Página Principal  / Notícias  / Emdec implanta faixa exclusiva para circulação de ônibus na Avenida Andrade Neves

Notícias

ver todas
Emdec implanta faixa exclusiva para circulação de ônibus na Avenida Andrade Neves

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) finalizou o processo de implantação de faixa exclusiva para a circulação de ônibus do sistema de transporte público coletivo na Avenida Andrade Neves. O trecho, do lado direito da avenida, possui 650 metros, entre as avenidas Benjamin Constant e Barão de Itapura. Com essa medida, o município já conta com quase 46 km de faixas exclusivas e preferenciais ao transporte público. Ainda estão em fase de construção 36,6 km de corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido), no município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.

“Nossa diretriz será sempre o privilegio ao transporte público coletivo e à mobilidade ativa, feita pelos pedestres e ciclistas, nos deslocamentos pela cidade. Diretriz totalmente alinhada ao Plano Diretor do município, que incorpora o conceito de DOTS (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável); ao nosso Plano de Mobilidade Urbana; e, também, ao Plano Viário, em fase final de construção. A implantação de mais essa faixa exclusiva no município segue, perfeitamente, essa diretriz”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A nova faixa exclusiva beneficia 23 linhas do transporte coletivo do município. São elas: 118; 132; 193; 213; 241; 241.1; 242; 331; 332; 349; 354; 357; 362; 366; 367; 381; 385; 386; 396; 403; 408; 408.1; e 502. São 92 ônibus circulando por hora, pela Avenida Andrade Neves. O volume total médio de circulação diária, em toda a avenida, é de 41,4 mil veículos.

Implantação
Os trabalhos de implantação da faixa exclusiva começaram em meados de novembro; e foram concluídos nesta semana. A expectativa é de melhorar o desempenho do transporte coletivo; e aumentar a segurança viária, com a segregação dos ônibus dos demais veículos.

No trecho da faixa exclusiva, a Avenida Andrade Neves recebeu nova sinalização viária, como placas de regulamentação e educativas, pintura de faixas de pedestres, retenções, balizamentos e legendas. A faixa da direita da via, destinada aos ônibus, foi alargada, para proporcionar maior segurança e conforto aos operadores. A velocidade no trecho foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.

O custo de implantação foi da ordem de R$ 71,5 mil. A região possui vários atrativos, como serviços hospitalares e clínicas médicas, segurança pública, empreendimentos comerciais e instituições financeiras. A avenida atende bairros populosos, como Centro, Botafogo, Guanabara e Chapadão; além de estar localizada próxima aos terminais Rodoviário e Metropolitano.

Fiscalização
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito. A Lei Federal nº 13.154 tipifica como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Resoluções municipais permitem que os ônibus fretados e os táxis circulem pelas faixas exclusivas de ônibus. Mas não podem embarcar ou desembarcar passageiros.

Neste primeiro momento, a ação dos agentes da Mobilidade Urbana da Emdec será de forma educativa, orientado os motoristas sobre a correta circulação. “Nós vamos promover um período de acomodação, de cerca de 90 dias, para que todos possam se acostumar com a nova dinâmica de circulação. Após esse período, o desrespeito ao espaço destinado aos ônibus será punido. Assim como os casos claros de cometimento intencional da infração”, afirma o secretário Barreiro.

Nas avenidas e ruas com faixas exclusivas, à direita ou à esquerda, não é proibido atravessar a mesma para acessar as vias que as cruzam. Placas de sinalização indicam o ponto de entrada na faixa exclusiva para a conversão segura, sem a imputação de multa de trânsito.

Faixas exclusivas
Em 2016, a Emdec implantou 7,5 km de faixas exclusivas no município, em trechos da Avenida Benjamin Constant, Avenida Dr. Campos Sales, no Eixo Barão Geraldo (ruas Carolina Florence e Buarque de Macedo) e no Eixo Sudeste (Avenida da Saudade e Rua da Abolição).

A faixa para ônibus na Avenida Benjamin Constant é permanentemente exclusiva. Ela fica do lado direito da via, em trecho de 1,2 km entre as avenidas Anchieta e Andrade Neves.

A Avenida Dr. Campos Sales recebeu faixa exclusiva, também permanente, no lado esquerdo, com 560 metros, entre as ruas Onze de Agosto e José Paulino. A avenida já possuía faixa exclusiva permanente do lado direito, com 660 metros, entre a Rua Onze de Agosto e Avenida Francisco Glicério.

Os eixos Barão Geraldo e Sudeste têm as faixas da direita exclusivas para ônibus somente nos dias úteis, das 6h às 8h e das 16h às 19h.  No eixo Barão Geraldo, a faixa exclusiva da Carolina Florence tem 1,9 km, desde a Avenida Barão de Itapura até a Avenida Theodureto de Almeida Camargo. A da Buarque de Macedo tem 1,5 km, entre a Theodureto de Almeida Camargo e a Barão de Itapura.

No eixo Sudeste, a faixa exclusiva da Avenida da Saudade tem 1,2 km, desde a Álvaro Ribeiro até a Luiz Cappa. A da Abolição tem 1,1 km, entre a Luiz Cappa e a Álvaro Ribeiro.

Antes de 2016, o município contava com pouco mais de 37 km de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte público. São elas:

- Faixas exclusivas: Pista interna da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista interna da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista interna da Avenida Anchieta (960 metros); pista interna da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista interna da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Francisco Glicério (1,4 mil metros); faixa direita da Campos Sales (660 metros); faixa esquerda da Avenida Lix da Cunha (2,4 mil metros); Corredor Ouro Verde (5 mil metros).

- Faixas preferenciais: Pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista externa da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista externa da Avenida Anchieta (960 metros); pista externa da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista externa da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Prestes Maia (1,9 mil metros); faixa direita do Corredor Sousas (8 mil metros); Corredor da Avenida Brasil (11,1 mil metros).
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 13 de Dezembro de 2019 às 17:56



Veja mais

 Emdec inicia a Operação Volta às Aulas 2020 na segunda-feira, 20 de janeiro

 Venda de créditos para Bilhete Único Escolar e Universitário volta na segunda, 20 de janeiro

 Trecho da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira será interditado no domingo, 19/01

 Trecho da Av. João Jorge será parcialmente bloqueado nos dias 18 e 19 de janeiro

 Campinas acumula 11 meses seguidos sem assaltos nos ônibus do transporte público

 Programação do Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana

 Transposição da Av. João Jorge pela Salles Oliveira será interditada a partir de 16/01

 Mudança de acesso à Rod. D. Pedro I provoca alterações na circulação na região dos Amarais

 Emdec facilita confirmação das viagens do PAI-Serviço

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Programação do Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana

 Transposição da Av. Ruy Rodriguez será bloqueada na quinta-feira, dia 9 de janeiro

 Trecho da Rua Clóvis Bevilácqua será interditado na quinta-feira, dia 9 de janeiro

 Um gesto que salva vidas

 Cruzamento da Rua Mário José de Oliveira com bloqueio viário segunda, 6 de janeiro

 Trecho da Rua Lauro Vannucci com bloqueio viário no domingo, dia 5 de janeiro

 Cadastro para bilhetes Escolar e Universitário voltou na quinta-feira, 2 de janeiro

 Programação do Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana

 Cadastro para bilhetes Escolar e Universitário volta na quinta-feira, 2 de janeiro

 Trecho da Avenida das Amoreiras com bloqueio viário nesta sexta-feira, 27 de dezembro

 Emdec mantém serviços essenciais durante o Ano Novo

 Trecho da Rua Horácio Leonardi com bloqueio viário no domingo, dia 29 de dezembro

 Confira o Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana e Ano Novo

 Transformação urbana: 225 novos abrigos de ônibus são instalados

 Emdec mantém serviços essenciais durante o Natal

 Vila Boa Vista terá bloqueios viários no domingo, 22 de dezembro

 Programação do Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana e Natal

 Trecho da Rua Álvaro Muller será interditado nesta sexta-feira, 20 de dezembro

 Duas vias no município com bloqueio viário para obras nesta quinta-feira, 19 de dezembro

 2ª Audiência Pública detalha principais conceitos da nova concessão do transporte

 Novos recursos tecnológicos são incorporados a terminais de ônibus

 Administração realiza 2ª Audiência Pública para discussão da concessão do transporte público

 Avenida JBD tem nova dinâmica de tráfego na região do Jardim Londres

 Trecho da Rua Vicente de Marchi com bloqueio viário nos dias 14 e 16 de dezembro

 Confira o Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana

 Trecho da Avenida Presidente Juscelino interditado no sábado, 14 de dezembro

 Emdec prepara operação de trânsito para corrida de rua no Bairro Chácara Gramado

 Emdec ativa cadastro on-line para transporte executivo de passageiros

 Viaduto construído na Avenida JBD será parcialmente liberado ao tráfego de veículos

 VIII CMTT discute mobilidade urbana inclusiva e desenvolvimento da cidade

 Emdec libera estacionamento em vias do Centro para facilitar compras natalinas

 Emdec lança hotsite sobre licitação para a concessão do sistema de transporte público

 Trecho da Avenida Francisco Perotti terá bloqueio viário nos dias 7 e 8 de dezembro

 VIII Conferência de Trânsito e Transporte será neste sábado, dia 7 de dezembro

 Programação do Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no fim de semana

 Lançamento de hotsite sobre a licitação do Transporte Público

 Trecho da Rua José Marchetti será interditado nesta sexta-feira, 6 de dezembro

 Cadastro e venda de créditos de BU Escolar e Universitário suspensos durante as férias

 Emdec premia vencedores de concurso sobre segurança de pedestres

 Trecho da Rua Bernardo José Sampaio com bloqueio viário nesta quinta, 5 de dezembro



Página 1 de 160

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia