Os conselheiros que representarão operadores de transporte e outros setores no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) serão eleitos no dia 11 de novembro, às 15h, em assembleia realizada na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na rua Dr. Salles Oliveira, 1028. As informações sobre o adiamento destas eleições complementares foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, dia 1º de novembro.
Apenas serão eleitas as representações que, por ausência de candidatura, não puderam ser definidas na eleição dos demais conselheiros do CMMU, realizada durante a 10ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, no dia 3 de agosto.
O mandato do CMMU é de três anos, sendo permitida a recondução, e não há remuneração. Este mandato durará até maio de 2027.
Entidades de dez segmentos podem participar
Há vagas para conselheiros titulares e/ou suplentes, representantes de entidades dos seguintes segmentos: empresas concessionárias do serviço municipal de transporte público coletivo; permissionários do serviço de transporte alternativo municipal; permissionários do serviço municipal de transporte público individual (táxi); empresas de transporte de cargas; prestadores de serviço de transporte de escolares; empresas de fretamento; entidades do comércio, indústria e prestação de serviços; sindicatos de trabalhadores nos serviços de transporte coletivo e na operação de trânsito; instituições de ensino superior do município; e entidades estudantis.
As inscrições dos candidatos das entidades serão realizadas no dia e local do evento, sendo necessário apresentar a documentação exigida no Edital Eleitoral Complementar para o CMMU, publicado no dia 22 de outubro, no DOM, O documento apresenta todas as vagas e regras sobre o processo eleitoral.
Os representantes também poderão votar nos candidatos dos segmentos que participarão desta eleição complementar. Além de serem indicados pelas respectivas entidades como representantes, os eleitores devem residir em Campinas e ter, pelo menos, 18 anos - ou 15 anos, no caso de representantes de entidades estudantis.
Sobre o CMMU
A composição do CMMU é tripartite, com dez conselheiros e suplentes em cada um de três grupos: representantes da população; de secretarias e órgãos públicos municipais; e de serviços de transporte, sindicatos, comércio, indústria, entidades estudantis e instituições de ensino. Os representantes da população, de transportadores e outros setores devem se candidatar e concorrer às eleições. Já os da Administração Municipal são indicados pelo Gabinete do Prefeito.