apresentação da empresa, porque a gente conseguiu visualizar tudo que trabalhamos dentro da sala de aula”, contou o professor e coordenador do curso técnico, Carlos Magalhães. “Eles viram com os olhos aquilo que a gente tenta colocar dentro de sala de aula, mas fica muito teórico. Quando a gente vem para uma empresa, eles veem que é realmente aplicado.”
Escolas contam com diversas atividades educativas da Emdec
Além das visitas de instituições de ensino à Emdec, a empresa promove um rol de programas educativos gratuitos sobre Mobilidade Urbana. Entre eles, o “Teatro de Fantoches”, que ensina comportamentos seguros no trânsito de forma lúdica, para alunos da Educação Infantil. Já as crianças do Ensino Fundamental são atendidas por duas iniciativas: o “Minicircuito de Trânsito”, que leva um tapete com simulação de cidade à escola; e o “A gente aprende, Agente ensina”, em que agentes da mobilidade urbana ensinam sobre segurança viária, com linguagem acessível.
Os adolescentes do Ensino Médio contam com o “P.A.R.T.Y.” (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude). O programa, em parceria com a Unicamp, leva os jovens ao Hospital de Clínicas da instituição, onde conversam com vítimas de sinistros (acidentes) de trânsito e assistem a palestras sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Além destas opções, a Educação da Emdec realiza, no início dos dois semestres letivos, abordagens de “Volta às Aulas”, nas quais a equipe orienta alunos, cuidadores e transportadores escolares no entorno de escolas. E, ao longo de todo o ano, oferece a possibilidade de visitas agendadas à “Minicidade da Emdec”, espaço educativo com calçada, via, ciclovia e ponto de ônibus, localizado na sede da empresa, na Vila Industrial. A visita estimula o aprendizado sobre atitudes seguras no deslocamento pela cidade.
Escolas e universidades podem aderir a programas para 2025
Instituições de ensino como escolas, públicas ou particulares, ou universidades interessadas em aderir aos programas educativos da Emdec podem entrar em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br; ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec: (19) 3772-4293.