Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Pátio Ferroviário vai receber Campinas Decor 2022

Notícias

ver todas
Pátio Ferroviário vai receber Campinas Decor 2022

Um importante passo para a conservação e a valorização do Pátio Ferroviário e da história do transporte no município foi dado nesta terça-feira, dia 9 de novembro. O prefeito Dário Saadi assinou um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Campinas, a Secretaria de Transportes (Setransp), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Campinas Decor para a realização da Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo na área do complexo ferroviário. 

Com a assinatura, o Pátio Ferroviário vai abrigar a mostra 2022, nos meses de julho e agosto; e o Prédio do Relógio será recuperado pela Campinas Decor, a exemplo do que foi realizado em imóveis como o Museu do Café (2003), Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2010), Estação Cultura (2011), Palácio de Cristal (2016), Fazenda Argentina (2018), Colégio Ateneu (2019), e, neste ano, o Colégio Cotuca.

A Mostra 2022 da Campinas Decor será a décima edição a ser realizada em um prédio de propriedade pública. A área do Pátio está cedida à Emdec, que responde pela conservação dos bens móveis e imóveis desse espaço, mas é de propriedade da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Durante o evento, o prefeito Dário Saadi manifestou a sua admiração pelo prédio histórico. “A paixão que tenho por esse centro histórico fez com que chegássemos num modelo que poderá viabilizar a reforma de todo o complexo. Essa parceria com a Campinas Decor é o primeiro passo”.

Para o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, “esse é um dia histórico, proporcionado por corajosos que aceitaram o desafio e pela equipe da Campinas Decor, que abraçou a ideia. Este é o início da revitalização da área central da cidade”. 

“É uma grande alegria dar concretude a este sonho. É o pontapé deste projeto ousado de ter o Pátio Ferroviário revitalizado. É uma honra ter como parceiros os organizadores da Campinas Decor, que sonharam conosco. Esse prédio é símbolo do progresso e dos tempos de desenvolvimento que vivemos. Em um ano, estará totalmente revitalizado e entregue à população, como espaço cultural permanente”, destacou o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. 

A diretora da Campinas Decor, Sueli Cardoso, agradeceu a oportunidade dada pela Administração Municipal, que possibilitou a parceria. “Quando olhamos para esse prédio grandioso, vemos que podemos demonstrar toda a nossa expertise e devolver esse patrimônio à população. Por se tratar de um prédio histórico, a recuperação é mais complexa, mas é muito prazeroso deixar este legado para a cidade”. 

Autoridades, expositores e público do evento tiveram ainda a oportunidade de visitar o Prédio do Relógio, que foi aberto aos convidados. Mais de 150 pessoas participaram do evento.

Acompanharam a cerimônia os secretários municipais Alexandra Caprioli (Cultura e Turismo), André Von Zuben (Gestão e Controle), Fernando Vanin (Esportes e Lazer), Gustavo Di Tella (Trabalho e Renda), José Tadeu Jorge (Educação), Luiz Guilherme Fabrini (Comunicação); representantes das autarquias Cidão Santos (Fundação José Pedro de Oliveira), Eduardo Coelho (IMA – Informática de Municípios Associados) e Valter Greve (Ceasa); além dos vereadores Luiz Carlos Rossini e Paulo Gaspar, que representaram a Câmara Municipal. 
 
 
 
 

Momento cultural
Para marcar o lançamento da Campinas Decor, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentou com o quinteto de metais e mais um percussionista. O quinteto é formado pelos músicos: Naber de Mesquita e Samuel Brizola (trompete), Isac Emerick (trompa), Wilson Dias (trombone/euphonium), Fransoel Decarli (trombone baixo) e Rodolfo Vilaggio (percussão). No repertório, além de Carlos Gomes e Ari Barrosos, foram apresentados outros clássicos. 

Histórico 
As negociações para que a Mostra mais importante do interior do País ocorresse no local foram iniciadas em abril deste ano, quando o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, que é arquiteto, propôs a ideia ao prefeito Dário Saadi. A partir daí, o prefeito passou a negociar com os organizadores da Mostra para realizar o evento no próximo ano no complexo e, com isso, recuperar a edificação escolhida.

“Ter a possibilidade de realizar a mostra em um prédio imponente como este e ainda poder ver que, após nosso trabalho, ele ganhará vida nova é um grande incentivo para a organização da Campinas Decor”, afirma Sueli Cardoso.  

O secretário de Transportes Riverete destaca ainda que “após a revitalização da Avenida Francisco Glicério, este é mais um marco para a valorização urbanística e cultural do Centro”. Já a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, enfatiza que esteve envolvida na organização do evento “porque o restauro do imóvel e a possibilidade de ter um novo local para receber cultura e entretenimento são importantes para toda a cidade”.

Construção centenária
Com 118 anos de história, o Prédio do Relógio foi inaugurado em 1903. A construção abrigou parte das Oficinas da Cia Mogiana, projetadas no final do Século XIX. No local, eram realizadas a reparação e a conservação das locomotivas. E, neste espaço, também foram construídas diversas locomotivas nos anos 20.

 
Expectativa e investimentos da mostra em 2022
A expectativa da organização da Campinas Decor para a edição de 2022 é receber um público similar ao das últimas mostras, de cerca de 30 a 32 mil visitantes. No total, estima-se um investimento de cerca de R$ 8 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. 

Os trabalhos envolvem um verdadeiro exército de profissionais - arquitetos, paisagistas, engenheiros, artistas plásticos, pedreiros, pintores, jardineiros, carpinteiros e entregadores, entre outros. 

Nos horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a reunir cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo. São gerados em média cerca de 1.500 empregos diretos durante as obras, além de outros 150 após a abertura da exposição para o público.  

Inscrições
Além de lançar oficialmente a nova edição e assinar o protocolo de intenções com o poder público, nesta terça-feira (09/11), a organização da Campinas Decor apresentou o cenário do evento para os profissionais interessados em participar como expositores.

Depois de conhecer os ambientes disponíveis e de assistir a uma apresentação sobre o projeto, os interessados se inscrevem para os três espaços que mais lhes agradarem. Após a realização das inscrições, a organização irá iniciar o processo de seleção dos expositores, seguindo critérios preestabelecidos. 

O processo deve ser concluído nas próximas semanas. A partir deste momento, além de definir o time de expositores, a organização iniciará também as negociações com patrocinadores, fornecedores e apoiadores do evento.  
As obras de recuperação e de montagem da mostra devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2022 e devem se estender por cerca de três meses.

Neste ano, a Campinas Decor recuperou o Colégio Cotuca, na sua 25ª edição, no período de 03 de setembro a 02 de novembro, tendo como cenário o prédio projetado por Ramos de Azevedo no início do século 20.
 
Com a recuperação do espaço um time de 89 arquitetos, designers de interiores e paisagistas, apresentou 58 ambientes internos e externos que se transformaram em lofts, studios, apartamentos, suítes, salas, home cinema, cozinha e espaço gourmet, entre outros, além de ambientes comerciais, como escritórios, restaurante, bar e café. 
Autor: Denise Pereira Última alteração em 09 de Novembro de 2021 às 18:57

Fotos




Veja mais

 Emdec promove novos ajustes na operação dos ônibus

 Mais 15 bairros recebem diversas frentes de sinalização viária

 “Portal do Transportador”: Emdec lança agendamento on-line da inspeção veicular

 Trecho da Rua Barreto Leme terá bloqueio viário no sábado (22/01)

 Visitas individuais à Minicidade da Emdec permanecem abertas

 Emdec testa adoção de faixa reversível na Rua Coronel Quirino

 Ações educativas presenciais são suspensas para prevenir transmissão do coronavírus

 Sete bairros de Campinas recebem reforço da sinalização viária

 Terminal Padre Anchieta passa por reforma e ganha novos bancos

 Emdec promove aumento na frota de 26 linhas de ônibus

 Blitz educativa conscientiza 90 motociclistas no Parque D. Pedro Shopping

 Trecho da Avenida Milton Christini ficará interditado entre os dias 17 e 19 de janeiro

 Emdec apresenta processos de desburocratização em Bauru

 Blitz educativa mobiliza motociclistas no Parque D. Pedro Shopping, nesta sexta (14/01)

 Prefeito lança programa de segurança para motociclistas e motos

 Av. Prestes Maia ganhará baia para acomodação dos ônibus na saída para as rodovias

 São Bernardo recebe blitz educativa para motociclistas, nesta terça-feira (11/01)

 QR Code para nova identificação do transporte por aplicativo já está disponível

 Trechos da Avenida Prestes Maia com bloqueios parciais por período de 30 dias

 Pátio Municipal terá primeiro leilão on-line do ano com 396 lotes para arremate

 Prefeito anuncia mudanças na Emdec e na Secretaria de Transportes

 Região central recebe ações de segurança viária voltadas para pedestres

 Ações educativas voltadas a motociclistas prosseguem ao longo do mês de janeiro

 Acesso da Avenida Camucim terá bloqueio total entre os dias 06 até 17/01

 Nova linha fará ligação entre o Parque Cidade e o CDHU, a partir de 05 de janeiro

 Tarifa de transporte terá reajuste abaixo da inflação a partir do dia 03/01

 Terminal Padre Anchieta recebe totens com resumo do itinerário das linhas do local

 Serviços essenciais prestados pela Setransp / Emdec serão mantidos no feriado de Ano Novo

 Trecho da Rua Guatemala terá sentido único, a partir do dia 29 de dezembro

 Abordagens educativas orientam sobre uso correto das áreas de acomodação para motos

 Restituição de 90 multas anuladas pela justiça poderá ser solicitada, a partir de 03 de janeiro

 Trecho da Rua Vitor Meirelles ficará interditado entre os dias 27 e 30 de dezembro

 Setransp / Emdec mantêm serviços essenciais durante feriado prolongado de Natal

 Pista interna da Av. Dr. Heitor Penteado terá bloqueios até o dia 23 de dezembro

 Abordagens educativas orientam sobre uso correto das áreas de acomodação para motos

 Setransp e Emdec levam Minicircuito de Trânsito à 'Rua Viva'

 Ciclo de formação de guardas municipais para fiscalização de trânsito é encerrado

 "Inclusão e mobilidade" é tema de capacitação de motoristas do PAI-Serviço

 Setransp / Emdec promovem ajustes no horário noturno das linhas que atendem ao Dom Pedro

 Setransp / Emdec reativam operação da linha 389 e reforçam frota da linha 431

 Largo do Rosário terá blitz educativa para motociclistas, nesta sexta-feira (17/12)

 Setransp / Emdec farão operação especial para evento na Avenida Francisco Glicério

 População pode se manifestar até 22/12 sobre a nova licitação dos ônibus municipais

 Trecho da Rua Ferdinando Panatonni com bloqueio viário no dia 18/12 (sábado)

 Setransp / Emdec ativam novos semáforos em cruzamento no Parque Industrial

 Sinalização de área reservada para motocicletas é concluída em 10 cruzamentos

 Cruzamento do Jardim Planalto de Viracopos recebe novos semáforos

 IX CMTT discute segurança, inclusão e sustentabilidade nos deslocamentos

 Setransp / Emdec reforçam frota de quatro linhas

 Mais 20 abrigos “Andorinha” são instalados em bairros da cidade



Página 1 de 175

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia