Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Em 2018, Campinas registra menor número de vítimas fatais desde 2003

Notícias

ver todas
Em 2018, Campinas registra menor número de vítimas fatais desde 2003

No mês em que são realizadas diversas ações de educação para a mobilidade alusivas ao Maio Amarelo Campinas 2019, o município alcança mais um bom resultado relacionado à redução de mortes no trânsito. De acordo com levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o município registrou, em 2018, 65 vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana, número 24,4% menor que em 2017, quando foram 86 óbitos. Trata-se do menor número de vítimas fatais na malha urbana já registrado, desde o início da medição realizada pela Emdec, em 2003.

O balanço de acidentalidade em 2018 foi anunciado nesta terça-feira, dia 7 de maio, durante o lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo 2019 – Desacelere! Viva Mais, na Sala Azul do Paço Municipal. O evento contou com a presença do prefeito Jonas Donizette; do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; secretários municipais; vereadores; diversos parceiros do Movimento Maio Amarelo; e técnicos da Emdec. A apresentação foi conduzida pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O prefeito Jonas Donizette destacou o número de vidas preservadas no último ano. “A mobilidade urbana está entre as quatro principais preocupações das cidades do País. Nossos dados de acidentalidade de 2018 mostram que tivemos 21 mortes no trânsito a menos do que tivemos em 2017. Quanto vale isto?!”, afirmou. “Campinas está no caminho certo. Estamos fazendo um trabalho bem feito, proporcionando mobilidade para a população, ao mesmo tempo em que preservamos vidas", completou o prefeito.  

O secretário de Transportes enfatizou o papel estratégico do trabalho da Emdec para o resultado alcançado. “Para reduzir o número de acidentes fatais em Campinas, a Emdec trabalha firmemente no tripé Educação, Engenharia de Trânsito e Fiscalização, tendo como norte a Prevenção. Nosso índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes é muito pequeno; comparável ao de cidades do mesmo porte de Campinas, em países do primeiro mundo”, destacou Barreiro. 

Com a compilação dos dados de 2018, o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes de Campinas foi atualizado para 5,44. A média mundial é de 17,4. Quando considerado o período de 2003 a 2018, a redução no número total de vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana foi de 27%. No período de 2010 a 2018, o número de mortes no trânsito foi reduzido em 38% (39 vítimas). 

Do total de 65 vítimas fatais registradas em 2018, 29 (44,6%) eram ocupantes de motocicletas; 21 (32,3%) eram ocupantes dos demais veículos (16 condutores, três passageiros e dois ciclistas); e 15 (23,1%) eram pedestres vítimas de atropelamentos. Comparados ao mesmo período de 2017, os dados apontam redução de 51,6% no total de vítimas pedestres e de 29,3% no total de vítimas ocupantes de motocicletas. 

Durante o evento, também foram apresentadas algumas conclusões alarmantes obtidas pelo levantamento.  “Nós temos duas grandes preocupações relacionadas aos acidentes de trânsito: a velocidade e o álcool. São os grandes vilões da questão da segurança no trânsito”, destacou o prefeito Jonas Donizette. 

Das 65 vítimas fatais, 37 condutores e pedestres passaram por dosagem alcoólica, revelando que 51,4% dessa amostra apresentou dosagem alcoólica proibitiva. A velocidade excessiva praticada no momento dos acidentes também chamou a atenção. Juntos, os dois fatores contribuíram para aumentar em 50% o número de vítimas fatais na categoria “ocupantes dos demais veículos”. Esse grupo saltou de 14 vítimas, em 2017, para 21 mortes no trânsito, em 2018. 

Outro dado preocupante segue uma tendência verificada desde 2005 – a alta participação dos motociclistas no total de mortes no trânsito. “Nossa maior preocupação está relacionada aos motociclistas, é um problema muito sério. Em 2018, este foi o segmento com maior participação no total das vítimas fatais, com 44,6%”, enfatizou Barreiro. Cem por cento das 29 vítimas fatais desse grupo eram homens, a maioria jovens, 35% com idade entre 18 e 23 anos.

Confira outros dados de vítimas fatais no trânsito em 2018:

Das 65 vítimas fatais, 91% eram homens e 9% eram mulheres.
22 vítimas tinham entre 18 e 29 anos (45,3%).
Em 52% dos atropelamentos, as vítimas tinham idade maior que 65 anos.
47% dos acidentes com vítimas fatais ocorreram aos domingos e segundas-feiras.
86% (56) das vítimas registradas em 2018 entraram em óbito no local do acidente e até sete dias após o acidente. 

Maio Amarelo – Desacelere!
Entre as ações realizadas pela Emdec para reduzir o número de mortes no trânsito, nas esferas Educação e Prevenção, está o Movimento Maio Amarelo, lançado oficialmente nesta terça-feira. A campanha tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
 
“O mote da campanha em 2019 é o ‘Desacelere, Viva mais’. O tema está alinhado à principal missão da Emdec, que é a preservação da vida”, anunciou o secretário de Transportes. Inspirada pelo movimento slow, que combate as rotinas frenéticas, a “Desacelere!” incentiva a coexistência harmoniosa no trânsito e fomenta o senso coletivo. A ideia é reforçar que todos são responsáveis pela segurança no trânsito, que é feito por pessoas, não veículos. 
 
Desacelerar é a palavra-chave da campanha, que irá reforçar que a pressa do dia a dia e o individualismo no trânsito são fatores determinantes para os índices de acidentes. Além da distribuição de materiais e divulgação em eventos estratégicos, a “Desacelere!” está sendo veiculada em diversas mídias, incluindo vídeos, rádio, outdoors e busdoors.
 
Já são mais de 80 eventos confirmados na edição 2019 do Maio Amarelo, envolvendo três pilares: parcerias com escolas, empresas e instituições; incremento das atividades educativas já existentes; e divulgação em diferentes mídias. Entre as ações programadas estão orientações aos pedestres em cruzamentos com alto índice de atropelamentos; instalação de carros e motos batidos em pontos estratégicos; mobilização de atletas e torcedores em partidas esportivas; blitzes educativas em bares sobre os perigos de dirigir após beber; e simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas no Viaduto “Laurão”.
 
No hotsite criado pela Emdec, a população pode conferir a programação de eventos e baixar materiais gráficos alusivos à campanha. Está disponível ainda um Guia de Atividades, com sugestões para que empresas, escolas e outras instituições participem do movimento. 
 
Em 2018, a campanha promoveu cerca de 100 ações de conscientização, mobilizando aproximadamente 100 parceiros. A meta de 1 milhão de pessoas impactadas foi atingida, considerando as campanhas de mídia e comunicação.
 
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, coordenado entre o poder público e a sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em apoio à “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020”, que busca poupar cinco milhões de vidas até 2020. O símbolo do movimento é um laço, na cor amarela, que simboliza a atenção, a sinalização e a advertência no trânsito.
 
Confira AQUI a apresentação completa com os dados de acidentalidade no município, em 2018, e as ações do Maio Amarelo 2019 – Desacelere! Viva Mais. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 07 de Maio de 2019 às 17:43

Fotos




Veja mais

 Trajeto da linha 192 muda na região do Campo Belo

 Obras da José Paulino: instalação de novo calçamento avança

 Agenda para atendimento presencial da Emdec já está aberta

 Operação Emdec / GM resulta em 102 autuações na Ludgero Maselli e no Parque Oziel

 Operação conjunta DPBEA e Emdec resulta na captura e retenção de dois cavalos

 Procissões terão apoio operacional da Emdec

 Emdec mantém serviços essenciais e de emergência no final da Semana Santa

 Terminal Central: ação contra assédio tem último dia nesta quarta (27)

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Ademar Manarini, no Jardim Santa Rosa

 Trecho da av. Nossa Senhora de Fátima terá bloqueio para reparo em vazamento de água

 Trecho da rua Hermano Penteado com bloqueio viário na terça-feira (26/03)

 Linhas na Estação Expedicionários terão alteração no trajeto e parada

 JBD, Norte-Sul e Parque Dom Pedro Shopping terão ação educativa da Emdec

 Academia da Guarda Municipal recebe técnicos da Emdec em curso de formação de alunos

 Emdec promove ajustes no tempo de ciclo da linha BRT25

 Trecho da avenida Nossa Senhora de Fátima com bloqueio viário no domingo (24/03)

 Emdec presta apoio operacional à Corrida Divas

 Avenida Cid Guimarães Leme recebe Feira Comunitária nesta sexta (22/3) das 16h às 22h

 2º ponto mais perigoso do trânsito tem ação educativa na sexta (22)

 Emdec promove ajustes na tabela horária da linha 239 – Terminal Ouro Verde

 Moto com duas mil multas é pega em ação conjunta; valor supera R$ 640 mil

 Arte contra o vandalismo: Estações BRS ganham grafitagem

 Linha 118 retoma itinerário pelo Corredor Amoreiras e BRT11 tem aumento na frota

 Emdec leva ação contra assédio ao Terminal Central

 Emdec promove mais uma ampliação de frota na linha BRT11

 Viva Campos Sales: fim das obras de requalificação dão cara nova à avenida

 BRT campineiro: da operação piloto às sete novas linhas do sistema

 Linha 118 – Terminal Ouro Verde volta a circular pelo Corredor Amoreiras

 Radar na Ruy Rodriguez entra em operação na segunda-feira (18 de março)

 Emdec faz operação de trânsito para corrida Panobianco em prol da Apae no domingo (17/3)

 Av. Ruy Rodriguez tem bloqueio total neste fim de semana

 Vila Costa e Silva e Taquaral terão bloqueio de segunda a quarta (18 a 20/03)

 Emdec retoma operação da linha 113 aos sábados, domingos e feriados

 Emdec e GM realizam ações integradas e somam 94 autuações nos dias 13 e 14 de março

 Avenida Cid Guimarães Leme recebe Feira Comunitária nesta sexta (15/3) das 16h às 22h

 Vítimas e ambulância: Terminal Barão Geraldo tem simulado de sinistro

 Emdec inicia operação da linha 401 – Chácaras São Martinho nesta quinta (14/03)

 Terminal Barão Geraldo recebe simulado de acidente de ônibus com múltiplas vítimas

 Emdec amplia oferta de ônibus em três linhas BRT

 Comitiva de Vinhedo conhece a Minicidade da Emdec

 Semana terá distribuição de antenas corta-pipa e abordagem no Centro

 Emdec bloqueia rua Conceição entre Gal Osório e Maria Monteiro por nove dias entre 8h30 e 16h

 Nova linha 401 atenderá Chácaras São Martinho, a partir de quinta (14/03)

 BRT campineiro: avanços na mobilidade e desenvolvimento econômico

 Avenida Cid Guimarães recebe Feira Comunitária em quatro sextas de março, das 16h às 22h

 Óbitos em vias urbanas caem 43% em janeiro, na comparação com o ano passado

 Trecho da Anchieta volta a ser bloqueado neste domingo, 10 de março

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Red Bull Bragantino

 Operações integradas no Aeroporto e na avenida Camucim resultam em 102 autuações

 Ação contra assédio no transporte integra Mês das Mulheres na Emdec



Página 1 de 205

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia