![Ônibus Ônibus](img/bus_azul.png)
Vinicius Riverete, Roberta Mantovani e Fernando de Caires
Publicada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito, a série “Sinistros” (www.emdec.com.br/seriesinistros) foi discutida nesta sexta-feira (27/05) no Salão Vermelho do Paço Municipal.
Os realizadores e apoiadores analisaram diversos aspectos dos vídeos, que apresentam relatos ilustrados de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021, para orientar sobre segurança viária e conscientizar a população. O último dos cinco episódios de maio foi lançado no fim do evento.
Também estiveram presentes educadores e estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Carlos Gomes, que assistiram a dois dos episódios divulgados no site e nas redes sociais da Emdec e aprenderam sobre a origem e importância do material.
“Estou muito feliz por vocês terem transformado algo negativo em um trabalho que chama a atenção da sociedade. Precisamos inovar no jeito de mostrar, para que as pessoas se interessem e conscientizem. É fantástico”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, a integrantes do grupo criativo “O que te assombra?”, que desenvolveu as peças em parceria com a Emdec e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, também ressaltou o olhar humanizado da “Sinistros”: “Quando se fala nas 151 mortes no trânsito da cidade em 2021, é um número seco, mas a série conta as histórias dessas pessoas, que têm nome, família, mãe, pai ou filhos”.
O compositor, roteirista e idealizador do “O que te assombra?”, Thiago de Souza, falou sobre a experiência transformadora de trabalhar com os agentes da Mobilidade Urbana. Todas as produções investigam as causas das fatalidades, com depoimentos dos agentes que realizaram os atendimentos. “O trânsito é uma guerra, e se tem alguém combatendo isto no front, no dia a dia, são os agentes. Eles emprestam todos os limites humanos, pois presenciam tudo, dos acidentes às consequências, e precisavam contar essas histórias”, comentou.
Imagem do quinto episódio
A gerente de Educação para a Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani, mediadora do encontro, estimou que as mobilizações do Maio Amarelo Campinas 2022, onde se iniciou a série, já alcançaram aproximadamente 30 mil pessoas, com o objetivo de reduzir as mortes e lesões no trânsito.
Também participou o diretor de Turismo da Prefeitura, Eros Vizel, que elogiou a iniciativa, por estar baseada em uma comunicação primorosa e na afetividade, no vínculo.
Já a analista de Educação da Emdec, Flávia de Matos Rodrigues, enfatizou o potencial da "Sinistros" enquanto ferramenta pedagógica.
A responsável pelo Núcleo de Violência e Acidentes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Crivelaro Ferreira, que está à frente do Programa Vida no Trânsito em Campinas, destacou que os vídeos conscientizam sobre as consequências das escolhas na circulação.
A analista de Mobilidade Urbana da Emdec, Sílvia Longhi, explicou os critérios de escolha dos casos retratados, observando a diversidade dos fatores de risco, em diferentes regiões do município.
E o gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas de Sá, refletiu sobre o papel fundamental dos agentes da Mobilidade Urbana para harmonizar o trânsito.
A série
Os primeiros cinco vídeos da série “Sinistros” ilustram ocorrências fatais de trânsito da Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris e próximo à PUC), Avenida das Amoreiras, Avenida San Conrado e Avenida Francisco Glicério. Estão previstos outros seis até novembro.
Desenvolvidas em estilo draw my life, as peças detalham os fatos, exploram fatores de risco e incentivam mudanças de comportamento. Os casos foram selecionados entre 144 que resultaram em óbitos no ano passado. A numeração segue a que foi utilizada pelo Comitê Intersetorial de Análise de Acidentes do Programa Vida no Trânsito.
O termo “sinistro” foi empregado porque “acidente” sugere um evento casual e inevitável, mas acidentes podem ser evitados. “Sinistro” também expressa dano, desastre, sem esta relação com fortuito ou inesperado. Por isso, está sendo gradualmente usada no Brasil a definição “sinistro de trânsito”, não “acidente de trânsito”, já que acidentes são passíveis de prevenção.
Caminhada
A caminhada dos participantes do evento pelas avenidas Benjamin Constant e Francisco Glicério até o Largo do Rosário foi cancelada, mas foi instalado um dos cinco laços colocados perto dos locais das ocorrências retratadas na série. No laço, há um QR Code, para que os munícipes apontem o celular e acessem a página www.emdec.com.br/seriesinistros.
Laço instalado no Largo do Rosário
Laços instalados próximo aos locais das ocorrências nas avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e San Conrado
Maio Amarelo 2022
Veja a programação e acesse materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 em www.emdec.com.br/maioamarelo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|