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BRT campineiro atinge 92% de corredores pavimentados

A pavimentação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) no município atingiu, no final de maio, a marca de 92% de conclusão. Dos 36,6 quilômetros de corredores previstos no projeto, mais de 33 km receberam pavimento rígido (de concreto). 

Considerando o projeto de implantação do BRT campineiro como um todo, as obras atingiram 66,37% de desenvolvimento. Além da execução dos três corredores (Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral), o projeto inclui a construção de 18 obras de arte (pontes e viadutos), 37 estações e seis terminais. 

Dezesseis novas pontes e viadutos já estão em execução. Outras duas estão em fase de aprovação dos projetos executivos. Nas estações e terminais que compõem o BRT ocorrem trabalhos de acabamento em diferentes estágios, tais como instalação das estruturas metálicas, envidraçamento e identificação visual.  

Os dados foram apresentados pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, durante transmissão ao vivo em rede social, realizada nesta segunda-feira, 22 de junho. 

“Trata-se da maior obra que Campinas recebe em toda a sua história. As regiões do Campo Grande e Ouro Verde valorizaram cerca de 40% com essas obras de infraestrutura que vamos entregar para o município”, destacou o prefeito. “Quero agradecer a todos que souberam compreender as dificuldades dessa grande obra. A parte mais difícil já ficou para trás. Agora estamos colhendo os frutos das sementes que plantamos”, completou. 

Os dados apresentados referem-se à última medição, realizada no mês de maio. “Fisicamente, estamos num estágio um pouco mais evoluído. As obras de implantação dos Corredores BRT prosseguem no ritmo esperado e serão entregues para a população ainda em 2020”, detalhou Barreiro. 

O secretário de Transportes revelou que, no início de julho, a Administração municipal libera para a circulação de veículos mais um trecho de 1,5 km do Corredor BRT Campo Grande. O trecho a ser liberado fica na Avenida John Boyd Dunlop, desde a altura da Avenida Transamazônica até a Avenida Brasília, na região do Jardim Londres.

 

Confira a evolução percentual das obras, em cada lote:
  • Lote 1: 80,90% 
    Trecho 1 do Corredor Campo Grande (4,3 km), que liga a região central à Vila Aurocan | Corredor Perimetral (4,1 km).
  • Lote 2: 61,82% 
    Trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande, que liga a Vila Aurocan até o Terminal Itajaí (13,6 km).
  • Lote 3: 66,38% 
    Trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos (4,8 km). 
  • Lote 4: 62,42% 
    Trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que liga a Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova (9,8 km).
A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país beneficiará, diretamente, cerca de 450 mil pessoas. O custo total é de R$ 451,5 milhões.  Mais de 11 quilômetros de trechos dos Corredores BRT já foram liberados para circulação de veículos, nos últimos 10 meses. 
 
Veja imagens panorâmicas, que mostram a evolução dos Corredores BRT:
 

 
Transporte Público
Durante a transmissão ao vivo, o prefeito Jonas Donizette também anunciou que enviará ao Governo Federal, por meio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma proposta de aporte ao transporte público coletivo. O aporte proposto é de R$ 6 bilhões, a ser distribuído entre as grandes cidades. 
 
A iniciativa busca minimizar o desequilíbrio econômico-financeiro enfrentado pelo sistema, considerando o atual cenário de redução de passageiros durante o estado de quarentena. 
 
“Apesar desse cenário, negociamos com as empresas e cooperativas e conseguimos manter o atendimento aos usuários do transporte, sem que houvesse demissão de funcionários”, enfatizou o secretário de Transportes. 
 
Sobre a operação do transporte público frente ao fechamento do comércio, o prefeito Jonas Donizette explicou que não houve diminuição da frota circulante nesta segunda-feira, 22 de junho. “A Emdec faz um acompanhamento diário da operação e realiza os ajustes pontualmente, nos principais eixos do transporte, adequando a frota de veículos à demanda existente”, completou Barreiro.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 24 de Junho de 2020 às 09:09

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