Página Principal  / Notícias  / BRT Ouro Verde: trecho de 1,4 km é liberado para circulação na região do São Bernardo

Notícias

ver todas
BRT Ouro Verde: trecho de 1,4 km é liberado para circulação na região do São Bernardo

A primeira entrega parcial do ano de 2020 do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) foi realizada nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, sob olhar atento de moradores dos bairros São Bernardo e Parque Industrial. A Administração municipal liberou para a circulação de veículos um trecho de 1,4 quilômetros do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras. No total, já são mais de 11 quilômetros de corredores exclusivos do BRT abertos para circulação em menos de um ano e cerca de 230 mil usuários beneficiados. 

O trecho está inserido entre o viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330) e a Avenida Prefeito Magalhães Teixeira (na altura da Marginal do Piçarrão). A extensão liberada contempla os bairros São Bernardo e Parque Industrial. A região conta com diversos polos geradores de tráfego, tais como os hospitais Mário Gatti e Do Amor, a Escola Municipal Profª Geny Rodriguez, o Oba Hortifruti e o Tenda Atacado; além de diversos comércios e agências bancárias.

O prefeito Jonas Donizette formalizou a liberação do trecho durante a cerimônia realizada na futura Estação BRT São Bernardo. O ato contou com a participação de secretários municipais, vereadores, moradores da região, representantes e funcionários da empresa responsável pela obra; e funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Também participaram o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo; o ouvidor do Município, Sebastião Buani dos Santos; e o diretor-presidente da CCR AutoBan, Rogério Cezar Bahú.

“Um grande atributo dos engenheiros e operários é o de construir coisas em benefício das pessoas, como este importante trecho do BRT que estamos entregando hoje. De todas as qualidades que existem, talvez a maior delas seja a coragem; coragem para executar obras importantes para o munícipio”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante o evento.

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, comemorou mais uma etapa vencida da execução dos corredores. “Nós estamos fazendo um esforço gigantesco para entregar a obra dentro do prazo previsto. Essa é uma obra de primeiro mundo e a maior obra pública da história de Campinas. Além de resultar na modernização do transporte público, está aliada à revitalização de todo o espaço urbano”, disse o secretário de Transportes. 

  

 

Benefícios 
O trecho liberado é formado por seis faixas de rolamento no total, sendo quatro faixas expressas para os veículos em geral (duas faixas por sentido) e duas faixas exclusivas do sistema de transporte público coletivo (uma por sentido), junto ao canteiro central. As faixas por onde circulam os demais veículos receberam nova pavimentação asfáltica. A região também recebeu paisagismo no canteiro central. A sinalização viária foi totalmente revitalizada, tanto a vertical (placas), quanto a horizontal (solo).
 
As faixas exclusivas que integram o Corredor BRT Ouro Verde são executadas em pavimento rígido (concreto) e apresentam mais resistência ao fluxo intenso de veículos. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea, o que garante mais segurança aos usuários do transporte público no período noturno. 
 
Também será liberada para circulação a transposição da Amoreiras pela Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazaré, no sentido Centro, que foi interditada durante as obras. A velocidade máxima permitida passa a ser 50 km/h, ao longo de todo o trecho. 
 
As estruturas metálicas das futuras Estações BRT Parque Industrial e São Bernardo, que integram o corredor, estão montadas. A etapa de acabamento será executada gradativamente.
 
Operação Transporte  
Inicialmente, as faixas exclusivas do corredor serão utilizadas de forma expressa (sem paradas) pela linha 130 (Terminal Vida Nova / Terminal Central). O tempo de viagem será reduzido, favorecendo os cerca de 2 mil passageiros, que utilizam a linha diariamente. Outras 19 linhas de ônibus, que circulam no trecho liberado da Avenida das Amoreiras, seguem utilizando as paradas atuais, com embarque e desembarque pela faixa da direita. 
 
Ao todo, quase 74 mil passageiros que utilizam as 20 linhas diariamente serão beneficiados com a melhoria da fluidez viária na região e redução do tempo de viagem. Além da 130, circulam pelo trecho liberado as linhas 118, 121, 125, 131, 132, 133, 140, 141, 142, 153, 154, 161, 162, 163, 164, 213, 228, 317 e 404.
 
Liberações
Esta é a sexta liberação de trechos dos Corredores BRT no município, totalizando mais de 11 quilômetros. Os usuários do transporte público que utilizam os eixos Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, já sentem, em seu dia a dia, mais agilidade nas viagens diárias. 
 
Os motoristas que trafegam nos trechos impactados também foram beneficiados com uma significativa melhoria da fluidez viária, já que as liberações das faixas exclusivas para os ônibus do sistema convencional proporcionam a redução de veículos nas vias marginais.
 
Confira a relação completa dos trechos liberados para circulação nos Corredores BRT: 
 
 
 
BRT Campineiro
A região liberada para circulação integra o Trecho 1 do Lote 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que vai ligar a região central até o Terminal Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. A empresa responsável pelas obras é a Compec Galasso. O valor total do lote é de R$ 66,5 milhões. No total, o Corredor BRT Ouro Verde tem 14,6 km de extensão.
 
A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país envolve a construção de três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a entrega total da obra está prevista para meados de 2020 e beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas. 
 
Cerca de 52% das obras do BRT campineiro estão concluídas. Dos 36,6 km de corredores, mais de 20 km já foram executados (77% do total) e outros 7,95 km estão em execução. Das 18 obras de artes, 16 estão em execução. 
 
O BRT campineiro abrange terminais, estações e corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens. Pelas faixas exclusivas, irão circular veículos elétricos articulados com ar-condicionado. O embarque e desembarque será em nível e pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas). O pagamento será desembarcado, feito nas estações de transferência. Será um sistema mais seguro, rápido, eficiente e confiável. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Fevereiro de 2020 às 14:57

Fotos




Veja mais

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 COVID-19: Emdec faz ajustes nas linhas do transporte público para segunda-feira, 6 de abril.

 COVID-19: Confira a programação das linhas do transporte público para o final de semana.

 Abrigos de ônibus recebem informativos para evitar a disseminação do coronavírus

 Queda no número de passageiros chega a quase 80% durante a quarentena

 Hotsite reúne medidas adotadas no trânsito e transporte para combate ao coronavírus

 COVID-19: Confira a programação das linhas para a próxima terça-feira, 31.

 COVID-19: Confira as novas alterações na programação do transporte público

 Emdec disponibiliza atividades pedagógicas sobre segurança no trânsito

 Emdec fecha retorno no Jardim Morumbi para obras do BRT, na próxima segunda-feira, 30.

 Estacionamento rotativo tem cobrança suspensa até o dia 21 de abril

 COVID-19: EMDEC implanta novos ajustes na programação da frota do transporte público.

 COVID-19: EMDEC faz novos ajustes na frota para atender período de quarentena.

 Município suspende cadastro e utilização do Bilhete Único Escolar, Universitário e Idoso

 Covid-19: Contran interrompe prazos relativos às infrações de trânsito.

 COVID-19: EMDEC faz ajustes na frota para atender período de quarentena.

 Avanço das obras do BRT motiva bloqueio em trecho da Avenida Ruy Rodriguez

 COVID-19: PAI-Serviço prioriza atendimento para serviços de saúde

 NOTA DE PESAR

 COVID-19: EMDEC opera com frota mínima durante quarentena.

 Covid-19: Emdec já detecta queda de 40% na circulação de passageiros dentro dos ônibus

 Covid-19: Emdec suspende atendimento presencial a partir de segunda, 23 de março

 Covid-19: Emdec vem adotando medidas operacionais para a circulação dos ônibus

 Vias de Barão Geraldo e do Cambuí interditadas sexta e sábado, dias 20 e 21/03

 Trecho da Avenida Jesuíno Marcondes Machado será bloqueado no fim de semana

 Trecho de duas vias com bloqueio viário no domingo, 22/03, para operação de içamento

 Emdec implanta semáforos na Cel. Alfredo Augusto do Nascimento x Siqueira Campos

 OS autoriza construção de ciclovia entre os corredores Campo Grande e Ouro Verde

 Emdec alerta: risco de contrair o Covid-19 por compartilhar o capacete no mototáxi

 Emdec cancela “Operação Lagoa” e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul por tempo indeterminado

 Trechos das vias Cônego Cipião e Regente Feijó serão interditados nesta quarta, 18/3

 Emdec realiza operação especial de trânsito para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta

 Transposição da Av. JBD pela Império do Sol Nascente será bloqueada nesta 2ª feira, 16/3

 Emdec facilita confirmação das viagens do PAI-Serviço

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Emdec consegue liminar na Justiça impedindo serviço de mototáxi em Campinas

 Trecho da Rua Barreto Leme com bloqueio viário no sábado, 14 de março

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de diversão saudável no domingo, 15 de março

 Trecho da Rua Regina Nogueira com bloqueio viário no fim de semana

 Trecho da Avenida Irmã Serafina com bloqueio viário nesta sexta, 13 de março

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a 24ª Corrida da Lua

 Trecho da Av. Jesuíno Marcondes Machado bloqueado no fim de semana, dias 14 e 15/3

 Trecho da Avenida Irmã Serafina com bloqueio viário terça-feira, 10 de março

 Trecho da Rua Agenor Topinel com bloqueio viário na terça-feira, 10 de março

 Trecho da Rua Dr. José Teodoro de Lima com bloqueio viário na segunda-feira, 9 de março

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de diversão saudável no domingo, 8 de março

 Transposição da Avenida Ruy Rodriguez será interditada nesta sexta-feira, 6 de março

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de lazer saudável no domingo, 1º de março

 Bloqueios viários no entorno do Galleria para corrida de rua neste domingo, 1º de março

 Emdec promove ações educativas sobre segurança no trânsito durante o Carnaval 2020



Página 1 de 161

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia