Campinas conseguiu reduzir em 7% o total de mortes em vias urbanas até setembro deste ano, totalizando quatro vidas poupadas no período. Trata-se do segundo mês consecutivo de queda nos óbitos na malha urbana.
De acordo com o Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram registradas 53 mortes em vias urbanas entre janeiro e setembro de 2024. No mesmo período do ano passado, foram 57. Na comparação entre os meses de setembro, a queda nos óbitos é ainda maior: 43%. Foram quatro óbitos em setembro deste ano e sete em setembro de 2023 – três vias salvas.
Os dados do mês de setembro seguem levando o município para um resultado positivo também na prevenção dos óbitos por atropelamento, em vias urbanas. Foram cinco vidas salvas: 15 pedestres perderam a vida neste ano, contra 20 no mesmo período de 2023 – redução de 25%. Os pedestres representaram 28% das mortes no trânsito, na malha urbana.
Público das últimas campanhas de segurança viária realizadas pela Emdec, os motociclistas ou garupas representaram 55% das mortes em vias urbanas. Foram 29 vidas perdidas neste ano e 25 entre janeiro e setembro de 2023 – uma alta de 16%.
Ocupantes de outros veículos e ciclistas representaram, respectivamente, 13% e 4% das 53 mortes na malha urbana. Foram sete mortes de ocupantes de outros veículos e duas de ciclistas. Nos dois grupos, houve queda de 13% e 50% em relação aos óbitos computados até setembro de 2023.
A velocidade excessiva ou inadequada e a combinação entre álcool e direção seguem ocupando o topo do ranking de fatores de risco para sinistros. Dos 31 casos analisados pelo Comitê Vida no Trânsito até o momento, nove (29%) envolveram velocidade e outros nove (29%) o consumo de bebida alcoólica.
123 vidas perdidas em vias urbanas e rodovias
Com o acréscimo de 64 vidas perdidas em rodovias, o município computou, até setembro, o total de 123 óbitos em vias urbanas e rodovias, o que reafirma o alerta dos últimos anos. A alta é de 4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 118 pessoas morreram em vias urbanas e rodovias do município. Em seis ocorrências, ainda não foi possível identificar o local exato.
O trabalho conjunto com as concessionárias para reduzir as mortes em rodovias é um dos pontos abordados nas reuniões quinzenais do Observatório Municipal de Trânsito de Campinas, reconstituído a partir de julho. Os encontros reúnem representantes de concessionárias de rodovias, órgãos municipais e forças de segurança, que discutem as ações conjuntas para cumprimento das metas de redução de óbitos e lesões no trânsito estabelecidas no Plano de Segurança Viária (PSV).
Esforços para salvar vidas
A meta de reduzir as mortes no trânsito pela metade e salvar 903 vidas em um horizonte de 10 anos está prevista no Plano de Segurança Viária (PSV). Desde o seu lançamento, em fevereiro, as seguintes ações preventivas estabelecidas foram realizadas:
- obras de geometria, sinalização e priorização da circulação de pedestres nos eixos das avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, principalmente junto a estações e terminais BRT;
- ampliação da malha cicloviária (que alcançou quase 116 km);
- lançamento da campanha Desacelera, que alerta para as consequências do excesso de velocidade;
- abordagens educativas em pontos com alta sinistralidade;
- lançamento de boletins mensais de acidentalidade que dão mais transparência aos dados e ajudam a desenhar as políticas públicas para redução dos óbitos;
- iniciativas de urbanismo tático, que projeta vias mais seguras para a circulação de pedestres e ciclistas, nas regiões do Botafogo, Parque Industrial e Satélite Íris;
- diversos treinamentos focados em fiscalização voltados aos agentes da mobilidade urbana e forças de segurança;
- A Emdec também mantém as diversas frentes permanentes de engenharia de tráfego, fiscalização e educação para mobilidade urbana para promover deslocamentos mais seguros para todos.
Até setembro de 2024, a Emdec executou 169,4 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo), instalou 5,7 mil placas e implantou 322 rampas de acessibilidade. Cerca de 60 mil pessoas foram impactadas por 287 ações educativas realizadas em locais com altos índices de sinistralidade e em instituições de ensino. E para desestimular comportamentos de risco no trânsito, foram realizadas 102 operações integradas de fiscalização até setembro, envolvendo a Emdec e as forças policiais, resultando em cerca de 4,1 mil autuações.