Uma nova versão do canal on-line de atendimento ao público da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Fale Conosco Emdec Web, está disponível para a população desde o mês de maio, no endereço www.emdec.com.br/faleconosco.
Duas novidades foram incorporadas ao formulário eletrônico. “Nossa filosofia é inovar, simplificar a vida da população e reduzir custos. O novo Fale Conosco Emdec Web segue esta linha, com foco na desburocratização do atendimento”, comenta secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Ao formalizar sua solicitação, o usuário agora pode anexar até seis arquivos em .PDF, .JPG ou .PNG. O avanço viabiliza a tramitação de documentos e a inclusão de imagens para embasar as solicitações.
Outra mudança é que deixou de ser obrigatório o cadastro prévio para envio da mensagem. Apesar de facultativo, a Emdec recomenda que dados como nome, e-mail e telefone sejam informados, salvo em denúncias que se justifiquem anônimas. O envio das informações embasa as estatísticas das solicitações enviadas ao órgão.
Além disso, ao informar um e-mail de contato, o munícipe recebe as atualizações sobre o andamento da solicitação registrada. Caso opte pelo registro anônimo, deverá consultar o status manualmente, pelo número do protocolo gerado. Tanto o cadastro quanto a consulta de solicitações também podem ser realizadas pelo aplicativo da Emdec, disponível para tablets e smartphones, para sistemas Android e iOS.
Passo a passo
• Fiscalização de trânsito – Reclamações e solicitações;
• Ônibus – Reclamações e solicitações;
• Sinalização – Implantação, alteração ou manutenção;
• Infrações/Multas – Esclarecimentos e solicitações;
• Atendimento – Esclarecimentos de protocolos;
• Outros assuntos – Diversos.
A partir da opção selecionada, o usuário deverá preencher os campos com as informações associadas. Na segunda tela, há um campo de no mínimo 20 e no máximo 1.200 caracteres para o registro da mensagem. Abaixo, a possibilidade de anexar até seis arquivos, como documentação e fotos, nas extensões .PDF, .JPG ou .PNG, com limite de 500 Kb por arquivo.
O próximo passo é identificar o local da ocorrência, informando o CEP. Uma vez selecionado o logradouro, basta acrescentar o número, possível complemento, bairro e ponto de referência. Na terceira e última tela, o solicitante deve optar por informar os dados de contato (nome, e-mail e telefone).
Transportadores
A habilitação do recurso de digitalização de documentos no “Fale Conosco Emdec Web”, foi estendida também aos taxistas, transportadores escolares, de ônibus fretados, permissionários do sistema alternativo de ônibus e transportadores que fazem mudanças/fretes em pontos fixos. Atualmente, a emissão on-line das guias de arrecadação das taxas correspondentes pode ser realizada na seção “
Transporte” do portal da Emdec.
Depois de quitar o boleto, o novo “Fale Conosco Emdec Web” entra em cena, permitindo que a categoria complete a regularização dos serviços a distância. O transportador deverá acessar a opção “Modais – Carga, Escolar, Fretado, Táxi e STAM” e informar o número do documento do transporte (COTAC, COTAX, Permissão). Na página seguinte, é necessário descrever detalhadamente o que está sendo regularizado e anexar os documentos exigidos, junto com o comprovante de pagamento da guia de arrecadação.
O número de protocolo gerado deve ser anotado para posterior acompanhamento da solicitação. A consulta pode ser feita na seção
Consulta de Protocolo do site ou pelo aplicativo da Emdec. O e-mail informado também recebe notificações sobre as atualizações na tramitação.
Canais de atendimento
• Fale Conosco Emdec 118: telefone em que as emergências de trânsito são atendidas 24 horas, na opção 1. Ligações de fora de Campinas devem ser feitas no (19) 3731-2910;
• Fale Conosco Emdec Postal (Correios);
• Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento da Sede, Agiliza Campinas e Poupatempo Campinas Shopping). A pandemia da Covid-19 causou alterações nos atendimentos – os balcões permanecem todos fechados.