Entre as mais de duas mil placas de advertência e regulamentação recuperadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para reimplantação até outubro deste ano, 1.642 foram revitalizadas após danos por abalroamento – cerca de 80% do total. O termo “abalroamento” se refere à colisão ou choque de veículos nas estruturas de sinalização.
A Emdec também revitaliza placas retiradas das ruas, que apresentam deterioração por ação do tempo ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias. O número de placas vandalizadas representa menos de 10% do total de placas recuperadas pela Emdec – foram 204 até outubro deste ano.
Ao longo de 2023, esse trabalho somou cerca de 1,6 mil placas recuperadas, sendo 1,3 mil por abalroamento e 159 por vandalismo.
O trabalho de recuperação de placas danificadas é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge, na Vila Industrial. Entre as principais vantagens dessa frente estão o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade.
O local abriga uma espécie de linha de montagem: as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas. A recuperação inclui o corte das chapas de alumínio ou metal, remoção da película existente e repintura, até a montagem e adesivação manual. Todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura.
Sinalização viária: mais de 6 mil novas placas implantadas em 2024
Além do trabalho de recuperação da sinalização, a Emdec promove a renovação da sinalização vertical nas vias da cidade. Esse trabalho é contínuo e até o mês de outubro, foram instaladas 6.225 novas placas. Além disso, o reforço da sinalização horizontal (solo) alcançou 183,9 mil metros quadrados e 328 rampas de acessibilidade foram executadas.