Quem passou em frente ao Terminal Santa Lúcia, próximo ao horário de almoço desta quinta-feira, dia 26 de setembro, notou algo diferente na faixa de pedestres da avenida Ruy Rodriguez, no sentido Centro-bairro. Com roupas coloridas e cartazes que lembram as vidas que circulam a pé pela cidade, uma trupe de artistas cantava em coro: “A faixa é do pedestre!”. O lembrete integra ação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para esta Semana da Mobilidade Urbana.
Esta foi a segunda apresentação do grupo Ateliê Teatro, nesta quinta. Pela manhã, das 8h às 9h, eles estiveram presentes em faixa de pedestres próxima à Estação BRT Londres. No final da tarde, das 16h às 17h, estarão de volta ao mesmo ponto da avenida Ruy Rodriguez onde encenaram o esquete, das 11h30 às 12h30. Uma equipe de Educação da Emdec, incluindo um agente da mobilidade urbana, acompanha a ação.
Moradora da Vila Mimosa, a representante Leia Cruz caminhava pela calçada da avenida e parou para compartilhar com a equipe que aprovou a ação. “É muito bom fazer isso para alertar as pessoas, porque são vidas”, avaliou a pedestre, ressaltando que um minuto de espera pode fazer a diferença para a segurança de todos. Ela conta que costuma atravessar a rua assustada, por presenciar muitos casos de desrespeito ao semáforo. “O motorista tem que ter essa consciência, ter essa preocupação com a vida dele e com a vida das pessoas também. A pressa é o final de tragédias”, lembrou.
Foi justamente buscando promover esta conscientização que a iniciativa foi levada às ruas, explica a coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Pereira. “A arte-educação desempenha um papel crucial na sensibilização da população, promovendo a reflexão e o diálogo. Os esquetes teatrais oportunizam, assim, o diálogo com diferentes atores do trânsito, para que todos prezem pela segurança do pedestre”.
Estatística
Os pedestres são os usuários mais vulneráveis no trânsito, e eles seguem na segunda posição entre os que mais morrem em sinistros (acidentes) em Campinas. Este público representou quase 28% dos 159 óbitos registrados em 2023, em vias urbanas e rodovias (44 vidas perdidas). E são 29% (13) dos 45 óbitos em vias urbanas até julho de 2024.
Semob 2024
A programação da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas inclui diversas atividades, como capacitações para motoristas do transporte público coletivo, workshop para motociclistas, oficinas e vivências com crianças e jovens de escolas e instituições.
Também tem blitze educativas com motociclistas, esquetes teatrais nas faixas de pedestres para conscientização sobre travessia segura, ações educativas em bares para conscientização sobre os riscos da combinação álcool e direção, comemoração do Dia do Agente da Mobilidade Urbana, participação em caminhadas e encontros de ciclistas, simulado de atendimento de acidente com múltiplas vítimas, entre outras atividades.
Mais informações sobre a Semob 2024 estão disponíveis no hotsite www.emdec.com.br/semob. As atividades seguem até o início de outubro.