Dando sequência ao processo de reforço da sinalização de trânsito em eixos viários que apresentam trechos onde a velocidade máxima permitida varia, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) implantou, nesta quarta-feira (03/03), nova placa educativa no Túnel Joá Penteado e na Avenida Ruy de Almeida Barbosa.
O novo modelo de sinalização, desenvolvido pela Emdec, reforça a mudança da velocidade regulamentada nos trechos, por meio da mensagem educativa “A partir desse ponto, 50 km/h”. O projeto tem como objetivo ampliar a segurança viária e estimular o cumprimento da velocidade regulamentada em cada trecho.
“Ao desenvolver a sinalização educativa, buscamos intensificar a comunicação ao motorista, prevenir acidentes e preservar vidas no trânsito”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
Por se tratar de um trecho em curva, a sinalização na entrada do Túnel Joá Penteado foi reforçada, com placa indicando a velocidade máxima permitida de 40 km/h, no sentido Centro-bairro. Já no sentido bairro-Centro, a placa reforça a redução da velocidade permitida em vigor, de 60 km/h para 50 km/h. Pelo Túnel Joá Penteado e pela Avenida Ruy de Almeida Barbosa circulam, em média, 20,4 mil veículos diariamente.
“Na entrada e na saída do túnel, ocorre transição de luminosidade em curto espaço de tempo. Em razão disso, o alerta aos motoristas tem o intuito de ampliar a segurança viária”, explica Camargo e Silva.
O projeto contempla eixos viários que possuem equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) e expressivo fluxo de veículos diário (Volume Veicular Diário - VDM). A primeira via a receber a nova sinalização foi a Avenida Lix da Cunha (sentido bairro – Centro), no último dia 24 de fevereiro. Instalada após a Estação de Transferência Alberto Sarmento, a nova placa indica a redução da velocidade máxima em vigor, de 70 para 60 km/h. A medida amplia a segurança na via expressa para motoristas do tráfego comum e do sistema de transporte público.
As implantações serão semanais. Confira os próximos pontos que serão contemplados com a nova sinalização:
- Avenida Cônego Antônio Roccato (Amarais): Conta com ciclofaixa, ou seja, existe a convivência entre o tráfego comum e ciclistas.
- Avenida Comendador Aladino Selmi – CDHU (ambos os sentidos):
Nova placa indicará a redução da velocidade de 60 para 50 km/h, já em vigor.
O alerta considera a existência de cruzamentos semaforizados, travessias de pedestres e pontos de ônibus do sistema de transporte público.
VDM: 28,3 mil veículos/dia
- Rodovia Heitor Penteado / Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros (sentido Sousas):
Nova placa será instalada na altura do Clube de Cultura Artística, reforçando o ponto em que a velocidade máxima cai de 70 para 60 km/h.
O objetivo é destacar a transição do eixo rodoviário para o eixo urbano. Além disso, ampliará a segurança para os frequentadores do clube.
VDM: Rod. Heitor Penteado – 23,5 mil veículos/dia | Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros – 14,6 mil veículos/dia.
- Avenida Antônio Carlos Salles Júnior / Avenida Princesa D’Oeste (ambos os sentidos):
Nova placa será instalada na altura do Centro Cultural Louis Braille, indicando o ponto da redução da velocidade máxima permitida de 60 para 50 km/h, já existente.
O alerta aos motoristas leva em conta a presença de cruzamento semaforizado e a circulação de pessoas com deficiência visual.
VDM: Av. Antônio Carlos Salles Júnior – 17,5 mil veículos/dia | Av. Princesa D’Oeste – 55,4 mil veículos/dia.
- Avenida Luís Smanio / Avenida Theodureto de Almeida Camargo (sentido Taquaral):
Nova placa alertará sobre a redução da velocidade permitida já existente, de 60 para 50 km/h.
A Avenida Theodureto de Almeida Camargo conta com uma ciclovia. O alerta visa ampliar a segurança na convivência entre o tráfego comum e os ciclistas.
VDM: Av. Luís Smanio – 18,7 mil veículos/dia | Av. Theodureto de Almeida Camargo – 21,6 mil veículos/dia.
- Avenida Washington Luiz; e Avenida Magalhães Teixeira / Avenida Celso Silveira Resende: Contam com ciclovias, ou seja, são pontos onde há a convivência entre o tráfego comum e ciclistas.
Os Volumes Veiculares Diários consideram a média de dias úteis de períodos típicos (sem flutuações) relativos aos meses de setembro, outubro e novembro de 2019.