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Emdec lança hotsite sobre licitação para a concessão do sistema de transporte público

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, um hotsite com todas as informações sobre a licitação para a concessão do novo sistema de transporte público coletivo do município. Ele está disponível no endereço eletrônico www.emdec.com.br/novotransporte.

O espaço traz todas as informações sobre a licitação. E pode receber dúvidas e sugestões para a operação dos ônibus municipais pelos próximos 15 anos. O enfoque principal é: “Como é o transporte coletivo que você quer?”.

“Essa é mais uma ação para darmos total transparência ao processo licitatório para a concessão do transporte público. Vamos promover uma grande transformação no sistema, com muitas melhorias. Mas mantendo o valor atual da tarifa, que é de R$ 4,55 para o pagamento com o cartão Bilhete Único Comum e ainda proporciona uma integração, sem custo adicional”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O hotsite tem fácil navegação, com muitos dados e imagens. Ele se divide em explicações e histórico da licitação e concessão; características e números do futuro sistema; passo a passo para participar com sugestões, dúvidas ou reclamações; links relacionados; e legislação correspondente.

Além do hotsite, a Emdec irá realizar mais duas audiências públicas sobre o processo licitatório para a concessão do transporte. A primeira será no próximo dia 18 de dezembro, às 9h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. E a segunda ocorrerá em 6 de fevereiro de 2020, às 19h, em espaço da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Novo sistema
A licitação para a concessão do transporte tem três objetivos básicos principais: criar uma nova rede de transporte; atualizar a rede, com o atendimento de novas demandas; e requalificar a operação e os veículos. O sistema será tronco-alimentado. Os ônibus que ligam determinada região ao Centro irão transitar pelos corredores, na chamada “ligação troncal”. Os diversos bairros serão ligados aos corredores por linhas chamadas de “alimentadoras”.

O município será dividido em seis áreas operacionais, proporcionando mais equilíbrio e distribuindo melhor as linhas do transporte público. Também será criada uma sétima área na região central, chamada de “Área Branca”, que terá somente a circulação de veículos do transporte coletivo movidos por energia limpa (ônibus elétricos). A “Área Branca” terá, aproximadamente, 3 km² e perímetro de 7 km.

Além do sistema convencional de transporte, a nova licitação também abrange a operação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido), que somam 36,6 km de extensão. Os ônibus do BRT também serão movidos por energia limpa. Os veículos do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) também estão previstos na nova licitação.

A frota terá 100% de acessibilidade, conexão Wi-Fi e novos recursos de comunicação. Os veículos terão maior porte, piso baixo, câmbio automático e motorização silenciosa. Linhas troncais terão veículos com ar-condicionado. A rede 24h terá mais linhas, passando das atuais 8 para 14. Os motoristas serão treinados constantemente.

“Todas essas inovações darão uma nova dinâmica ao sistema de transporte público coletivo de Campinas. Ele será mais atrativo para a população e, também, para as empresas”, afirma o secretário de Transportes.

Números
- 135 linhas;
- 785 veículos (386 básicos, 121 padrons; e 278 articulados);
- 399 veículos com ar-condicionado (do total de 785);
- 339 veículos elétricos (do total de 785);
- 100% da frota acessível;
- 70,8 mil lugares ofertados;
- 450 mil passageiros diários;
- 13,4 mil viagens por dia;
- 194,4 mil km rodados diariamente (4,85 voltas na Terra);
- R$ 7,40 bilhões de contrato (15 anos);
- R$ 870 milhões de investimento em frota e infraestrutura;
- R$ 60 milhões de subsídio estimado (anual).

Confira AQUI o hotsite.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 06 de Dezembro de 2019 às 17:05

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