As cores vibrantes e a liberdade inspiradas por pássaros foram o ponto de partida para os artistas Leandro Ferreira dos Santos (Kranium) e Guilherme de Paula (Q.Pirigo) levarem arte à rotina de quem circula pelo Terminal BRT Satélite Íris, em trabalho realizado ao longo da última semana e que já pode ser conferido pela população. Em mais uma ação do projeto BRT Arte, organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a dupla grafitou diversas paredes da estrutura. Além dos usuários do transporte público, quem trafega pela avenida John Boyd Dunlop (JBD) também consegue visualizar algumas das ilustrações.
O projeto alia a manutenção das estações e terminais que compõem o sistema do BRT ao diálogo com a arte urbana. “O projeto BRT Arte nasceu da vontade de trazer cor e alegria aos corredores do transporte público, bem como a necessidade de atuar com a manutenção das estruturas preventivamente, para manter um serviço público agradável, de qualidade e um espaço público adequadamente cuidado”, explica Claudia Mota e Silva, coordenadora da Obra BRT, na Emdec.
Dupla grafitou o terminal: à esquerda, Leandro "Kranium"; à direita, Guilherme "Q.Pirigo"
Leandro Kranium, que este ano completa 25 de experiência na área e já participou da grafitagem de outros espaços contemplados pelo projeto, conta que costuma trazer o tema da natureza para os seus trabalhos. “A ideia era trazer a natureza, só que associada a uma mensagem, a uma coisa mais direta. Então, vamos colocamos algumas palavras junto, meio disfarçadas com os desenhos, para ficar uma estética diferente. Vamos trazer essas palavras-chave, de incentivo e força, como ‘seja livre’”, conta.Guilherme, o Q.Pirigo, conta que a dupla decidiu investir em imagens que retratam pássaros, flores e vegetação para trazer um ambiente mais agradável para a população que passa pelo local. “Num cenário onde só se vê construções, asfalto e carros, a gente consegue trazer um pouco dos pássaros para mostrar a liberdade, que muitas vezes acaba ficando perdida no meio da nossa correria e agitação”, analisa.
As artes da dupla podem ser conferidas em espeço que abarca os banheiros e a central de controle e operações do terminal. Em estrutura disponível em travessia de pedestres que dá acesso ao terminal, também foram grafitadas mensagens de incentivo, como “Você não está sozinho” e “Seja forte e corajoso”.
Antes e depois dos banheiros do Terminal BRT Satélite Íris
BRT Arte
O projeto já levou o trabalho de diversos artistas a muros que integram o contexto das obras do BRT. Entre eles, o viaduto da avenida Transamazônica, que recebeu intervenção artística com cerca de 50 artistas, em abril.
A última intervenção foi realizada no Terminal BRT Campos Elíseos, em agosto, pelos artistas muralistas Alexandre Filiage e José Flávio Audi.