Como forma de priorizar o transporte público coletivo no sistema viário, ampliando a eficiência do uso das vias para melhorar a qualidade do serviço, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantará novas faixas exclusivas para o tráfego de ônibus, na região central.
As duas primeiras fases do projeto preveem 2,5 km de faixas exclusivas e são focadas em vias que possuem três faixas de rolamento, no Centro. Na primeira etapa, as faixas preferenciais existentes nas avenidas Dr. Moraes Salles e Senador Saraiva (pistas externas) serão transformadas em faixas de uso exclusivo do transporte público. As vias a serem contempladas na segunda etapa estão sendo definidas pela Emdec.
As novas faixas exclusivas nestas duas avenidas beneficiarão, ao todo, 35 linhas e 100 mil usuários do transporte coletivo do município. Em ambas as vias, as faixas funcionarão de forma permanente, nas 24 horas do dia. A previsão é que a fase inicial seja totalmente implementada no início do segundo semestre, incluindo a sinalização viária.
Entre as vantagens da ampliação das faixas exclusivas estão a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; otimização do tempo das viagens na região central; diminuição do consumo do diesel e da emissão de poluentes. Além disso, a priorização dos ônibus no uso do espaço viário amplia a competitividade do transporte público nos deslocamentos em relação ao automóvel.
Campinas possui 4,3 mil quilômetros de vias, sendo que em 32% do sistema viário – o correspondente a 1,4 mil quilômetros – existe a circulação de ônibus do transporte público. Porém, neste conjunto de vias onde o ônibus circula, menos de 1% conta com faixas exclusivas – são 19,7 quilômetros.
“O nosso foco é privilegiar o transporte público coletivo nos deslocamentos pelo sistema viário, melhorando o seu desempenho. Com as faixas exclusivas, reduzimos o tempo de viagem nos percursos da área central e eliminamos os conflitos na disputa pelo uso do sistema viário”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
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