Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Pátio Ferroviário vai receber Campinas Decor 2022

Notícias

ver todas
Pátio Ferroviário vai receber Campinas Decor 2022

Um importante passo para a conservação e a valorização do Pátio Ferroviário e da história do transporte no município foi dado nesta terça-feira, dia 9 de novembro. O prefeito Dário Saadi assinou um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Campinas, a Secretaria de Transportes (Setransp), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Campinas Decor para a realização da Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo na área do complexo ferroviário. 

Com a assinatura, o Pátio Ferroviário vai abrigar a mostra 2022, nos meses de julho e agosto; e o Prédio do Relógio será recuperado pela Campinas Decor, a exemplo do que foi realizado em imóveis como o Museu do Café (2003), Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2010), Estação Cultura (2011), Palácio de Cristal (2016), Fazenda Argentina (2018), Colégio Ateneu (2019), e, neste ano, o Colégio Cotuca.

A Mostra 2022 da Campinas Decor será a décima edição a ser realizada em um prédio de propriedade pública. A área do Pátio está cedida à Emdec, que responde pela conservação dos bens móveis e imóveis desse espaço, mas é de propriedade da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Durante o evento, o prefeito Dário Saadi manifestou a sua admiração pelo prédio histórico. “A paixão que tenho por esse centro histórico fez com que chegássemos num modelo que poderá viabilizar a reforma de todo o complexo. Essa parceria com a Campinas Decor é o primeiro passo”.

Para o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, “esse é um dia histórico, proporcionado por corajosos que aceitaram o desafio e pela equipe da Campinas Decor, que abraçou a ideia. Este é o início da revitalização da área central da cidade”. 

“É uma grande alegria dar concretude a este sonho. É o pontapé deste projeto ousado de ter o Pátio Ferroviário revitalizado. É uma honra ter como parceiros os organizadores da Campinas Decor, que sonharam conosco. Esse prédio é símbolo do progresso e dos tempos de desenvolvimento que vivemos. Em um ano, estará totalmente revitalizado e entregue à população, como espaço cultural permanente”, destacou o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. 

A diretora da Campinas Decor, Sueli Cardoso, agradeceu a oportunidade dada pela Administração Municipal, que possibilitou a parceria. “Quando olhamos para esse prédio grandioso, vemos que podemos demonstrar toda a nossa expertise e devolver esse patrimônio à população. Por se tratar de um prédio histórico, a recuperação é mais complexa, mas é muito prazeroso deixar este legado para a cidade”. 

Autoridades, expositores e público do evento tiveram ainda a oportunidade de visitar o Prédio do Relógio, que foi aberto aos convidados. Mais de 150 pessoas participaram do evento.

Acompanharam a cerimônia os secretários municipais Alexandra Caprioli (Cultura e Turismo), André Von Zuben (Gestão e Controle), Fernando Vanin (Esportes e Lazer), Gustavo Di Tella (Trabalho e Renda), José Tadeu Jorge (Educação), Luiz Guilherme Fabrini (Comunicação); representantes das autarquias Cidão Santos (Fundação José Pedro de Oliveira), Eduardo Coelho (IMA – Informática de Municípios Associados) e Valter Greve (Ceasa); além dos vereadores Luiz Carlos Rossini e Paulo Gaspar, que representaram a Câmara Municipal. 
 
 
 
 

Momento cultural
Para marcar o lançamento da Campinas Decor, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentou com o quinteto de metais e mais um percussionista. O quinteto é formado pelos músicos: Naber de Mesquita e Samuel Brizola (trompete), Isac Emerick (trompa), Wilson Dias (trombone/euphonium), Fransoel Decarli (trombone baixo) e Rodolfo Vilaggio (percussão). No repertório, além de Carlos Gomes e Ari Barrosos, foram apresentados outros clássicos. 

Histórico 
As negociações para que a Mostra mais importante do interior do País ocorresse no local foram iniciadas em abril deste ano, quando o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, que é arquiteto, propôs a ideia ao prefeito Dário Saadi. A partir daí, o prefeito passou a negociar com os organizadores da Mostra para realizar o evento no próximo ano no complexo e, com isso, recuperar a edificação escolhida.

“Ter a possibilidade de realizar a mostra em um prédio imponente como este e ainda poder ver que, após nosso trabalho, ele ganhará vida nova é um grande incentivo para a organização da Campinas Decor”, afirma Sueli Cardoso.  

O secretário de Transportes Riverete destaca ainda que “após a revitalização da Avenida Francisco Glicério, este é mais um marco para a valorização urbanística e cultural do Centro”. Já a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, enfatiza que esteve envolvida na organização do evento “porque o restauro do imóvel e a possibilidade de ter um novo local para receber cultura e entretenimento são importantes para toda a cidade”.

Construção centenária
Com 118 anos de história, o Prédio do Relógio foi inaugurado em 1903. A construção abrigou parte das Oficinas da Cia Mogiana, projetadas no final do Século XIX. No local, eram realizadas a reparação e a conservação das locomotivas. E, neste espaço, também foram construídas diversas locomotivas nos anos 20.

 
Expectativa e investimentos da mostra em 2022
A expectativa da organização da Campinas Decor para a edição de 2022 é receber um público similar ao das últimas mostras, de cerca de 30 a 32 mil visitantes. No total, estima-se um investimento de cerca de R$ 8 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. 

Os trabalhos envolvem um verdadeiro exército de profissionais - arquitetos, paisagistas, engenheiros, artistas plásticos, pedreiros, pintores, jardineiros, carpinteiros e entregadores, entre outros. 

Nos horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a reunir cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo. São gerados em média cerca de 1.500 empregos diretos durante as obras, além de outros 150 após a abertura da exposição para o público.  

Inscrições
Além de lançar oficialmente a nova edição e assinar o protocolo de intenções com o poder público, nesta terça-feira (09/11), a organização da Campinas Decor apresentou o cenário do evento para os profissionais interessados em participar como expositores.

Depois de conhecer os ambientes disponíveis e de assistir a uma apresentação sobre o projeto, os interessados se inscrevem para os três espaços que mais lhes agradarem. Após a realização das inscrições, a organização irá iniciar o processo de seleção dos expositores, seguindo critérios preestabelecidos. 

O processo deve ser concluído nas próximas semanas. A partir deste momento, além de definir o time de expositores, a organização iniciará também as negociações com patrocinadores, fornecedores e apoiadores do evento.  
As obras de recuperação e de montagem da mostra devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2022 e devem se estender por cerca de três meses.

Neste ano, a Campinas Decor recuperou o Colégio Cotuca, na sua 25ª edição, no período de 03 de setembro a 02 de novembro, tendo como cenário o prédio projetado por Ramos de Azevedo no início do século 20.
 
Com a recuperação do espaço um time de 89 arquitetos, designers de interiores e paisagistas, apresentou 58 ambientes internos e externos que se transformaram em lofts, studios, apartamentos, suítes, salas, home cinema, cozinha e espaço gourmet, entre outros, além de ambientes comerciais, como escritórios, restaurante, bar e café. 
Autor: Denise Pereira Última alteração em 09 de Novembro de 2021 às 18:57

Fotos




Veja mais

 ‘Balão do Londres’ recebe orientações sobre segurança viária nesta sexta (19/04)

 Agentes da Emdec monitoram Caminhada Saudável no Distrito de Barão Geraldo

 Blitz na Aladino Selmi e em Sousas somam 73 autuações e 17 veículos removidos ao Pátio

 Para melhor atendimento, Emdec capacita sobre comunicação interpessoal

 Trecho da Ruy Rodriguez, em frente ao Terminal Ouro Verde, recebe trabalhos de fresa e recape

 “Motos barulhentas”: mais de cem já foram removidas ao Pátio em 2024

 Setransp altera circulação em vias no Jardim Aparecida e Loteamento Dom Pedro

 Emdec adia alteração no trajeto da linha 237, no Satélite Íris

 Aumenta a busca por serviços em canais digitais da Emdec

 Linha 131 – Terminal Vida Nova terá ajustes na tabela horária a partir de quarta-feira (17 de abril)

 Linha 237 terá novo trajeto na região do Satélite Íris

 Jardim Nova Europa recebe inspeção veicular ambiental nesta terça e quarta (16 e 17/04)

 ‘Revivacidade’ na Delphino Cintra finaliza implantação de jardim

 Emdec recupera 285 placas e 150 cavaletes no 1º trimestre deste ano

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Almirante Richard Byrd, no Alto da Barra

 Trecho da avenida Jacaúna será interditado para realização da Festa de Santo Expedito

 Emdec abre concurso público com vagas em 10 áreas de atuação

 Linha 341 – Jardim São Gabriel tem nova tabela horária a partir de segunda (15 de abril)

 Trecho da Ruy Rodriguez terá bloqueio total no sábado e domingo (13 e 14/04)

 Campos Sales mantém bloqueio em duas faixas com a Onze de agosto nesta sexta (12/4)

 Campos Sales tem bloqueio na faixa central, nesta quinta (11/4), com a 11 de agosto

 Linhas 237 e 361 circulam com novos trajetos na próxima semana

 Emdec presta apoio operacional para “Corrida Bem-Estar” e “Cãominhada” no Taquaral

 Mais de 30 veículos passam por inspeção ambiental na Baden Powell

 Trajeto da linha 339 (Corujão) muda na Cidade Universitária e Mansões Santo Antônio

 Gratuito: Emdec distribui antena corta-pipa no Galleria Shopping

 Motocicletas com mais de R$ 30 mil em multas são apreendidas em duas blitze

 Trânsito na região do Nova Campinas terá abordagem educativa

 Baden Powell recebe inspeção veicular ambiental nesta terça e quarta (9 e 10/04)

 Linha 271 terá trajeto otimizado, a partir da próxima quinta, 11 de abril

 Emdec lança projeto piloto “Agente Presente”

 Emdec implanta desvio operacional na avenida JBD, a partir de segunda (08/04)

 Trecho da avenida Maria Emília de Angelis será bloqueado na segunda (08/04)

 Emdec fará substituição parcial das esferas da Campos Sales

 Corrida dos Distritos: Emdec realiza operação de trânsito para etapa do domingo (7/4)

 Trecho da avenida Ruy Rodriguez será bloqueado neste sábado, 6 de abril

 Fiscalizações nas avenidas John Boyd Dunlop e Norte-Sul realizam 139 autuações

 Mortes de motociclistas em vias urbanas caem 63% no primeiro bimestre de 2024

 “Super drone” contra a dengue: Emdec apoia combate ao Aedes Aegypti

 Emdec reforça frota e reduz intervalos de alimentadoras do Campos Elíseos

 Linha 134 atenderá Unicamp e PUCC no período noturno

 Inspeção ambiental itinerante segue na Praça da Concórdia nesta quinta (04/04)

 Emdec distribuirá antenas corta-pipa no shopping Iguatemi, nesta sexta (05/04)

 Cinco linhas alimentadoras terão mais ônibus e intervalos reduzidos

 Praça da Concórdia recebe inspeção veicular ambiental nesta terça (02/04)

 Operação do BRT Ouro Verde completa um ano e linha BRT10 alcança 13,3 mil usuários

 Trajeto da linha 192 muda na região do Campo Belo

 Obras da José Paulino: instalação de novo calçamento avança

 Agenda para atendimento presencial da Emdec já está aberta

 Operação Emdec / GM resulta em 102 autuações na Ludgero Maselli e no Parque Oziel



Página 1 de 206

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia