Para auxiliar escolas das redes pública e privada na missão de ofertar uma formação ampla para crianças e adolescentes, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) oferece um rol de programas educativos gratuitos sobre Mobilidade Urbana para o ano letivo de 2025. E ainda dá tempo de instituições de ensino garantirem este reforço para o próximo ano.
Há programas com conteúdo e linguagem adequados a diferentes faixas etárias. Para a Educação Infantil, a empresa disponibiliza o “Teatro de Fantoches”, que ensina comportamentos seguros de forma lúdica. Já as crianças do Ensino Fundamental são atendidas por duas iniciativas: para os anos iniciais, o “Minicircuito de Trânsito” leva um tapete com simulação de cidade à escola; e para os anos finais, é ofertado o “A gente aprende, Agente ensina”, em que agentes da mobilidade urbana ensinam sobre o tema, com linguagem acessível.
Mais próximos da vida adulta e com maior autonomia na circulação, os adolescentes do Ensino Médio contam com o “P.A.R.T.Y.” (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude). O programa, em parceria com a Unicamp, leva os jovens ao Hospital de Clínicas da instituição, onde conversam com vítimas de sinistros (acidentes) de trânsito e assistem a palestras sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Além destas opções, a Educação da Emdec realiza, no início dos dois semestres letivos, abordagens de “Volta às Aulas”, nas quais a equipe orienta alunos, cuidadores e transportadores escolares no entorno de escolas. E, ao longo de todo o ano, oferece a possibilidade de visitas agendadas à “Minicidade da Emdec”, espaço educativo com calçada, via, ciclovia e ponto de ônibus, localizado na sede da empresa, na Vila Industrial. A visita estimula o aprendizado sobre atitudes seguras no deslocamento pela cidade.
Saiba como receber os programas na escola
Nesta semana, 13 escolas na região dos bairros Parque Fazendinha, Jardim Eulina e Parque São Jorge serão apresentadas às opções ofertadas pela Educação da Emdec. Na última semana, outras 13 escolas, nas proximidades do Jardim do Lago, também receberam a visita da equipe.
Dentre elas, quatro já garantiram o seu nome na lista de espera para os agendamentos de 2025: os Centros de Educação Infantil (CEI) Prof. Carlos Zink e Celisa Cardoso do Amaral; e as Escolas Estaduais Prof. Washington José de Lacerda e Prof.ª Consuelo Freire Brandão.
Os gestores de instituições de ensino que tenham interesse em contar com os programas educativos da Emdec podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail educacao@emdec.com.br; ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec: (19) 3772-4293. É possível conferir o Guia de Atividades da Emdec para Escolas em bit.ly/guiaatividades24.