Manhã de domingo com chuva abençoada e temperatura na casa dos 16ºC. Mesmo com esses “ingredientes”, ciclistas aproveitaram o primeiro dia de reativação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul, neste domingo, dia 26 de maio. O espaço tem a proposta de aliar o uso da bicicleta para atividade esportiva saudável e sustentável, com um cenário onde está uma das sete maravilhas de Campinas, a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal); e a charmosa avenida Norte-Sul (José de Souza Campos).
A operação é realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O espaço estava suspenso desde 2020, por conta da pandemia da Covid-19.
O consultor comercial e, também, ciclista, Marcos Edilson Piassa, 61, foi conferir a abertura do espaço. “É excelente. Precisava, já fazia algum tempo. Campinas precisa de espaços como esse. Atividade física tem que ser incentivada”, afirmou.
Neste domingo, agentes da Emdec atuaram para monitorar e canalizar o trânsito com cones; além de orientação para a população. Educadores da Emdec e grupo de estudantes de Medicina da PUC Campinas realizaram ação educativa, promovendo a conscientização de motociclistas e motoristas, sobre o respeito ao compartilhamento das vias com os ciclistas. E aos ciclistas, sobre circulação segura. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, também ajudo na ação.
“Essa é mais uma ação para incentivar a mobilidade sustentável, o esporte. É importante que os condutores de veículos respeitem a ciclofaixa de lazer, os pedestres e a sinalização. Para que a gente possa ter um ambiente favorável para todos. A empatia é muito importante”, concluiu.
A expectativa da Emdec, neste início de retorno de operação da Ciclofaixa de Lazer, é de que o espaço receba de 100 a 150 ciclistas por edição. A operação será sempre realizada aos domingos e feriados, das 7h às 12h. Ela está dentro da tradicional “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no período das 7h às 13h.
A reativação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul é mais uma das ações do Maio Amarelo 2024, que tem como tema “Paz no trânsito começa por você”.
Trajeto
Com a Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul, são 12 km de rota para os ciclistas, totalizando ida e volta. Saindo da Lagoa do Taquaral, os ciclistas seguem para a Norte-Sul pela rua Duarte Coelho. Depois, pelas pistas internas das avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos, até a altura da rua Oriente.
A partir deste ponto, os ciclistas acessam a ciclovia Norte-Sul, no canteiro central da via, com 1,3 km de extensão, até a rua Gustavo Armbrust. No fim da ciclovia, é possível realizar o retorno para o sentido contrário, novamente até a Lagoa.
História
A primeira edição da Ciclofaixa de Lazer ocorreu em janeiro de 2011. Com percurso saindo do Centro, do Largo do Rosário (marco zero), o trajeto tinha 18 km de extensão (percurso de ida e volta).
No sentido Centro x Taquaral, os ciclistas percorriam as vias Francisco Glicério (Largo do Rosário e Largo do Pará), Aquidaban, General Marcondes Salgado (Bosque dos Jequitibás), José de Souza Campos (Norte-Sul), Júlio Prestes, Dr. Heitor Penteado (Lagoa do Taquaral) e Rua Vital Brasil (Praça Arautos da Paz).
Já no sentido Taquaral x Centro, os ciclistas percorriam as vias Dr. Heitor Penteado, Vital Brasil, Júlio Prestes, José de Souza Campos, Dr. Moraes Salles (subida da lateral do Viaduto Laurão), Coronel Quirino, Aquidaban e Francisco Glicério, passando pelo Largo do Pará até o Largo do Rosário.
CTB
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transitar com motos, carros e outros veículos na Ciclofaixa de Lazer, durante o horário de funcionamento. A infração é considerada gravíssima, com a aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já a multa é de R$ 880,41, pois o valor da infração gravíssima é multiplicado por três neste caso, devido ao risco causado aos ciclistas.