A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) finaliza o processo de implantação de 7,5 km de faixas exclusivas destinadas à circulação de ônibus, no município. Na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, entra em operação o Eixo Campos Sales. A avenida terá faixa exclusiva à esquerda, em trecho de 560 metros, da Rua 11 de Agosto até a Rua José Paulino. A faixa da direita da Campos Sales já é exclusiva para ônibus, da 11 de Agosto até a Avenida Francisco Glicério. Nos dois lados, a proibição para a circulação de outros veículos será constante.
Por fim, em 8 de agosto entra em operação o Eixo Barão Geraldo. O Corredor é composto pelas ruas Carolina Florence e Buarque de Macedo. A faixa da direita das duas vias será exclusiva para a circulação de ônibus, no período das 6h até as 8h; e das 16h até as 19h. Na Carolina Florence, em trecho de 1,9 mil metros desde a Avenida Barão de Itapura até a Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo. Na Buarque de Macedo, em trecho de 1,5 mil metros entre a Theodureto de Almeida Camargo até a Barão de Itapura.
A implantação do Corredor Barão Geraldo encerra o processo que começou em 30 de junho, com a implantação do Eixo Benjamin Constant. Nesta via, a faixa da direita é exclusiva para os ônibus, em trecho de 1,2 mil metros, desde a Avenida Anchieta até a Avenida Andrade Neves. A proibição para a circulação de outros veículos na faixa da direita é permanente.
Em julho ocorreu a implantação do Eixo Sudeste, composto pela Avenida da Saudade e Rua da Abolição. A faixa direita dessas duas vias é exclusiva para a circulação dos ônibus no período das 6h até as 8h; e das 16h até as 19h. Na Avenida da Saudade, o trecho tem 1,2 mil metros, entre as vias Álvaro Ribeiro até a Luiz Cappa. Na Abolição, o trecho exclusivo tem 1,1 mil metros, a partir do cruzamento da Luiz Cappa até a Álvaro Ribeiro.
“Por um período de 180 dias, nós faremos um acompanhamento na operação das novas faixas exclusivas. Vamos realizar uma avaliação dos ganhos. Havendo necessidade, ajustes serão feitos. Também neste primeiro momento, agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec farão trabalho de orientação para motoristas e usuários do transporte”, revela o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Ganhos
A implantação de novas faixas exclusivas para o deslocamento de ônibus atende objetivo da Administração de tornar mais eficiente e melhorar a qualidade do transporte público coletivo municipal. A intenção é priorizar os deslocamentos sustentáveis, com o uso do transporte público.
As faixas exclusivas foram planejadas pela Emdec e atendem quatro eixos importantes do transporte, perfazendo seis faixas de rolamento, ou à direita, ou à esquerda da via. Nas vias com faixas exclusivas, a velocidade máxima permitida para todos os veículos é de 50 km/h.
São quatro eixos de deslocamento: Sudeste, Benjamin Constant, Campos Sales e Barão Geraldo. Eles compõem o sistema estrutural da área central e permitem melhor escoamento da demanda nos sentidos bairro – Centro e Centro – bairro.
As faixas exclusivas formam um binário: uma vai, outra volta. A Emdec estima que a velocidade média de circulação dos ônibus, nas faixas exclusivas, passará para 22 km/h. Hoje, em determinadas vias, a velocidade média, no pico da manhã e da tarde / noite, é de 11 km/h.
Sinalização
Os quatro eixos com faixas exclusivas receberam revitalização e implantação de nova sinalização viária. Foram implantadas 530 placas de sinalização de trânsito, constando a indicação do espaço exclusivo para o tráfego de “Ônibus” e o horário de operação.
Também foram utilizados 4.314 m² de tinta para a sinalização de solo. A Avenida Dr. Campos Sales recebe três novos conjuntos de abrigos de ônibus.
Fiscalização
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito. A Lei Federal nº 13.154 tipifica como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.
Resoluções municipais permitem que os ônibus fretados e os táxis circulem pelas faixas e corredores exclusivos de ônibus. Mas não podem embarcar ou desembarcar passageiros.
Dados gerais
Confira os dados gerais de cada via que compõe os novos quatro eixos de faixas exclusivas.
- Eixo Sudeste
Avenida da Saudade: duas faixas de rolamento; 19 linhas; 103 veículos na frota; circulação média de 61 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 290 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 16 km/h.
Rua da Abolição: duas faixas de rolamento; 20 linhas; 111 veículos na frota; circulação média de 59 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 375 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 19 km/h.
- Eixo Benjamin Constant: três faixas de rolamento; 52 linhas; 331 veículos na frota; circulação média de 100 ônibus por hora; cinco pontos de parada; média de 263 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 11 km/h.
- Eixo Campos Sales: quatro faixas de rolamento; 100 linhas; 477 veículos na frota; circulação média 227 ônibus por hora; nove pontos de parada; média de 94 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 19 km/h.
- Eixo Barão Geraldo:
Rua Carolina Florence: três faixas de rolamento; 18 linhas; 109 veículos na frota; circulação média de 49 ônibus por hora; seis pontos de parada; média de 283 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 21 km/h.
Rua Buarque de Macedo: três faixas de rolamento; 10 linhas; 85 veículos na frota; circulação média de 47 ônibus por hora; sete pontos de parada; média de 304 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 23 km/h.
Faixas existentes
Campinas já possui pouco mais de 37 km de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte público.
- Faixas exclusivas: Pista interna da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista interna da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista interna da Avenida Anchieta (960 metros); pista interna da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista interna da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Francisco Glicério (1,4 mil metros); faixa direita da Campos Sales (660 metros); faixa esquerda da Avenida Lix da Cunha (2,4 mil metros); Corredor Ouro Verde (5 mil metros).
- Faixas preferenciais: Pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista externa da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista externa da Avenida Anchieta (960 metros); pista externa da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista externa da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Prestes Maia (1,9 mil metros); faixa direita do Corredor Sousas (8 mil metros); Corredor da Avenida Brasil (11,1 mil metros).