Sugestões para mudanças de circulação, implantação de semáforos e para ampliar a abrangência do transporte público, dúvidas sobre o PAI-Serviço e sobre a emissão de credencial de vagas exclusivas. Essas foram algumas das solicitações ouvidas da população do Campo Grande durante a primeira edição do “Emdec pra Gente”, realizado na Praça da Concórdia na manhã deste sábado, 30 de setembro. A iniciativa é levada aos bairros e busca aproximar a população e esclarecer sobre os serviços prestados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Durante a ação, uma equipe da Emdec emitiu 13 credenciais para uso de vagas exclusivas (10 para idosos e três para pessoas com mobilidade reduzida) e registrou diversas solicitações e sugestões no “Fale Conosco Emdec”, via aplicativo. As equipes também orientaram sobre abertura e consulta de protocolos e utilização das linhas do BRT. A Transurc registrou cadastramento para emissão de Bilhete Único.
A população também foi orientada sobre os serviços disponíveis e as formas de utilização dos canais remotos da Emdec – telefone 118, Fale Conosco Emdec Web, aplicativo, chatbot e WhatsApp (19 3731-2910).
População aprova formato nos bairros
Moradora do bairro Santa Clara, Karina Santana Correia Cesar, 31 anos, recebeu orientações sobre o regramento e as formas de utilização do PAI-Serviço, programa que garante transporte gratuito para pessoas com restrição severa de mobilidade. O filho, de três anos, é autista e tem dificuldades de locomoção. “Gostei bastante da iniciativa. Já tinha acessado o site, mas consegui tirar as dúvidas com mais facilidade pessoalmente”, disse.
O comerciante Jorge Fernado de Almeida Helker foi orientado sobre a emissão de guia de pagamento de multa de trânsito e conseguiu resolver a necessidade na hora. “Precisamos de mais iniciativas desse tipo na região. Sentimos que há essa carência para termos acesso mais fácil aos serviços públicos”, disse.
A dona de casa Denise Gomes Gonçalves da Silva aproveitou a ação para fazer o cadastro do Bilhete Único para a filha de 13 anos. “Achei ótima a iniciativa, o fato de trazer serviços para o bairro facilitou a minha vida”, disse.
190 antenas corta-pipa foram entregues
O “Emdec pra Gente” levou ainda ações educativas sobre segurança na mobilidade à Praça da Concórdia. Houve orientações de segurança para motociclistas e 190 antenas corta-pipa foram entregues, além de informativos da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que alerta sobre a importância do respeito aos limites de velocidade.
O motociclista Joamir Ferreira recebeu a antena e as orientações e destacou que esse tipo de ação “é muito importante porque muitos motociclistas, especialmente os jovens, precisam ser orientados para que tenham mais consciência no trânsito”.
Para entender os efeitos do uso do álcool na direção, os participantes puderam percorrer um circuito utilizando óculos de realidade virtual que simulam diferentes dosagens alcoólicas. O público infantil pôde participar do minicircuito de trânsito e aprender sobre as regras de circulação em calçadas, ciclovias e ruas, nos papeis de pedestres, ciclistas e motoristas. O percurso é realizado de forma lúdica e os educadores também explicam sobre pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas.
Formato
O formato que aproxima a população já foi adotado pela Emdec em março e maio, quando foi realizado o “Emdec Itinerante” nos terminais Central e Campo Grande. As iniciativas também serviram para coletar solicitações, opiniões e sugestões dos munícipes, com foco no transporte público. O “Emdec pra Gente” integra as atividades da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023, que segue até o dia 3 de outubro.
A ação foi organizada pela área de Desenvolvimento Institucional da Emdec e mobilizou profissionais das áreas de atendimento; educação para mobilidade; planejamento do transporte; BRT; fiscalização e operação; comunicação; e manutenção.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|