Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Maio Amarelo incentiva redução da velocidade e atitudes seguras no trânsito

Notícias

ver todas
Maio Amarelo incentiva redução da velocidade e atitudes seguras no trânsito

Reduzir a velocidade, se atentar às regras de circulação e dar a preferência no trânsito. Essas são as boas práticas incentivadas pelo movimento Maio Amarelo Campinas 2019. Desacelerar é a palavra-chave da campanha promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), entre os dias 1º e 31 de maio.  

O Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Neste ano, o movimento irá reforçar que a pressa do dia a dia e o individualismo no trânsito são fatores determinantes para os índices de acidentes. Com o mote “Desacelere! Viva mais”, as ações da campanha deixarão claro que todos são responsáveis pela segurança no trânsito. A ideia é destacar que o trânsito é feito por pessoas, não veículos. 

“Desacelerar e viver mais são preceitos com amplo significado quando aplicados ao trânsito. Não se trata apenas de diminuir a velocidade ao dirigir e respeitar as regras de circulação. Desacelerar envolve também equilíbrio, percepção do outro, ter serenidade ao tomar decisões no trânsito. Viver mais pressupõe preservar a sua vida e a de outras pessoas, por meio de atitudes seguras no trânsito e, também, aproveitar melhor a vida”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Inspirada pelo movimento slow, que combate as rotinas frenéticas, a “Desacelere! Viva mais” incentiva a coexistência harmoniosa no trânsito e fomenta o senso coletivo. As ações da campanha serão pautadas nas estatísticas, que indicam redução nos óbitos de pedestres, mas também um número ainda alto de vítimas motociclistas e idosos. O Maio Amarelo Campinas 2019 também terá como pano de fundo a Campanha VIVA, lançada em junho de 2018. A VIVA dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, focando especialmente nos pedestres; e busca reduzir em, no mínimo, 15% as mortes por acidentes nas vias municipais.

Em Campinas, o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes, que é um dado comparativo utilizado no mundo todo, é de 4,86. Esse índice é comparável ao de cidades do mesmo porte de Campinas, em países do primeiro mundo. A média mundial é de 17,4. 

Para tornar esse cenário possível, a Emdec atua firmemente em três frentes: Educação, Engenharia de Trânsito e Fiscalização; tendo como norte a Prevenção. “As ações de educação no trânsito, como as que integram o Maio Amarelo, contribuem para que o município esteja reduzindo, ano a ano, os índices de mortes no trânsito”, completa o secretário de Transportes. 

No ano passado, sob o tema “Nós Somos o Trânsito”, o Maio Amarelo promoveu cerca de 100 ações de conscientização para o alto índice de acidentes no trânsito, sendo 32 eventos em instituições de ensino. Cerca de 100 parceiros foram mobilizados e a meta de 1 milhão de pessoas impactadas foi atingida, considerando as campanhas de mídia e comunicação. 

PROGRAMAÇÃO
Já são mais de 80 eventos confirmados na edição 2019 do Maio Amarelo, envolvendo três pilares: parcerias com escolas, empresas e instituições; incremento das atividades educativas já existentes; e divulgação em diferentes mídias.
 
O pontapé do Maio Amarelo Campinas 2019 foi dado na quarta-feira, 1º de maio, durante o 2º Fórum Campinas pela Paz, que ocorreu na Praça Arautos da Paz. Educadores da Emdec realizaram corpo a corpo educativo no evento, focando especialmente nas travessias seguras. 
 
Ao longo do mês de maio, educadores da Emdec levam a palestra “Desacelere! Viva mais” para diferentes públicos. Eles conscientizam sobre segurança no trânsito e promovem a discussão das responsabilidades e comportamentos seguros. Além da distribuição de materiais e divulgação em eventos estratégicos, a campanha “Desacelere!” será veiculada em diversas mídias, incluindo vídeos, rádio, outdoors e busdoors.
 
Nas próximas semanas, ocorrem orientações aos pedestres em sete cruzamentos com alto índice de atropelamentos, ação promovida em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Em parceria com diversos clubes do meio esportivo, a Emdec também promove ações em partidas oficiais. Os atletas entram nos ginásios e estádios levando faixas do movimento Maio Amarelo como forma de conscientizar os torcedores sobre segurança no trânsito. 
 
No dia 10 de maio, o secretário de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, apresentará palestra no 1º Fórum Metropolitano de Segurança no Trânsito da RMC, tendo o Maio Amarelo como pano de fundo. 
 
Para incentivar a participação da comunidade no movimento, a Emdec desenvolveu um Guia de Atividades com sugestões para que empresas, escolas e outras instituições participem da campanha. O objetivo é subsidiar e criar novas parcerias para enfrentar a violência no trânsito. Também estão disponíveis diversos materiais gráficos que poderão ser utilizados pelos parceiros.
 
A programação completa pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite emdec.com.br/maioamarelo. O cronograma é atualizado de forma contínua, conforme novas ações são confirmadas. 
 
maio-amarelo-campinas-desacelere
 
MAIO AMARELO
- O que é? O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil. Em 2019, o mote da campanha em âmbito nacional é “No trânsito, o sentido é a vida”.
 
- Objetivo? Colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
 
- Como surgiu? A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020”, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O período foi definido com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
 
- Por que maio? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
 
- Por que amarelo? O símbolo do movimento é um laço, na cor amarela. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 02 de Maio de 2019 às 12:21



Veja mais

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua João Silveira Bello

 Emdec realiza ação educativa em ponto crítico do trânsito nesta sexta (26)

 Emdec presta apoio operacional à Corrida Girl Power no domingo (28/4)

 Trecho de via do Jardim São Marcos será bloqueado no sábado (27/04)

 Veículos com mais de R$ 41 mil em multas são apreendidos em operações integradas

 Oficina para idosos resgata memórias da mobilidade de Campinas

 Emdec realiza operação especial de trânsito para partida entre Guarani e Chapecoense

 Trajeto da linha 315 será ampliado nos Amarais, a partir de segunda (29/04)

 Emdec e Setransp iniciam trabalho de revisão do Plano de Mobilidade Urbana

 Trecho da rua Santa Maria Rossello passa a ter sentido único

 Agentes e atendentes da Emdec aprenderão vocabulário básico de Libras

 Concurso público Emdec: conheça as atribuições dos cargos disponíveis

 Emdec alerta sobre uso irregular de faixas exclusivas para ônibus

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Coritiba

 Trecho da avenida Jacaúna será interditado para realização da Festa de Santo Expedito

 Parque das Bandeiras recebe inspeção ambiental itinerante, na segunda (22/04)

 Com simulação de resgate, curso para espaços confinados ocorre na Estação BRT Pompeia

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Prova Tiradentes de Ciclismo

 Trecho de avenida na região da PUC ficará bloqueado entre os dias 22/04 e 06/05

 Linhas 210 e 211 têm novos horários; frota da 226 será reforçada

 ‘Balão do Londres’ recebe orientações sobre segurança viária nesta sexta (19/04)

 Agentes da Emdec monitoram Caminhada Saudável no Distrito de Barão Geraldo

 Blitze na Aladino Selmi e em Sousas somam 73 autuações e 17 veículos removidos ao Pátio

 Para melhor atendimento, Emdec capacita sobre comunicação interpessoal

 Trecho da Ruy Rodriguez, em frente ao Terminal Ouro Verde, recebe trabalhos de fresa e recape

 “Motos barulhentas”: mais de cem já foram removidas ao Pátio em 2024

 Setransp altera circulação em vias no Jardim Aparecida e Loteamento Dom Pedro

 Emdec adia alteração no trajeto da linha 237, no Satélite Íris

 Aumenta a busca por serviços em canais digitais da Emdec

 Linha 131 – Terminal Vida Nova terá ajustes na tabela horária a partir de quarta-feira (17 de abril)

 Linha 237 terá novo trajeto na região do Satélite Íris

 Jardim Nova Europa recebe inspeção veicular ambiental nesta terça e quarta (16 e 17/04)

 ‘Revivacidade’ na Delphino Cintra finaliza implantação de jardim

 Emdec recupera 285 placas e 150 cavaletes no 1º trimestre deste ano

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Almirante Richard Byrd, no Alto da Barra

 Trecho da avenida Jacaúna será interditado para realização da Festa de Santo Expedito

 Emdec abre concurso público com vagas em 10 áreas de atuação

 Linha 341 – Jardim São Gabriel tem nova tabela horária a partir de segunda (15 de abril)

 Trecho da Ruy Rodriguez terá bloqueio total no sábado e domingo (13 e 14/04)

 Campos Sales mantém bloqueio em duas faixas com a Onze de agosto nesta sexta (12/4)

 Campos Sales tem bloqueio na faixa central, nesta quinta (11/4), com a 11 de agosto

 Linhas 237 e 361 circulam com novos trajetos na próxima semana

 Emdec presta apoio operacional para “Corrida Bem-Estar” e “Cãominhada” no Taquaral

 Mais de 30 veículos passam por inspeção ambiental na Baden Powell

 Trajeto da linha 339 (Corujão) muda na Cidade Universitária e Mansões Santo Antônio

 Gratuito: Emdec distribui antena corta-pipa no Galleria Shopping

 Motocicletas com mais de R$ 30 mil em multas são apreendidas em duas blitze

 Trânsito na região do Nova Campinas terá abordagem educativa

 Baden Powell recebe inspeção veicular ambiental nesta terça e quarta (9 e 10/04)

 Linha 271 terá trajeto otimizado, a partir da próxima quinta, 11 de abril



Página 1 de 206

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia