As operações de fiscalização integradas, que envolvem a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal e a Polícia Militar resultaram em 123 autuações ao longo desta semana. Em outra frente, após receber informações do banco de dados da Emdec, a Guarda Municipal apreendeu nesta sexta-feira (17/11), na avenida Ruy Rodriguez, uma motocicleta com histórico de 861 infrações e débitos de R$ 175,3 mil em multas.
Ao longo da semana, foram realizadas três operações integradas de fiscalização. Nesta sexta-feira (17/11), a ação envolveu a Emdec e a Guarda Municipal, na avenida Waldemar Paschoal (sentido bairro – Centro), sob o viaduto da Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli. Foram 66 veículos abordados e 66 autuações, sendo 56 aplicadas a motocicletas e 10 a automóveis. Doze motocicletas foram recolhidas ao Pátio. Uma delas apresentava histórico de 99 infrações e R$ 23,6 mil de débitos em multas.
Na quinta-feira (16/11), recebeu a operação a avenida Cônego Antônio Roccato (sentido Centro – bairro), na altura da Escola Técnica Estadual “Conselheiro Antônio Prado” (Etecap), envolvendo a Emdec e a Guarda Municipal. Foram 49 abordagens e 27 autuações, sendo 22 aplicadas a motocicletas e cinco em automóveis. Seis veículos (cinco motocicletas e um carro) foram encaminhados ao Pátio.
E na terça-feira (14/11), a operação ocorreu na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli, altura da Cônego Cipião, envolvendo a Emdec e a Polícia Militar. Foram 18 abordagens e 30 autuações no total, sendo 12 aplicadas a carros e 18 a motocicletas. Quatro motocicletas foram recolhidas ao Pátio Municipal. Na ocasião, foi apreendida uma motocicleta com placa falsa. O condutor foi encaminhado ao Distrito Policial e a motocicleta recolhida ao Pátio Municipal.
Nas três ações, 215 motociclistas e passageiros foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras, visando a prevenção de sinistros (acidentes).
Duas frentes de atuação
Nas operações integradas de fiscalização, a Emdec e as forças de segurança buscam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. Em outra a frente, ocorre a ação integrada de inteligência. Câmeras de monitoramento flagram veículos conduzidos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. A informação é compartilhada com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão.
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|