Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Ciclovia de 1,3 km de extensão é entregue no Jardim Aurélia

Notícias

ver todas
Ciclovia de 1,3 km de extensão é entregue no Jardim Aurélia

A região do Jardim Aurélia agora conta com mais uma opção para a prática esportiva e o lazer. A Administração municipal entregou nesta terça-feira, 23 de junho, a obra de uma ciclovia de cerca de 1,3 km de extensão, no canteiro central da Avenida Rafael Tobias de Aguiar. Cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas. 

A ciclovia sai da altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera, seguindo até a altura da Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Teixeira Souza). 

A entrega virtual foi comandada pelo prefeito Jonas Donizette, em cerimônia realizada na Sala Azul do Paço Municipal, transmitida em rede social. Por conta do estado de quarentena no município, um vídeo apresentou todos os detalhes da ciclovia. 

O evento também contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; do Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Bernardelli; além de representantes de moradores da região. 

O prefeito Jonas Donizette destacou a ampliação da qualidade de vida proporcionada pela ciclovia. “O Jardim Aurélia é um bairro tradicional da cidade. Esse equipamento se soma às ciclovias que estamos construindo em avenidas importantes de Campinas. Estamos dando forma ao maior projeto de ciclovias que Campinas já teve”, disse. 

“Quando a Administração municipal assumiu, Campinas contava com pouquíssimas ciclovias, em torno de áreas de lazer. Gradativamente, estamos ampliando o sistema cicloviário. Temos, atualmente, outras cinco ciclovias em construção. Somados, são cerca de 20 quilômetros de ciclovias sendo construídas de forma simultânea”, destacou o secretário de Transportes. “São equipamentos para a população utilizar não só para o lazer, mas como modal de transporte, por meio da bicicleta”, completou Barreiro. 

O secretário de Serviços Públicos enumerou aspectos técnicos da ciclovia. “Essa obra foi uma grande conquista para os moradores do Jardim Aurélia, que há muitos anos pleiteavam a urbanização daquele ponto. A ciclovia conta com 2,5 mil metros quadrados de área de pavimento, 18 mil metros quadrados de áreas verdes, 60 postes e 120 luminárias. E a sinalização executada pela Emdec foi a cereja do bolo, mostrando claramente a extensão da obra, um verdadeiro convite ao uso”, enfatizou Paulella. 

A ordem de serviço que autorizou a construção da ciclovia no Jardim Aurélia foi assinada em setembro de 2019. Os investimentos foram da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos municipais e execução pela Secretaria de Serviços Públicos, incluindo materiais e mão de obra. 

Toda a sinalização do equipamento foi realizada pela Emdec, com investimento de R$ 110,3 mil. O projeto incluiu a sinalização horizontal (solo) e vertical cicloviária (placas).

Durante o evento, o prefeito assinou decreto denominando o equipamento como Ciclovia “José Simari Ferreira”. Conhecido como Taxinha, José Simari viveu 49 anos no Jardim Aurélia e morreu em 27 de junho de 1998. Foi ativo na Comunidade Católica Santa Edwirges, presidente do Clube Recreativo do Jardim Aurélia e atuante nas causas sociais.

  

Características
A Ciclovia “José Simari Ferreira” foi construída no canteiro central da avenida, em uma faixa de dois metros de largura. Os pedestres contam com uma pista de caminhada em toda a extensão. O canteiro central recebeu paisagismo, que incluiu o plantio de mudas de árvores. 
 
O equipamento conta com postes de iluminação em toda a extensão, com lâmpadas brancas de vapor metálico. O espaço também recebeu uma academia ao ar livre. 
 
A região beneficiada é predominantemente residencial e agora ganha mais uma opção de lazer e para a prática de atividades físicas, favorecendo a convivência entre os moradores da região. O percurso atende aos bairros Jardim Aurélia, Jardim do Vovô, Vila Proost Souza, Jardim Interlagos, Jardim Magnólia, Chácaras Cneo, Jardim Pacaembu, Jardim Bandeirantes e outros. Também atende aos alunos da Escola Estadual “Fabio Faria de Syllos”.
 
A ciclovia do Jardim Aurélia está integrada ao transporte público coletivo. A região já recebe a implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop, com previsão de entrega ainda em 2020.
 
Confira o vídeo de apresentação da ciclovia do Jardim Aurélia:

 
Sistema cicloviário
Campinas já acumula quase 46 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). A atual Administração municipal já entregou: Ciclovia do Campo Grande (5,12 km); Ciclovia de Barão Geraldo (1,9 km); ciclovia na Avenida Washington Luiz (1,4 km); ciclovia na Avenida Baden Powell (2,3 km); ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); ciclovia na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), com 1,3 km; ciclovia na Avenida Isaura Roque Quércia, continuação da Mackenzie (6,7 km); e três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida (2 km).
 
No momento, a Administração realiza a construção de duas novas ciclovias:
  • Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,9 km): canteiro central da Avenida das Amoreiras, sobre a orla do Córrego dos Patos, entre o Conjunto Habitacional Souza Queiroz e a Estação BRT Campos Elíseos (Rua Bragança Paulista x Avenida das Amoreiras).
  •  Residencial Sirius (2,1 km): canteiro central da Avenida Luis Esteves, Rua Mauro Pereira Machado e Avenida José Pacheco, entre a Avenida John Boyd Dunlop, próximo à Estação de Transferência Satélite Íris e o Conjunto Residencial Sirius.
A Emdec também trabalha na execução de ciclofaixas e ciclorrotas em Barão Geraldo, com 9,2 km. E outras três ciclovias estão em construção, como contrapartida de empreendimentos imobiliários:
 
• Piçarrão (5 km): Avenida João Batista Morato do Canto, conectando às avenidas Celso Silveira Rezende e Jorge Tibiriçá. 
• Opasa (3,7 km): faixa de duto cedida pela Transpetro; liga a região do Corredor Campo Grande / Vila Padre Manoel De Nóbrega à região do Corredor Ouro Verde / Jardim Santa Lúcia.
• Princesa D’Oeste (1,2 km): sobre o canteiro central da Avenida Princesa D’Oeste, no Jardim Proença. O traçado abrange o trecho entre a Rua Conde D'Eu e a Praça Agenor Oliveira Cartola. 
 
O sistema cicloviário do município contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões; e será articulado com os principais eixos do transporte. O objetivo é tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 22 de Julho de 2020 às 08:49

Fotos




Veja mais

 Trecho da Rua Irmã Serafina com bloqueio viário na sexta (03/12)

 Trecho da Rua Engenheiro Carlos Stevenson será interditado no sábado, 04 de dezembro

 Votação on-line para eleger os representantes do CMTT termina nesta terça, 30/11

 Trecho da Rua Pascoal Notte terá sentido único, a partir desta terça-feira, 30 de novembro

 Mais 1,35 km de faixas exclusivas são ativadas na Av. Orosimbo Maia, nesta terça (30/11)

 Setransp implanta sentido único de tráfego na Rua Pontal

 Eleição on-line dos representantes da população no CMTT entra na reta final

 Campinas firma parceria com o Instituto Magnus para incentivar uso de cão-guia

 Cruzamentos do Cambuí terão sinalização para travessia de pedestres

 Av. Orosimbo Maia ganha mais 1,35 km de faixas exclusivas para o transporte coletivo

 Setransp / Emdec alteram itinerário da linha 430 para otimizar a operação

 Campanha 3Rs promove blitz educativa para motociclistas na sede da SMCC, na sexta (26/11)

 Entorno da Mackenzie terá bloqueios para realização de cantata natalina

 Trecho da Avenida Norte-Sul com bloqueio viário para gravação do filme “Tração”

 Participação popular dá o tom da sessão pública da nova licitação do transporte coletivo

 Setransp / Emdec realizam operação especial de trânsito para partida Guarani x Goiás

 Cinco terminais terão frota reserva para atender demanda do Enem 2021

 Sessão pública apresenta bases do processo de licitação do transporte coletivo de Campinas

 Setransp / Emdec mantêm serviços essenciais durante feriado da Consciência Negra

 Itinerário da linha 416 terá alterações na região central e no Jardim do Lago

 Terminal Ouro Verde recebe vacinação contra a Covid até sexta-feira, 19 de novembro

 Trecho da Rua Alaíde Nascimento de Lemos com bloqueio viário nos dias 22 e 23/11

 Trecho da Avenida Milton Christini com bloqueio viário por nove dias a partir de 22/11 (segunda)

 Campo Grande e Ouro Verde recebem 30 abrigos “Andorinha”

 Setransp / Emdec ligam semáforo na região da Vila Marieta, na próxima terça, dia 16/11

 Administração inicia licitação do transporte com sessão pública

 Setransp / Emdec ampliam itinerário da linha 358 para atendimento ao Pq. Xangrilá e Pq. Lucimar

 Trecho da Rua Ferdinando Panatonni com bloqueio viário no dia 22/11 (segunda)

 Trecho de pista interna da Av. Dr. Heitor Penteado com bloqueio viário de 22 até 26/11

 Motociclistas participam de blitz educativa da Campanha 3Rs

 Setransp / Emdec pedem ressarcimento por danos à infraestrutura viária

 Trecho da Rua Delfino Cintra com bloqueio viário no domingo (14/11)

 Eleição on-line dos representantes da população no CMTT começa neste sábado, 13/11

 Blitz educativa para motociclistas acontece nesta sexta-feira (12/11)

 Administração Municipal anuncia ligações cicloviárias no distrito do Campo Grande

 Trecho da Rua Boaventura do Amaral com bloqueio viário nesta sexta (12/11)

 Setransp / Emdec mantêm serviços essenciais durante feriado da Proclamação da República

 Linhas 204 e 208 terão mudanças de itinerário para atender centro de educação infantil

 Setransp / Emdec ampliam itinerário das linhas 431, 432 e 434 para atender escola

 Setransp / Emdec ampliam itinerário das linhas 107 e 109 para atendimento ao Jd. Rosalina

 Setransp promove alterações de tráfego em quatro ruas da Vila Carlito

 Pátio Ferroviário vai receber Campinas Decor 2022

 Setransp/Emdec realizam último encontro do ano para professores

 Trajeto da linha 115 (Adhemar de Barros) é ampliado na Avenida Mercedes Benz

 Setransp e Emdec realizam operação de trânsito para o vestibular da PUC-Campinas

 Retomada a operação de linhas que atendem Campus da PUC e da Unicamp

 Período de candidaturas da população para o CMTT termina neste domingo, 07/11

 Blitz educativa alerta motociclistas sobre prevenção de acidentes

 Respeite, repense, reduza: campanha voltada à segurança viária de motociclistas é lançada

 Linhas 212 e 229 ampliam a circulação no Corredor Perimetral



Página 1 de 174

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia