Manhã de domingo ensolarada, céu aberto e temperatura agradável. Composição perfeita para uma boa pedalada, em prol da paz no trânsito. Com esses ingredientes, cerca de 500 ciclistas participaram, neste 19 de maio, do Passeio Ciclístico do Maio Amarelo 2024, com o tema “Paz no trânsito começa por você”.
Organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o evento foi no Distrito de Barão Geraldo. Foram 6,2 km de intensidade leve. O Passeio reuniu muitas famílias, grupos de amigos e de ciclistas. Também ocorreu o passeio ciclístico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), voltado para funcionários e professores, e os respectivos familiares. Com percurso dentro da universidade, o propósito foi arrecadar brinquedos novos, que serão doados para crianças inscritas em programas sociais.
Dois passeios é um objetivo em comum: buscar uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação. Principalmente envolvendo ciclistas.
O pequeno João, de cinco anos, estava acompanhado pelos pais, Alana e Daniel Oliveira. Ele definiu o que sente quando anda de bicicleta. “Andar de bicicleta é muito importante para gente, porque quando a gente tá pedalando, a gente está usando as nossas forças para uma diversão”, concluiu. Alana destacou a segurança: “A gente sempre anda de bicicleta, aqui na Unicamp. Mas nem sempre é seguro, por conta dos carros. O Passeio é muito bom, porque a gente usa o espaço de uma forma segura e tranquila”.
Kryslane Paixão estava com o filho Gael Davi, de quatro anos. Ela também aprovou o Passeio. “É o nosso segundo ano participando. A gente sempre ‘tá’ acompanhando. E eu sempre estou com ele, praticando atividade física. Anda de bicicleta, faz corrida de rua, natação. Isto tudo é muito importante”.
Wesley Bezerra estava com a esposa, Vanessa , e os filhos Bento, de três anos, e Pedro, de 11. “É excelente para incentivar o pessoal a se movimentar. Movimento gera energia”, argumentou.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, também participaram do evento. Representando a Câmara Municipal estava o vereador Paulo Haddad. “É muito importante, no mês do Maio Amarelo, chamar a atenção de toda a sociedade, sobre o respeito ao ciclista, o respeito ao próximo. Nós tivemos queda no número de mortes de ciclistas no trânsito, de 2022 para 2023; e vamos continuar o trabalho para que a gente possa, cada vez mais, ampliar o sistema cicloviário. Isto tem sido feito pelo governo Dário Saadi. E vamos continuar ampliando”, afirmou Riverete.
O grupo de ciclistas Pangaré’s chamou a atenção para um acidente, ocorrido no início de maio, na avenida Orosimbo Maia, onde dois membros foram atingidos por um carro. O motorista evadiu-se do local, sem prestar socorro. Na ocasião, o prefeito Dário Saadi determinou que o veículo e condutor fossem identificados, o que ocorreu na sequência, com o uso das câmeras de monitoramento da Guarda Municipal (GM).
Acidentalidade envolvendo ciclistas
Em 2023, cinco ciclistas perderam a vida na malha urbana de campinas. Neste ano (2024), ocorreu uma morte, em fevereiro.
Sistema cicloviário
Na última quarta-feira, dia 15 de maio, Campinas atingiu 102,38 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrota e calçadas compartilhadas), com a entrega da Rota Cicloviária Florence II – Pirelli. Com 1 km, a nova rota interliga três outras ciclovias: Florence II, Pirelli – Sirius e Pirelli – Satélite Íris, chegando até a ciclovia da Bela Aliança.
Também proporciona a integração com o transporte público coletivo. Ela passa por duas estações do BRT (Rossin e Florence); e está próxima ao Terminal BRT Satélite Íris.
Ainda no mês de maio, mais duas rotas cicloviárias serão entregues: Garcia – Aurélia (1,70 km) e Vila União (3,4 km).
Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que significa atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.
Neste ano, o Movimento tem o tema “Paz no trânsito começa por você”; e propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação.
Toda a programação do Maio Amarelo 2024 está disponível no
hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo.