Perseguindo os objetivos de tornar mais eficiente e melhorar a qualidade do transporte público coletivo municipal, Campinas recebe mais 7,5 km de faixas exclusivas destinadas à circulação de ônibus. A intenção da Administração municipal com a ação é priorizar os deslocamentos sustentáveis, com o uso do transporte público.
As faixas exclusivas foram planejadas e implantadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Elas atendem quatro eixos importantes do transporte, perfazendo seis faixas de rolamento, ou à direita, ou à esquerda da via. Nas vias com faixas exclusivas, a velocidade máxima permitida para todos os veículos é de 50 km/h. Também haverá horários de circulação.
“Foram tomadas todas as medidas técnicas necessárias para que as mudanças causem o mínimo impacto para todos. Nós sabemos que situações novas demandam certo tempo de adaptação”, afirmou o prefeito Jonas Donizette durante o anúncio dos novos trechos, que foi realizado na tarde desta quarta-feira, dia 29 de junho, em frente ao Mercado Municipal. Além do prefeito, também participaram do evento secretários municipais, vereadores, técnicos da Emdec e usuários do transporte público.
São quatro eixos de deslocamento: Sudeste, Benjamin Constant, Campos Sales e Barão Geraldo. Eles compõem o sistema estrutural da área central e permitirão melhor escoamento da demanda nos sentidos bairro – Centro e Centro – bairro. Os quatro eixos totalizam seis faixas exclusivas.
As faixas exclusivas formam um binário: uma vai, outra volta. A Emdec estima que a velocidade média de circulação dos ônibus, nas faixas exclusivas, passará para 22 km/h. Hoje, em determinadas vias, a velocidade média, no pico da manhã e da tarde / noite, é de 11 km/h.
A operação das faixas exclusivas será realizada de maneira gradual, começando pelo trecho na Avenida Benjamin Constant, a partir desta quinta-feira, dia 30 de junho. Em até 20 dias, todos os demais trechos entram em operação.
“Nós vamos acompanhar a operação nas novas faixas exclusivas por um período de 180 dias e realizar uma avaliação dos ganhos. Havendo necessidade, ajustes serão feitos. Todas as informações necessárias serão continuamente transmitidas para a população; e, por isso, contamos com a divulgação dos orgãos de imprensa”, disse o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Eixos exclusivos
São quatro eixos exclusivos.
O
Eixo Sudeste é composto pela Avenida da Saudade e Rua da Abolição. A faixa direita dessas duas vias será exclusiva para a circulação dos ônibus no período das 6h até as 8h e das 16h até as 19h. Na Avenida da Saudade será em trecho de 1,2 mil metros, entre as vias Álvaro Ribeiro até a Luiz Cappa; e na Abolição, em trecho de 1,1 mil metros, a partir do cruzamento da Luiz Cappa até a Álvaro Ribeiro.
Na Avenida
Benjamin Constant, a faixa da direita em trecho de 1,2 mil metros, desde a Avenida Anchieta até a Avenida Andrade Neves, será exclusiva. No local, a proibição para a circulação de outros veículos na faixa da direita será permanente.
O
Eixo Campos Sales terá faixa exclusiva à esquerda, em trecho de 560 metros, da Rua 11 de Agosto até a Rua José Paulino. A faixa da direita da Campos Sales já é exclusiva para ônibus, da 11 de Agosto até a Avenida Francisco Glicério. Nos dois lados, a proibição para a circulação de outros veículos será constante.
Por fim, o
Eixo Barão Geraldo é composto pelas ruas Carolina Florence e Buarque de Macedo. A faixa da direita das duas vias será exclusiva para a circulação de ônibus, no período das 6h até as 8h; e das 16h até as 19h. Na Carolina Florence, em trecho de 1,9 mil metros desde a Avenida Barão de Itapura até a Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo. Na Buarque de Macedo, em trecho de 1,5 mil metros entre a Theodureto de Almeida Camargo até a Barão de Itapura.
Sinalização
Os quatro eixos com faixas exclusivas receberam revitalização e implantação de nova sinalização viária. Foram implantadas 530 placas de sinalização de trânsito, constando a indicação do espaço exclusivo para o tráfego de “Ônibus” e o horário de operação.
Também foram utilizados 4.314 m² de tinta para a sinalização de solo. A Avenida Dr. Campos Sales recebeu três novos conjuntos de abrigos de ônibus.
Fiscalização
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito. A Lei Federal nº 13.154 tipifica como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.
Resoluções municipais permitem que os ônibus fretados e os táxis circulem pelas faixas e corredores exclusivos de ônibus. Mas não podem embarcar ou desembarcar passageiros.
Faixas existentes
Campinas já possui pouco mais de 37 km de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte público.
- Faixas exclusivas: Pista interna da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista interna da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista interna da Avenida Anchieta (960 metros); pista interna da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista interna da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Francisco Glicério (1,4 mil metros); faixa direita da Campos Sales (660 metros); faixa esquerda da Avenida Lix da Cunha (2,4 mil metros); Corredor Ouro Verde (5 mil metros).
- Faixas preferenciais: Pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista externa da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista externa da Avenida Anchieta (960 metros); pista externa da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista externa da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Prestes Maia (1,9 mil metros); faixa direita do Corredor Sousas (8 mil metros); Corredor da Avenida Brasil (11,1 mil metros).
Dados gerais
Confira os dados gerais de cada via que compõe os novos quatro eixos de faixas exclusivas.
- Eixo Sudeste
Avenida da Saudade: duas faixas de rolamento; 19 linhas; 103 veículos na frota; circulação média de 61 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 290 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 16 km/h.
Rua da Abolição: duas faixas de rolamento; 20 linhas; 111 veículos na frota; circulação média de 59 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 375 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 19 km/h.
- Eixo Benjamin Constant: três faixas de rolamento; 52 linhas; 331 veículos na frota; circulação média de 100 ônibus por hora; cinco pontos de parada; média de 263 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 11 km/h.
- Eixo Campos Sales: quatro faixas de rolamento; 100 linhas; 477 veículos na frota; circulação média 227 ônibus por hora; nove pontos de parada; média de 94 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 19 km/h.
- Eixo Barão Geraldo:
Rua Carolina Florence: três faixas de rolamento; 18 linhas; 109 veículos na frota; circulação média de 49 ônibus por hora; seis pontos de parada; média de 283 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 21 km/h.
Rua Buarque de Macedo: três faixas de rolamento; 10 linhas; 85 veículos na frota; circulação média de 47 ônibus por hora; sete pontos de parada; média de 304 metros entre os pontos; velocidade média atual de operação de 23 km/h.