
Cerca de 1,4 mil motociclistas, principais vítimas do trânsito, receberam orientações focadas na redução de sinistros (acidentes) em três blitze educativas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) durante a Semana da Mobilidade Urbana (Semob). As concessionárias parceiras também distribuíram 220 antenas corta-pipa, item de segurança que previne ocorrências envolvendo linhas de pipa com cerol.
Nesta quarta-feira (25/09), a blitz foi realizada na avenida Dr. Moraes Salles, no Centro, em parceria com a Rota das Bandeiras, que distribuiu 120 antenas corta-fio. Prestadas por educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec, as orientações convidam os motociclistas a adotarem condutas responsáveis no trânsito e alertam principalmente sobre a velocidade excessiva, responsável por 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas em 2023 (83 mortes).
Representantes do Detran/SP realizaram uma intervenção de “faixa viva” nas travessias, que alertou condutores sobre a importância de respeitar as faixas de segurança, priorizar e proteger os pedestres.
Nos dias 19 e 24 de setembro, outras duas blitze educativas para motociclistas foram realizadas nas avenidas Lix da Cunha e Ruy Rodriguez, em parceria com as concessionárias Rodovias do Tietê e Via Colinas. Os parceiros também distribuíram acessórios de segurança (adesivos refletivos e spray de limpeza para viseiras).
Realizadas periodicamente ao longo de todo o ano, as blitze voltadas aos motociclistas são intensificadas durante a Semana da Mobilidade Urbana (Semob). Diferentemente das operações integradas de fiscalização, essas abordagens têm papel educativo e buscam conscientizar os motociclistas sobre comportamentos de risco que podem resultar em mortes no trânsito.
26 motociclistas perderam a vida em 2024
Os dados mais recentes monitorados pela Emdec indicam que 26 motociclistas morreram em vias urbanas de Campinas até agosto deste ano – 53% do total de 49 óbitos. Foram seis mortes a mais em relação ao mesmo período de 2023 – uma alta de 30%. No mês de agosto, foram três mortes – queda de 57% em relação ao mês de julho, quando sete motociclistas morreram. Em 2023, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias da cidade, representando 52% dos 159 óbitos.
A permanência desse público entre os que mais morrem no trânsito motivou as últimas três edições da campanha de segurança viária #Desacelera, que alertou sobre as consequências do excesso de velocidade.
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A Semob promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Até o dia 5 de outubro, a Emdec mobiliza a população em diversas ações de educação para mobilidade urbana, que buscam promover uma cultura de paz e a redução dos óbitos e lesões no trânsito. A programação completa pode ser consultada no site www.emdec.com.br/semob.