Nesta semana, crianças e adolescentes de quatro escolas de Campinas aprenderão uma lição para a vida toda: os cuidados para circular em segurança pela cidade. Três ações educativas, pensadas para diferentes faixas etárias, serão realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a partir desta terça-feira, dia 11 de junho. Além delas, outra iniciativa mira em quem já cresceu: a campanha #Desacelera levará orientação sobre os perigos do excesso de velocidade a condutores em diversos pontos da cidade.
Na terça-feira, dia 11, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Luis Gonzaga de Moura, no Centro, terão a oportunidade de conhecer de perto os impactos da combinação de direção e álcool, fator de risco presente em cerca de 32% dos sinistros (acidentes) fatais registrados em Campinas, em 2023, segundo o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pela Emdec. Eles participarão do “P.A.R.T.Y.” (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), projeto canadense que é aplicado em Campinas pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Emdec.
Em visita ao HC, os jovens assistirão a palestras sobre o tema e poderão conversar com vítimas de sinistros de trânsito, além de conhecerem os efeitos desses eventos no atendimento do hospital.
Já na quarta-feira, dia 12, alunos do Ensino Fundamental do Colégio Pedro e Rafael, na Vila São Bento, aprenderão sobre segurança no trânsito enquanto brincam com o “MiniCircuito de Trânsito”. Na atividade, levada à escola pela equipe de Educação da Emdec, as crianças fazem percurso em tapete que simula uma via, enquanto são orientados sobre calçadas, ciclovias e ruas, além de pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas.
E na quinta-feira, dia 13, os pequenos da Escola de Educação Infantil GOE-ANA, no Botafogo, e do Colégio Regina Angelorum, no Jardim Alvorada, receberão a visita do “Teatro de Fantoches”. Durante a apresentação, os personagens ensinam, de forma lúdica, sobre cuidados no trânsito.
#Desacelera orientará população sobre perigos do excesso de velocidade
Além nas novas gerações, quem já tem idade para conduzir veículos pela cidade também está na pauta educativa da Emdec. Ao logo da semana, cinco ações da campanha #Desacelera conscientizam a população sobre os riscos do excesso de velocidade, em pontos de grande circulação ou locais que constam em levantamento da Emdec sobre os “50 Pontos Críticos” de sinistralidade (acidentalidade) de Campinas, que considera a frequência e a gravidade de sinistros registrados em cada local.
A campanha #Desacelera tem este foco pois, em 2023, a velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais; e 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.
Nesta segunda-feira, dia 10, a abordagem educativa foi realizada pela manhã, em cinco cruzamentos, das seguintes vias: avenida Francisco Glicério x rua General Osório; av. Andrade Neves x av. Barão de Itapura; av. Orosimbo Maia x r. Delphino Cintra; av. João Jorge x r. Dr. Salles Oliveira.
Confira as próximas:
11/06 (terça) | 11h às 13h – em parceria com o Detran/SP
Avenida John Boyd Dunlop x Shopping das Bandeiras
Avenida John Boyd Dunlop x PUC-2
12/06 (quarta) | 11h às 13h - em parceria com a Rota das Bandeiras
Avenida Theodureto de Almeida Camargo, próximo ao número 835
Nesta ação, haverá entrega de antena corta-pipa a motociclistas.
13/06 (quinta) | 15h às 17h – em parceria com o Corpo de Bombeiros
Avenida Orosimbo Maia x rua Dr. Delphino Cintra x Rua José Paulino
14/06 (sexta) | 7h às 9h - em parceria com o Detran/SP
Avenida John Boyd Dunlop x Avenida Transamazônica
Campanha #Desacelera
Ao longo do mês de junho, as operações integradas farão parte do calendário de ações da campanha “#Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida”. Serão realizadas blitze semanais, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito. O objetivo é alertar sobre as consequências do principal fator de risco para sinistros em Campinas: a velocidade.