As obras de implantação da Ciclovia Theodureto de Almeida Camargo, que será construída no canteiro central da avenida, com aproximadamente 1,6 km de extensão, começaram nesta semana e deverão ser concluídas em cerca de dois meses, ou seja, até novembro.
A ciclovia percorrerá praticamente toda a Theodureto, localizada entre as praças Octávio da Silva Leme (rotatória da Avenida Almeida Garret, junto ao Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral) e Vinte e Cinco de Abril (ao lado da Avenida Brasil). Terá, portanto, ligação com o trajeto para bicicletas já existente no entorno da Lagoa.
A construção foi viabilizada através de receita obtida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O custo é de R$ 398,9 mil, somando projeto e obra. Há, ainda, fora deste montante, a sinalização de trânsito que será implantada pela Emdec.
É uma das ciclovias do Plano Cicloviário, em andamento, que prevê mais de 180 km de vias para as bicicletas em Campinas – atualmente existem 21 km de ciclovias no município. Até o momento, foram entregues três ciclovias do plano, nas avenidas José de Souza Campos (a Norte-Sul, com 1.330 metros de extensão, entre as ruas Oriente e Gustavo Armbrust), Isaura Roque Quércia (prolongamento da Avenida Mackenzie, 6.700 metros) e Baden Powell (1.610 metros, entre as rotatórias das avenidas Estados Unidos e São José dos Campos).
Além da Theodureto de Almeida Camargo, os próximos trechos previstos serão implantados no Distrito de Nova Aparecida, nos canteiros centrais das avenidas Cardeal Dom Agnelo Rossi e Papa João Paulo II. Eles terão, somados, cerca de 2 km, ao custo de R$ 535,4 mil, somando projetos e obras.
A Emdec está desenvolvendo um sistema cicloviário articulado com os principais eixos de transporte, permitindo integrar diferentes formas de deslocamento (bicicleta e ônibus, por exemplo).
São diretrizes da Administração Municipal priorizar os modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e o transporte coletivo sobre o transporte individual.
Ciclovias são, na definição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “pistas próprias destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum”. É fundamental utilizar os itens de segurança ao pedalar.
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