Um projeto de interligação de rotas cicloviárias no eixo da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), pretende consolidar o uso da bicicleta integrado ao transporte público coletivo e ao Corredor BRT Campo Grande. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta quinta-feira (11/11), a implantação de quatro trechos de ciclofaixas, que totalizam 7,4 km de extensão. A iniciativa da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) atende a uma reivindicação de movimentos cicloativistas.
Participaram da live de lançamento o secretário de Transportes, Vinicius Riverete; o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva; o Diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; o vereador Otto Alejandro, que representou a Câmara Municipal; e o representante do Pé na Estrada Bike Clube, Irineu Ramos.
Os quatro trechos de ciclofaixas serão implantados nas regiões do Jardim Florence / Pirelli (3,7 km), Jardim Garcia / Londres (2,1 km), Jardim Aurélia (0,9 km) e Satélite Íris / Pirelli (0,7 km). As ciclofaixas serão integradas a terminais e estações do BRT Campo Grande e contarão com paraciclos e bicicletários.
“Este primeiro lote de ciclofaixas ligará pontos, que apresentam demanda de ciclistas, até o Corredor da Avenida John Boyd Dunlop. Outras rotas estão sendo estudadas para ligar ciclovias existentes aos Corredores BRT. Esses estudos consideram, em primeiro lugar, a segurança dos ciclistas. A bicicleta é um modo de deslocamento sustentável e que promove a qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Dário Saddi.
O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, enfatizou que “este é um dia importante para o ciclismo da nossa cidade. Foi um grande avanço o debate promovido com a categoria. E seguimos estudando novas propostas para interligação dos bairros aos Corredores BRT Campo Grande e Ouro Verde, por meio de ciclofaixas. Nosso objetivo é atender o anseio da população, sem perder de vista a segurança dos ciclistas e dos demais atores do trânsito”, disse.
Os projetos serão viabilizados com recursos municipais, com previsão de finalização em seis meses. Enquanto as ciclovias são segregadas, as ciclofaixas são adaptadas ao sistema viário existente, pela sinalização de uma parte da pista de rolamento para uso exclusivo pelas bicicletas.
O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, citou os fatores que foram considerados para a identificação das rotas cicloviárias: integração com estações e terminais, proximidade de pontos de interesse (escolas e centros de saúde) e ligação entre trechos de ciclovias existentes. “As ciclovias já estão presentes em nossa cidade. O desafio, agora, é promover as ligações, criando uma grande malha favorável ao deslocamento por bicicleta e que se integre ao transporte público coletivo. Para chegar a este modelo, colhemos muitas sugestões junto aos movimentos de ciclistas. Foi um processo muito rico para a cidade”.
O traçado da ciclofaixa Garcia / Londres começa na Rua Castelnuovo e segue pelas vias José Rosolem (marginal Av. JBD) e Ibirapuera, passando próximo à Estação BRT Garcia. Atenderá aos bairros Jardim Garcia, Jardim Londres e Vila Padre Manoel da Nóbrega.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|