Quem circula pela região do Jardim Novo Campos Elíseos deve ficar atento à semaforização de um importante cruzamento e às mudanças na dinâmica de circulação. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico no cruzamento da avenida Presidente Juscelino com a rua Bragança Paulista. Os equipamentos entram em operação a partir das 10h desta sexta-feira, 27 de setembro.
Também houve reconfiguração geométrica para viabilizar a transposição da avenida Presidente Juscelino pela rua Bragança Paulista. As medidas ampliam a segurança na circulação de pedestres, condutores e pessoas com mobilidade reduzida.
Os equipamentos contam com botoeiras para acionamento dos pedestres. As travessias receberam rampas e piso tátil.
A sinalização viária horizontal (solo) e vertical (placas) foi reforçada na região. A Emdec investiu R$ 165 mil na implantação dos novos conjuntos semafóricos e R$ 285,9 mil nas ações de reforço da sinalização e acessibilidade.
O cruzamento recebe tráfego de veículos que cruzam os bairros Jardim Novo Campos Elíseos e Vila Pompeia. A região conta com diversos polos geradores de tráfego, como o Supermercado Pague Menos, templos religiosos e instituições de ensino.
Transporte Público
Por esta região, circulam as linhas 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 153 e 154 (Terminal Vila União), 155 (Terminal Vila União / Terminal Campos Elíseos), 164 (Parque Tropical), 166 (Terminal Vila União / Terminal Campos Elíseos), 167 (Parque Tropical / Terminal Campos Elíseos), 213 (Terminal Itajaí) e 228 (Princesa D’Oeste).
Por conta da nova dinâmica de circulação, as linhas 155 e 167 terão o trajeto otimizado na região, a partir desta sexta (27/09). Elas passam a acessar o cruzamento semaforizado, transpondo a avenida Presidente Juscelino pela Bragança Paulista. O ponto de parada migra da Juscelino para a Bragança Paulista, na altura da rua Beatriz Pacheco Pompeo de Camargo.
Nos primeiros dias após a implantação, agentes da mobilidade urbana da Emdec monitoram a circulação de motoristas e pedestres. A operação dos equipamentos será acompanhada e, caso os agentes identifiquem a necessidade, são realizados ajustes remotos na temporização pela Central de Monitoramento de Operação de Semáforos.