Foi publicado, hoje, no Diário Oficial da União (DOU), o Termo de Compromisso entre a Caixa Econômica Federal e o município de Campinas, para a execução das obras de infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no Corredor Central e no Terminal Central. Os recursos, que somam R$ 54,7 milhões, fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 Mobilidade Grandes Cidades; e foram anunciados pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva, em julho desse ano.
O termo tem vigência de 14 de novembro de 2024, dia em que foi assinado, até 01 de abril de 2029. A publicação no DOU prevê a liberação de R$ 175.124,00, ainda este ano.
As obras vão ser conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura, desde a elaboração do projeto até a execução. Elas complementam a operação do BRT na região central e permitem um melhor deslocamento das pessoas, nesse perímetro.
O que está previsto
Entre as obras previstas para os valores disponibilizados pelo Orçamento Geral da União (OGU), está a implantação de piso rígido (concreto) em todos os 4,1 km de extensão do Corredor Central, antigo Rótula. O projeto ainda contempla a construção de quatro estações de transferência, com piso alto, para a parada das linhas BRT, que circulam por ali.
As estações ficarão na avenida Dr. Moraes Salles, avenida Anchieta (uma na altura da Prefeitura e outra na altura da rua Dona Libânia), e uma quarta estação na avenida Orosimbo Maia. Tem também a adequação do Terminal Central, com a implantação de cinco plataformas com piso alto, para a operação das linhas BRT.
Campinas tem, hoje, sete linhas BRT em circulação: BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26. Dessas, apenas as linhas BRT21 e BRT26, não circulam pelo Corredor Central.