A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), juntamente com as concessionárias do transporte urbano de Campinas apoiam o Outubro Rosa, mês escolhido mundialmente para marcar a luta contra o câncer de mama.
Para divulgar a campanha, as concessionárias Expresso Campibus, Itajaí, Onicamp, VB1 e VB3 adesivaram cinco ônibus do transporte urbano com a cor rosa, os quais irão operar durante todo o mês de outubro pelas ruas da cidade.
As ações reforçam a campanha mundial de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas, acima dessa idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente no Brasil surgem em média 57 mil novos casos de câncer de mama.
Não há uma causa única, mas diversos fatores estão relacionados à doença. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Além desses, há fatores importantes, como obesidade, principalmente após a menopausa, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes (raios X).
Entre os fatores hormonais, são situações importantes a primeira menstruação antes de 12 anos, o fato de não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Mulheres com histórico familiar da doença também devem ficar atentas.
Texto e fotos: Comunicação e Marketing Transurc
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|