Emdec e AB Colinas distribuem antenas corta-pipa na Vila Mimosa, nesta quarta (26/06)
Conscientizar e educar para salvar vidas no trânsito. Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a região da Vila Mimosa recebe uma blitz educativa para motociclistas, com distribuição de antenas corta-pipa e material informativo da campanha #Desacelera. A ação envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a concessionária AB Colinas; e ocorre na avenida Ana Beatriz Bierrembach, próximo à altura do número 1.215, entre 8h e 10h.
A ação integra a campanha de segurança viária #Desacelera – “Não ultrapasse o limite da vida”, que conscientiza a população sobre as consequências da velocidade e é um convite para repensar a pressa no trânsito. A #Desacelera já distribuiu cerca de 510 antenas corta-pipa em quatro blitze educativas.
Em outra frente, os condutores, em especial motociclistas, são orientados sobre as regras de circulação e a importância de respeitar os limites de velocidade. Nesta quinta-feira (27/06), entre 7h e 8h45, estas abordagens ocorrem na Praça da Concórdia, na região do Parque Valença, no Campo Grande, com apoio do Corpo de Bombeiros. E na sexta (28/06), das 11h30 às 13h30, nos cruzamentos da avenida das Amoreiras com as ruas Jacy Teixeira de Camargo e Itapecerica da Serra, com apoio do Detran/SP.
Entre 2019 e 2023, a avenida das Amoreiras concentrou 4% dos 354 óbitos no trânsito em vias urbanas registrados no período. Foram 15 vidas perdidas, uma delas registrada em 2023.
Nos dias 24 e 25 de junho, receberam as orientações educativas cinco cruzamentos do distrito de Barão Geraldo, nas avenidas Albino José Barbosa de Oliveira e Santa Isabel; e dois cruzamentos da rua Dr. Pereira Lima, na região central. Desde o seu lançamento, no início de junho, a Desacelera já impactou cerca de 3,8 mil pessoas em 34 ações educativas, além de palestras de conscientização.
Orientações focam no excesso de velocidade e motociclistas
Esta é a terceira edição da campanha #Desacelera, justificada pela permanência da velocidade entre os principais fatores e condutas de risco em Campinas: ela esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais registrados; foram 52 mortes. Além disso, 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.
Além das ações educativas, a campanha inclui peças de comunicação, que conscientizam sobre os perigos da velocidade excessiva ou inadequada: mensagens em painéis estáticos, relógios digitais da Setec, spots na Rádio Educativa e vídeo educativo na EPTV.
Operações integradas de fiscalização também compõem a campanha #Desacelera, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito. Todas as informações sobre a campanha podem ser consultadas no endereço
www.emdec.com.br/desacelera.
Cronograma: campanha Desacelera
- 26/06 (quarta) | 8h às 10h
Avenida Ana Beatriz Bierrembach, próximo ao nº 1.215.
Com entrega de antenas corta-pipa e materiais informativos da #Desacelera
- 27/06 (quinta) | 7h às 08h45 | Praça da Concórdia – em parceria com o Corpo de Bombeiros
Rua Manoel Machado Pereira – Parque Valença.
- 28/06 (sexta) | 11h30 às 13h30 – em parceria com o Detran/SP
Avenida das Amoreiras x rua Jacy Teixeira de Camargo.
Avenida das Amoreiras x rua Itapecerica da Serra.