Com a intenção de prevenir ocorrências envolvendo linhas de pipa com cerol, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) distribuiu cerca de 70 antenas corta-pipa a motociclistas e realizou orientações focadas na segurança no trânsito, na região do Jardim do Lago, nesta quarta-feira, 6 de novembro.
Como principais vítimas no trânsito, os motociclistas foram instruídos a adotar comportamentos seguros, como uso de capacete, respeito à velocidade regulamentada e à sinalização. O local, atrás do Campinas Shopping, foi escolhido pela alta concentração de motociclistas, que atuam no serviço de delivery.
Além da entrega do material, esses usuários foram convidados a tomar medidas mais responsáveis no trânsito, como a redução da velocidade ao pilotar. Até setembro de 2024, os motociclistas ou garupas representaram 55% das mortes em vias urbanas. Foram 29 vidas perdidas neste ano e 25 entre janeiro e setembro de 2023 – uma alta de 16%.
Outras ações educativas
Na última segunda-feira (04/11), a Emdec também realizou abordagens educativas no cruzamento das avenidas Andrade Neves e Luiz Smânio, próximo à Praça Tiro de Guerra, focadas na orientação sobre comportamentos seguros no trânsito. O local ocupa a 33ª posição no ranking de pontos que mais registram sinistros (acidentes). Entre 2019 e setembro de 2024, foram registradas 38 ocorrências – 19 sinistros sem vítima, 17 com vítima não fatal, um atropelamento e um óbito.
Agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec também mobilizam crianças e jovens na construção de uma cultura de paz no trânsito. Mais de 60 estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais Áurea Anunciação de Godoi e Álvaro Cotomacci participaram do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), na Unicamp, nesta terça-feira (05/11). Os jovens visitaram o Hospital de Clínicas, conversaram com vítimas de acidentes de trânsito e assistiram a palestras sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
E na sexta-feira (08/11), a Escola Floresta Encantada, na Chácara Primavera, receberá a ação “Teatro de Fantoches”. Durante a atividade, agentes da Emdec orientarão as crianças, de forma lúdica, sobre segurança no trânsito.