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Campinas recebe autorização da União para execução do BRT

Os ministros Bruno Araújo, das Cidades, e Antônio Imbassahy, Secretaria de Governo da Presidência da República, assinaram na tarde desta sexta-feira, dia 31 de março, a Autorização para Início de Objeto (AIO) do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) de Campinas. A AIO é o documento que permite a elaboração dos projetos executivos e execução das obras dos três corredores BRT no município: Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Com o documento, o prefeito Jonas Donizette pode emitir a Ordem de Serviço (OS) paras que as empresas vencedoras do processo licitatório do BRT iniciem os trabalhos. A liberação de verbas do Governo Federal é da ordem de R$ 100 milhões.

“Este é o maior projeto de mobilidade urbana autorizado pelo presidente Michel Temer até aqui. Algo fundamental para o incremento dos empreendimentos de um setor que carece de uma maior otimização. Quem ganha é o cidadão que, diariamente, enfrenta um trânsito caótico nas metrópoles”, ressaltou o ministro Bruno Araújo.

Os futuros corredores irão atender cerca de 450 mil pessoas que residem nas duas regiões. O custo do empreendimento é de R$ 451,5 milhões e tempo total estimado de obras de 36 meses. A média de ganho de tempo de deslocamento com os corredores BRT é da ordem de 20%. Ou seja, uma viagem que hoje é feita em 60 minutos, futuramente levará 48 minutos.

“Na nossa licitação do BRT, nós conseguimos economizar R$ 100 milhões de reais dos cofres públicos, dinheiro que será investido em obras na Saúde, para a nossa população. Campinas está inovando e inovar não é somente a parte tecnológica, inovar é fazer diferente para trazer resultados melhores para a cidade”, destacou o prefeito Jonas.

O evento, na Sala Azul do Paço Municipal, também contou com a presença do vice-governador Márcio França, representado o governador Geraldo Alckmin; dos deputados federais Carlos Sampaio e Luiz Lauro Filho; do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; do presidente da Câmara, Rafael Zimbaldi; do prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti; da diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana; secretários municipais; vereadores; representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, empresas vencedoras da licitação e da BYD; além da imprensa.
 
“São Paulo fica contente quando o recurso chega ao estado. Vamos saudar o início do fim da crise, com o repasse de recursos espontâneos”, destacou o vice-governador Márcio França. Já o deputado Carlos Sampaio, aniversariante do dia, afirmou que este “é um dos momentos mais importantes da vida política como parlamentar por Campinas. Essa é uma obra que irá mexer com a história da cidade”.

O ministro das Cidades também liberou para o município recurso de R$ 1,2 milhão, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), que serão utilizados para a elaboração de estudo de modais de transporte público que possibilitem a ligação do Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos. O estudo irá identificar a possibilidade da implantação de um transporte ferroviário, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Monotrilho, na região.

Dados gerais
A elaboração dos projetos executivos e realização das obras dos três corredores BRT foram divididas em quatro lotes. A execução dos projetos executivos deve determinar como será o início das obras. “Nossa intenção é realizar, em paralelo, a elaboração dos projetos e execução das obras. Após cerca de três meses de projeto começam as obras. Uma ação bastante trabalhosa, ousada e inovadora, que estamos nos preparando para colocar em prática”, revela o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

A Emdec também prepara ações operacionais de trânsito e transporte, que serão realizadas no decorrer das obras, para minimizar os impactos viários. As ações serão devidamente informadas a toda população, antes do início das intervenções.

Confira os lotes
- Lote 1: trecho 1 do Corredor Campo Grande, que compreende a ligação da região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km. Mais o corredor perimetral, com 4,1 km. Responsável: Consórcio Corredor BRT Campinas (Arvek; D. P. Barros; Trail; Enpavi; Pentágono). Valor total do lote: R$ 88,9 milhões.

- Lote 2: trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Esses trechos contemplam a ligação da Vila Aurocan até o Terminal Itajaí, totalizando 13,6 km. O trecho 2 é da Vila Aurocan até a ponte sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km. O trecho 3 compreende a ponte da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. E o trecho 4, do Terminal Campo Grande até o Terminal Itajaí, totalizando 2,2 km. Responsável: Empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. Valor total do lote: R$ 191,1 milhões.

- Lote 3: trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. Responsável: Empresa Compec Galasso. Valor total do lote: R$ 66,5 milhões.

- Lote 4: trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova, totalizando 9,8 km de extensão. O trecho 2 vai da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km. E o trecho 3 liga o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km. Responsável: Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana). Valor total do lote: R$ 104,9 milhões.

Cotas
A execução dos projetos executivos e obras do BRT campineiro envolvem as seguintes cotas.

- Orçamento Geral da União (OGU): R$ 92 milhões. Outros R$ 7 milhões já foram usados na elaboração dos projetos básicos do BRT.

- Financiamento Caixa Econômica Federal (CEF): R$ 197 milhões.

- Contrapartida: R$ 45 milhões.

- Restante que será providenciado pelo município: em torno de R$ 117,5 milhões.

Dados BRT
O Rapidão, BRT campineiro, irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. O sistema contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

No Ouro Verde serão 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

No Campo Grande serão 17,9 km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Para a construção dos corredores será suprimidas 2,2 mil árvores, todas com autorização dos orgãos ambientais. Como forma de compensação ambiental serão plantadas 45,5 mil árvores. Outras 64 serão transplantadas (mudadas de um lugar para o outro). As definições de locais estão a cargo da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 31 de Março de 2017 às 18:47



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